Artigo

COMO ESTUDAR COM BARULHO: o que pode ajudar na concentração

COMO ESTUDAR COM BARULHO

como estudar com barulho: técnicas que podem ajudar na concentração

Estudar para concursos públicos não é tarefa fácil. O conteúdo a ser absorvido é muito extenso e o aluno precisa de concentração para concluir as suas metas com eficiência.

Um local tranquilo e silencioso seria o ambiente ideal para o estudante organizar suas ideias e memorizar a matéria. Contudo, a realidade de muitos é completamente diferente, ainda mais em tempos de pandemia e de isolamento social, em que as pessoas precisam ficar em suas casas a maior parte do tempo.

Assim, a rotina de estudos de muitos é desenvolvida em meio ao barulho: filhos, cônjuges, irmãos, pais, televisão, trânsito, alto-falantes e obras são alguns exemplos de interferências sonoras que levam à desconcentração na hora de estudar.

O tempo despendido tentando cessar o barulho pode não valer a pena e também gera ansiedade ao estudante que pode ser interrompido a qualquer momento e perder o fio da meada.

Então, como estudar com barulho?

Neste artigo, seguirão algumas dicas que podem contribuir para que o aluno consiga se concentrar mesmo em lugares barulhentos.

Como estudar com barulho:

Entenda seu ambiente de estudo

Em primeiro lugar, analise o local que você escolheu para estudar. Um quarto compartilhado, por exemplo, pode não ser o melhor local, uma vez que a outra pessoa que lá frequenta pode entrar e sair constantemente. Do mesmo modo, evite as demais áreas compartilhadas, como sala e cozinha.

O ideal é selecionar o ambiente menos frequentado pelos demais moradores e o que menos recebe sons externos. Um cômodo com uma janela em frente de uma rua movimentada, por exemplo, pode não ser a melhor opção.

Como estudar com barulho:

Adaptação

Caso não seja possível escolher ou não possuir um ambiente de estudos isolado, a melhor opção é conversar com os demais envolvidos. Neste momento, tente negociar determinados horários para que evitem entrar e sair, falar alto ou ligar televisão/rádio.

Lembre-se de ter paciência, pois quem não estuda para concursos não faz a menor ideia da dificuldade que existe para focar e desenvolver o raciocínio.  Ademais, no caso de vizinhos barulhentos, o cuidado na abordagem é em dobro para evitar conflitos mais sérios.

Como estudar com barulho:

Organização de estudo

Uma boa ideia é organizar seus estudos conforme o fluxo de som no ambiente. Utilize os períodos mais barulhentos para fazer revisões ou repetição de exercícios, bem como outras tarefas que exijam menos concentração.

Desta forma, o barulho não incomodará tanto, já que o material trabalhado naquele período já será familiar e não se exigirá tanta concentração quanto para iniciar uma matéria nova.

Também, para os alunos que fazem uso de vídeo aulas ou áudio books, como o Estratégia Cast, aproveitar os horários de pico da barulheira para fazer isso, com fones de ouvido, vai eliminar o som externo ao redor.

aluna com fones de ouvido como estudar com barulho
Se os ruídos ao seu redor estiverem te atrapalhando, coloque os fones e veja uma vídeo aula ou acesse o Estratégia Cast!

Bloqueadores de ruído

Existem muitas opções viáveis para impedir que o barulho externo penetre em seu ambiente de estudos. Fechar portas e janelas ajuda a abafar o som, porém, não totalmente.

Assim, algumas barreiras podem ser inseridas para reduzir o nível de barulho. Dentre elas, podemos citar: almofadas contra a parede, cortinas térmicas e tapetes (no caso de quem mora em apartamento e o barulho provém do andar inferior).

Se, mesmo assim, o barulho continuar a atrapalhar, cogite a contratação de um profissional que transforme o cômodo à prova de som.

Todavia, tenha em mente que se trata de uma opção de alto custo e deve ser utilizada apenas se possuir condições financeiras para tanto e se for a longo prazo. Por exemplo, se você morar em um apartamento alugado, podendo se mudar em breve, não será uma opção exequível.

Ainda, nesta mesma linha, cogitar se mudar também é uma alternativa, mas é importante ter em mente o custo benefício da medida.

Abafadores: tampões e protetores de ouvido.

Opções rápidas e mais em conta, tampões e abafadores podem ser muito úteis na hora de reduzir o som ao redor a fim de conseguir estudar mesmo com barulho.

Existem diversos tipos de tampões de ouvido no mercado, dos mais variados valores. Há os protetores auriculares de silicone moldável, que também são utilizados para natação, os de espuma, usados em obras ou para atirar e, até mesmo, os feitos sob medida.

Em regra, são muito seguros. A longo prazo, contudo, podem levar a um acúmulo de cera nos ouvidos, por isso, é importante a constante higienização e demais cuidados recomendados na embalagem do produto.

