Artigo

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER? Encontre sua Trilha ideal!

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER
Trilha Estratégica Ideal

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER?

A Trilha Estratégica é um dos métodos de estudo que o Estratégia disponibiliza ao aluno para facilitar a organização do tempo por meio de um roteiro a ser seguido diariamente.

Existem diversos tipos de Trilha disponíveis ao aluno, a depender do concurso, nível e objetivo. Se, alguns anos atrás, preparar-se para concursos era complexo devido à escassez de material, hoje, a questão é o contrário: há tantos métodos que o aluno precisa ponderação na hora de escolher seus materiais.

Tipos de Trilhas Estratégicas

Observe as diferentes Trilhas Estratégicas e suas principais características:

Trilhas Regulares: para concursos sem edital publicado. Público alvo é o aluno iniciante, pois tem como objetivo vencer 100% do conteúdo programático, com revisões completas e exercícios. Sua duração costuma ser maior.

Trilhas Avançadas: para concursos com edital iminente. Público alvo é o aluno mais avançado, que já possui certa base. Seu foco maior são questões e revisão.

Trilhas Pós-Edital: para concursos com edital publicado, então o ritmo é mais intenso. O foco principal é o aluno mais intermediário/avançado que for revisar ou para quem precisa esgotar o conteúdo principal em pouco tempo.

Trilhas Reta Final: para concursos com data da prova muito próxima ao edital ou retomado após suspensão. Focada em questões revisão, por isso o público alvo são os alunos que estudaram o conteúdo anteriormente.

Trilhas Sprint/A a Z: para concursos sem edital publicado. Funcionam de acordo com o nível de conhecimento/ desempenho do estudante. No nível básico/ intermediário, temos a Trilha 0-70. No nível avançado, temos a Trilha 70-90.

Em suma, as Trilhas Estratégicas tem como foco os diversos perfis de alunos.

Todo cuidado é pouco, afinal, o que não se pode perder, de jeito algum, é o tempo. Por isso, a escolha da Trilha certa é fundamental.

Assim, o objetivo deste artigo é passar algumas orientações para auxiliá-lo ao selecionar a Trilha Estratégica ideal para seus estudos.

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER: CONCURSO A PRESTAR

Primeira coisa é: você tem que saber qual seu objetivo para poder fazer uma escolha certeira. Se nem o próprio aluno souber qual concurso irá prestar, ou, ao menos, qual área seguir, por óbvio, que nenhuma Trilha lhe servirá.

Por isso, antes de tudo, tire alguns dias para organizar seus objetivos. Veja quais são suas aptidões, a área que mais lhe interessa e as vantagens em prestar o concurso selecionado: quantidade de vagas, lotação, remuneração, etc.

Feito isso, analise quais concursos dentro da área escolhida estão com edital aberto ou iminente e valem a pena prestar. Caso não haja opções no momento, é mais viável iniciar uma Trilha Genérica dentro da área que escolheu. Por exemplo: Trilha para Tribunais ou Fiscais.

Por outro lado, se o concurso que você almeja está com edital a ponto de acontecer, foque em uma Trilha específica e calcule o tempo que você terá até a prova. Se a previsão, por exemplo, for a abertura do edital em mais de seis meses, faça uma Trilha Regular ou uma Trilha Sprint.

Caso contrário, se os meses forem mais escassos e a Trilha Pós Edital ainda não saiu, mas está para sair, a orientação é: se já havia iniciado alguma Trilha e faltava pouco para finalizar, siga com ela. Otimize seu tempo e termine antes da publicação do edital. Aí, então, migre para a Trilha Pós Edital, que funcionará como uma revisão.

Agora, se você recém iniciou a Trilha ou sequer começou, lembre-se que bagagem de estudo leva tempo. Por isso, caso o edital seja publicado e você estiver nessa situação, o ideal é migrar para Trilha Pós Edital sem finalizar a anterior, pois ela será mais enxuta. Deste modo, haverá maiores chances de estudar o conteúdo essencial dentro do tempo.

NÃO ME ADAPTEI ÀS TRILHAS, e agora?!

É muito comum os alunos queixarem-se que não conseguiram seguir em frente com as Trilhas, pois acabavam se perdendo ou não “tinham paciência” para ler as orientações.

Veja, tudo é uma questão de treino.

À primeira vista, realmente, pode parecer que as Tarefas da Trilha são inatingíveis dentro do tempo previsto. Porém, lembre-se que a programação estipulada é só uma média. Cada um tem seu próprio tempo, ainda mais na inserção de um novo método de estudo.

Pode ter certeza que, no início, você levará o dobro de tempo, mas, após um mês estudando pelas Trilhas, ficará muito mais dinâmico.

No entanto, o que acontece é que o aluno faz o “teste” por um período muito curto. Às vezes, tenta estudar pela Trilha apenas alguns dias, “acha” que não se adaptou e logo desiste.

A Trilha é uma forma de estudo que facilitará a vida do aluno, portanto investir seu tempo nisso é uma ótima ideia, mas, para tanto, precisa-se de constância e de disciplina.

TRILHA + PDF SIMPLIFICADO

O PDF Simplificado foi uma forma que o Estratégia encontrou para o aluno absorver exatamente o mesmo conteúdo do PDF Regular, mas de modo mais objetivo. Para tanto, o material foi reduzido em até 60% do tamanho original, ao se excluir alguns exemplos, questões e repetições.

