Artigo

Aulão de Português TJ-PE

Aulão de Português TJ-PE

Olá, caros alunos, sou a professora Rafaela Freitas e gostaria de fazer um convite!

Finalizando a SEMANA TJ-PE, eu estarei com vocês detonando a IBFC com questões anteriores da banca! Selecionei questões de português recentes e de grande relevância para quem está se preparando para o TJ-PE.

Nosso encontro será amanhã, dia 29/04/2017, às 8h30, pelo canal do Estratégia Concursos, no YouTube!

Inscreva-se:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/gratis/semana-tj-pe/

Querem uma prévia de questões? É para já!

Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. […] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. […]

Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. […] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.

Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo…

– Você é um largado. Onde se viu essa, agora! […]

Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.

– Bom rapaz. Bom rapaz.

Como se isso estivesse me interessando…

Faço serão, fco até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). […]

 

Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. […] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? […] Quase respondi…

– Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fno.

(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996)

 

Vocabulário:

Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.

 Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução.

 

01. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) Ao longo do texto a visão que o narrador tem de si é alternada com o modo pelo qual os outros o veem. Assim, percebe-se que o rótulo de “Bom rapaz. Bom rapaz.” (6º§) deve-se ao fato de o narrador:

a) dedicar-se ao chute de tampinhas.

b) ler o livro de um autor famoso.

c) ter uma péssima fama no bairro.

d) passar a cumprimentar as senhoras.

e) conseguir um emprego noturno.

 

Comentário: segundo o texto, a boa fama do rapaz foi dada pelas sonhoras do bairro após ele ter conseguido uma ocupação à noite, um emprego.

GABARITO: E

 

 

02. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) Em “Há algum tempo venho afinando certa mania.” (1º§), nota-se que o termo destacado pertence à seguinte classe gramatical:

 a) substantivo.

 b) adjetivo.

 c) pronome.

 d) advérbio.

 e) interjeição.

 

Comentário: algumas palavras mudam de classe gramatical dependendo do uso delas em determinado contexto. O vocábulo “certo” (e flexões – “certa mania”) é um adjetivo que está sendo usado como pronome indefinido, ligado ao substantivo “mania”.

GABARITO: C

 

03. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) No terceiro parágrafo, no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.”, foi empregado um recurso coesivo que confere expressividade ao texto. Trata-se da:

 a) elipse.

 b) anáfora.

 c) catáfora.

 d) repetição.

 e) sinonímia.

 

Comentário: no trecho “Ele, a camisa; eu, o avesso.” Ocorreu a elipse do verbo “ser”, assim: “Ele é a camisa; eu sou o avesso.”. Os verbos foram substituídos pelo uso da vírgula.

GABARITO: A

 

 

04. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) A oração “Depois que arrumei ocupação à noite,”(5º§) é introduzida por uma locução conjuntiva que apresenta o mesmo valor semântico da seguinte conjunção

 a) porquanto.

 b) conforme.

 c) embora.

 d) quando.

 e) pois.

 

Comentário: a locução conjuntiva “depois que” denota ideia de tempo, o que ocorre com a conjunção “quando” da alternativa D.

GABARITO: D

 

 

05. (EBSERH – 2017 – Advogado – IBFC) O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se pela mesma razão do que ocorre no seguinte exemplo

 a) Entregou o documento às meninas.

 b) Manteve-se sempre fiel às suas convicções.

 c) Saiu, às pressas, mas não reclamou.

 d) Às experiências, dedicou sua vida.

 e) Deu um retorno às fãs.

 

Comentário: a crase em “às vezes” é justificada por ser uma expressão adverbial feminina, o que também ocorreu em “às pressas”.

A crase na alternativa A ocorreu por exigência de preposição pela regência do verbo “entregar” e pelo uso do artigo feminino antes de “meninas”. É a regra geral do uso da crase. O mesmo aconteceu nas demais alternativas.

B: manter-se fiel A alguma coisa ou A alguém.

D: dedicou alguma coisa A outra coisa ou A alguém.

E: dar retorno A alguém ou A alguma coisa.

GABARITO: C

 

Estou bem animada para amanhã! Até lá!

 

Rafaela Freitas.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.