Artigo

Como fazer para NÃO DORMIR durante os estudos para concursos

Como fazer para não dormir: confira essas 7 dicas infalíveis que poderão fazer toda a diferença para o concurseiro!

como não dormir
Se for estudar, não durma!

Imagine esta situação: segunda feira, mesa arrumada, material separado, aluno senta-se na cadeira para iniciar os estudos. Lê o primeiro parágrafo, na ânsia de finalizar o conteúdo o mais breve possível. De repente, antes mesmo de terminar a primeira página, percebe que se perdeu. Retorna, tenta mais uma vez, mas os olhos começam a pesar. O cansaço vai consumindo-o aos poucos e ele se pergunta o porquê, afinal, havia programado tudo corretamente. Enquanto divagava quanto aos motivos que o levaram a ter tanto sono, já perdera o fio da meada, fechou os livros e voltou para cama. Mais um dia de estudos frustrado.

Muitos podem ter se sentido familiarizados com essa narrativa, que é muito corriqueira na vida dos concurseiros.

Dormir é fundamental para ter um bom metabolismo, pois é durante o sono que nosso organismo desenvolve as principais funções restauradoras do corpo, o que contribui para o raciocínio rápido e para a memorização.

Contudo, deve acontecer na hora e no tempo adequados. Por isso, ter sono durante os estudos não é recomendável para o estudante.

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas de como fazer para não dormir durante os estudos para concursos públicos.

Como fazer para não dormir:

Noites de Sono

Noites bem dormidas são essenciais para que se tenha um dia produtivo. O sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Diferentemente do que alguns podem vir a pensar, dormir com qualidade auxilia na concentração e não é perda de tempo. Tal fato influencia diretamente no rendimento durante o dia.

Recentemente, a Revista Forbes publicou um artigo sobre como melhorar a qualidade do sono pode ajudar a se livrar da exaustão. Nele, menciona-se que uma noite mal dormida constitui um ciclo vicioso: dormir mal leva a um dia ruim e, consequentemente, prejudica a próxima noite de sono.

Como solução, sugere-se a habitualidade, ou seja, dormir e levantar sempre nos mesmos horários e evitar compensações. Por exemplo, não durma até tarde porque acabou se atrasando na hora de se deitar.

Para se dormir bem, programe seu dia para que as atividades que levam à agitação fiquem distantes do horário de ir para cama e abra espaço para atividades mais tranquilas conforme a noite for chegando.

Dentre as atividades de baixo estímulo a serem praticadas antes de dormir, podemos citar:

  • Ioga e meditação
  • Leitura
  • Músicas relaxantes

Outrossim, evite celular, computador e tablet antes de dormir.

Com relação às horas diárias ideais de sono, artigo da Revista Abrale destacou uma pesquisa da National Sleep Foundation, na qual constatou-se que:

  • Adultos jovens (18-64 anos): 7 a 9 horas por dia e não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
  • Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir de 7 a 8 horas por dia.
Se você possui dificuldade para dormir o tempo indicado acima, mudar a rotina é o primeiro passo para corrigir os problemas com noites mal dormidas e, consequentemente, ter um dia produtivo de estudos.

Como fazer para não dormir:

Atividades Físicas

Atividades físicas aceleram a circulação sanguínea e ativam o sistema nervoso, o que ajuda a manter a mente alerta. Isto porque os exercícios acabam por estimular a capacidade do corpo de adaptação (sair da inércia), ao passo que um esforço do corpo é exigido.  

Além do mais, uma vez que o corpo fica mais cansado, o sono virá naturalmente na parte da noite. Além disso, a atividade física diminui o estresse e a ansiedade, grandes inimigas de quem precisa estudar.

Como fazer para não dormir:

Alimentação

O aumento da ingestão de água e de alimentos ricos em nutrientes, principalmente proteínas, contribuem para a melhor qualidade do sono durante a noite. Por sua vez, seu dia de estudos poderá passar ileso daquela preguiça e da vontade de dormir no meio da programação.

Também, deve-se ficar atento à ingestão excessiva de bebidas/alimentos energéticos, como a cafeína ou remédios para se manter acordado. De imediato, poderá até funcionar, mas, a longo prazo, será prejudicial à sua saúde.

Cochilo

O cochilo por alguns minutos (no máximo 20) também é uma técnica usada por alguns certos alunos antes de iniciar os estudos, como após o almoço, por exemplo.

Contudo, deve-se tomar cuidado para que esse cochilo não se transforme em um sono de horas (ligue o despertador!).

Como fazer para não dormir:

Ambiente de estudo

O local escolhido para estudar influencia diretamente em sua disposição. O ambiente deve ser bem iluminado, por dois motivos.

O primeiro deles é o fato de que o aconchego de uma meia luz pode estimular o sono. O segundo motivo é que o ambiente escuro, aliado a uma luz forte oriunda da tela do computador ou de uma luminária, por exemplo, a longo prazo, pode forçar a visão e levar ao cansaço mais rapidamente.

Estudar na cama, sofá ou rede também são locais extremamente nocivos quando o assunto é como não dormir! Busque o tradicional: mesa e cadeira confortáveis e que te deixem com boa postura para que se evitem dores musculares.

Além disso, procure manter seu local de estudos organizado para que não gere distrações desnecessárias.

Como fazer para não dormir:

Divisão das Disciplinas

A rotina de estudos do concurseiro exige que ele possua um cronograma com a divisão diária das disciplinas a serem estudadas. Matérias desinteressantes ou muito difíceis para o aluno tendem a desestimulá-lo e, consequentemente, levam à vontade de dormir.

Por isso, procure mesclar, no ciclo diário de estudos, matérias que possua mais facilidade com aquelas mais difíceis, para que, assim, a rotina se torne mais interessante e produtiva.

Pausas

Estudar de modo ininterrupto diminui o rendimento, pois leva à perda de concentração e aumento do cansaço, gerando sono. Portanto, depois de um determinado período, é essencial fazer pequenas pausas.

Sugere-se que, a cada 50 minutos de estudos, seja realizada uma pausa de 10 a 20 minutos, para que a produtividade não comece a cair.

O que fazer durante esta pausa é fundamental para que o descanso seja efetivo, então, tente evitar o uso de aparelho celular e busque fazer um alongamento ou meditação.

As pausas são muito importantes para recarregar as energias desde que bem aproveitadas.

Agora, se mesmo assim, a vontade de dormir não quiser ir embora, um método infalível, mas não muito agradável, seria tomar um banho bem gelado!

Como fazer para não dormir:

Conclusão

Como mencionado, o sono é essencial para a saúde do corpo. Sendo assim, não deixe de dormir, apenas organize seus horários para que haja tempo suficiente para uma boa noite de sono e também para a rotina de estudos.

Resumindo, para evitar o sono durantes os estudos, siga essas 7 dicas infalíveis:

  1. Procure dormir com qualidade durante a noite.
  2. Pratique atividades físicas
  3. Alimente-se bem e tome muita água durante todo o dia.
  4. Tirar um cochilo rápido no meio dia.
  5. Frequente um ambiente de estudos iluminado e funcional.
  6. Faça a divisão das disciplinas diárias a estudar de modo a alternar as matérias complexas das que possua mais facilidade.
  7. Realize pausas durante o estudo: a cada 50 minutos, descanse 10, por exemplo.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.