É um modo mais objetivo e dinâmico de estudar, que pode ser utilizado por alunos de todos os níveis, ou seja, do iniciante ao avançado.

Muitos alunos questionam-se se seria possível conciliar as Trilhas com os PDFs Simplificados, uma vez que, na maioria dos casos, as tarefas previstas apontam os PDFs Regulares.

Sim, é possível!

Tal método é recomendado para o aluno que tem pouco tempo para finalizar o conteúdo e/ou leva mais tempo do que a média para concluir a tarefa. Também é indicado para o aluno que está em fase de revisão.

Para isso, basta ler a orientação da tarefa com relação ao conteúdo a ser estudado, e não ao número de páginas especificamente.

Por exemplo, se a Tarefa tiver a instrução: Princípio do Direito Administrativo. Leia as páginas 25 a 48 e faça as Questões 2 a 20. Neste caso, o aluno abrirá o PDF Simplificado e estudará o conteúdo compatível com o tema proposto, mas resolverá as questões do PDF Regular.

Como as tarefas dividem o estudo por tópicos do PDF, não haverá problema algum na migração, pelo contrário, trará agilidade sem perder a qualidade do material.

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER PARA REVISÕES?

As Trilhas de Manutenção são ideais ao aluno que já esgotou o conteúdo. A sua primeira tarefa consiste em um Simulado de Nivelamento, que servirá para mensurar o nível em que o aluno se encontra.

A partir daí, será possível ao aluno dar preferência, nas tarefas da Trilha de Manutenção, aos assuntos em que teve maior dificuldade com base no Simulado.

Contudo, caso o Concurso almejado não possua Trilhas de Manutenção disponíveis, ainda será possível utilizar-se das Trilhas Regulares para fazer a revisão.

Tarefas de Revisão das Trilhas Regulares

Para fixação do conteúdo é necessária repetição. Embora possa parecer maçante, essa parte é fundamental para que todo conhecimento não se esvaia.  

Dentro das Tarefas das Trilhas, há tarefas específicas de revisão. Ao finalizar uma Trilha, uma boa dica é o aluno separar todas essas tarefas de revisão e montar, assim, sua “Trilha de Revisão”, que consistirá na reunião de todas as tarefas a serem estudadas seguidamente.

As tarefas de revisão consistem em: questões do Sistema de Questões, releitura de tópicos essenciais, Bizu Estratégico, Passo Estratégico, Simulados, dentre outros.

Além disso, junto com as tarefas de revisão, o aluno poderá, ainda, separar uma parte de seu tempo de estudo para reler os grifos feitos no material de PDF durante sua preparação.

QUAL TRILHA ESTRATÉGICA ESCOLHER SE PARTE DA MATÉRIA JÁ FOI ESTUDADA?

Uma dúvida muito frequente é o fato de o aluno já ter iniciado os estudos por meio do PDF regular e desejar dar continuidade com uma Trilha Estratégica.

Sim, é possível e de duas maneiras.

Na primeira, o aluno separa apenas as matérias de revisão dos temas já estudados, mantendo a ordem da Trilha e, ao terminar, segue a Trilha normalmente.

Já a segunda opção, mais objetiva, é iniciar a Trilha desde o início, filtrando o que fazer. As tarefas relativas ao conteúdo já estudado e fixado serão feitas na forma de revisão, sem a necessidade de ler novamente tudo o que foi determinado. Foque apenas nos quadros esquematizados e nos grifos, por exemplo, sempre resolvendo questões.

Deste modo, o aluno terminará mais rapidamente as tarefas, não deixará nenhuma para trás e, ainda, revisará o conteúdo, o que ajudará na fixação.

EVITE MIGRAÇÕES DESNECESSÁRIAS

Um grande erro do aluno é migrar de uma Trilha para outra sem necessidade ou “para experimentar”. Por isso, no início desse artigo, frisou-se a importância de uma preparação prévia, para montagem de um “plano”.

Desta forma, evita-se que se inicie a Trilha e não a termine. Mudar de uma Trilha para outra sem um bom motivo (como o caso da troca de uma trilha recém iniciada para uma trilha pós edital por conta do tempo, por exemplo), é um “tiro no pé”.

Isto porque o aluno não conseguirá se concentrar no material estudado e não se sentirá seguro no que está fazendo, pois, a qualquer momento, poderá reiniciar.

Não se esqueça: todo início exige dedicação e leva tempo, devido à necessidade de estabelecer um novo ritmo e de traçar novas metas.

Então, pense muito bem antes de trocar a Trilha que está seguindo e identifique os prós e os contras. Muitas vezes, o conteúdo alterado será mínimo e não valerá a pena.

CONCLUSÃO

Bom, estas foram algumas considerações importantíssimas na hora de escolher a sua Trilha Estratégica. Lembre-se que um bom planejamento é essencial para alcançar seu objetivo.

Ah, e se você for Aluno Platinum, a escolha da Trilha não será um problema, pois seu Coach analisará seu perfil e encaminhará quinzenalmente as tarefas que deverá seguir, montadas com exclusividade.

Espero tê-lo ajudado.

Heloísa Tondinelli

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, principalmente porque há mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Aliás, fique por dentro dos concursos em aberto:

CONCURSOS ABERTOS

Em seguida, veja as oportunidades previstas:

CONCURSOS 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.