Por outro lado, os abafadores de ruído tipo concha ficam ao redor das orelhas, assim, não são inseridos no ouvido como os outros. Em regra, são mais eficientes para abafar o som, porém, podem incomodar devido à pressão na cabeça.

tipos de abafadores
1) Abafador tipo concha. 2 e 3) Tampões auriculares de silicone 4. Tampão auricular de silicone moldável 5. Tampão auricular de espuma.

Tudo é questão de adaptação, com prós e contras, e cabe ao estudante fazer alguns testes para descobrir qual o abafador será ideal.

Como estudar com barulho:

Fones de ouvido

Uma opção muito controversa quanto à efetividade é estudar ouvindo músicas com fones de ouvido. Por óbvio, a música vai eliminar o barulho externo, mas, também, poderá levar à desconcentração.

Por isso, o volume e o tipo da música devem ser testados pelo aluno para definir qual opção agregará no seu rendimento. Se conseguir se concentrar ao som de música, a técnica será excelente para cancelar o barulho ao redor.

Geralmente, músicas com letra podem aumentar a distração, por isso, as mais recomendadas são as músicas instrumentais, como as clássicas.

Outrossim, alguns sons específicos, facilmente encontrados na internet e em aplicativos, também podem auxiliar na hora de estudar, como som de chuva, pássaros, ondas do mar, dentre outros.

Existem, também, áudios específicos para estudar, em que há combinações de sons específicos para ativar a concentração.

Outra opção são os chamados ruídos. Os áudios de ruídos classificam-se por cores. O mais comum é o ruído branco, em que há uma combinação de todas as frequências sonoras audíveis, parecido com um o som das letras “sh”. Ele tem a função de mascarar os demais ruídos externos, o que, teoricamente, levaria ao aumento da concentração.

Além do ruído branco, podem ser utilizados para estudar os ruídos marrom (parecido com ondas do mar), rosa (parecido com um jato de água) ou cinza (mais suave do que o rosa).

Por fim, muitas pessoas gostam de apenas colocar o fone de ouvido, sem, de fato, escutar alguma coisa por meio deles, como se fosse um gatilho para ativar a concentração.

Aumento da concentração

Importante questão para reflexão é: será que o que te atrapalha para estudar é, de fato, o barulho?

Pode acontecer de o aluno ficar tão obcecado na questão do barulho que não perceba que outros fatores são os reais causadores da falta de atenção, conforme demonstraremos seguir.

Hábitos saudáveis

Dormir bem, alimentar-se corretamente, ingerir bastante água e praticar exercícios físicos são rotinas necessárias no dia-a-dia de qualquer pessoa, mas, em especial, para quem estuda para concursos públicos.

Nosso corpo é uma máquina e, se um órgão não estiver funcionando corretamente, todos os demais serão afetados, pois está tudo interligado.

Por exemplo, a ingestão excessiva de açúcar e de cafeína podem reduzir a concentração a longo prazo, embora, em um primeiro momento, pareçam causar o oposto. Assim, com o passar do tempo, as dores de cabeça e dificuldade em se concentrar começarão a aparecer.

Importante lembrar que, dependendo do nível de irritabilidade, o problema com o barulho pode ser sintoma de algum transtorno, como o de déficit de atenção (TDAH), sendo, no caso, necessária a busca de um profissional para tratamento.

Leitura dinâmica

Treinar a leitura dinâmica diariamente auxilia na memorização e no rendimento nos estudos. Consiste em ler de modo rápido, mas sem deixar de absorver o conteúdo e se adquire com muito treino. Consequentemente, o aluno ficará mais concentrado e menos suscetível a interferências externas.

Postura

A boa postura é fundamental para manter um bom nível de oxigenação no cérebro e evitar dores musculares. Assim, o estudante terá maior disposição e foco.

Pausas

Faça pausas constantes durante seu período de estudo. Uma dica é fazer a divisão do tempo utilizando-se do aplicativo Pomodoro. Ele funciona como um cronômetro que avisa com um sinal sonoro a hora de parar e a de retomar. 

As pausas são fundamentais para descansar a mente. Nessa hora, procure fazer um alongamento ou técnica de relaxamento. Fará toda a diferença!

Conclusão: é possível estudar com barulho?

Após se distrair, voltar à concentração é muito complicado, por isso é essencial solucionar o problema do barulho na hora de estudar.

Neste artigo, apresentamos alguns métodos que podem ajudar a evitar esse problema ou, ao menos, minimizá-lo. Dentre eles:

  • Conhecer e adaptar o ambiente de estudo.
  • Organizar o cronograma de estudos.
  • Bloqueadores de ruído.
  • Abafadores.
  • Fones de ouvido.
  • Técnicas para aumentar a concentração.

A questão é que cada um precisa entender o que funciona para si. Não existe uma regra geral para seguir e apenas por meio de testes e de autoconhecimento é que será possível traçar a melhor estratégia para driblar o problema com barulho.

Assim, espero tê-lo ajudado.

Um abraço.

Heloísa Tondinelli

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.