Artigo

Trilha Estratégica: Como seguir? Saiba como usá-la para ser aprovado mais rápido

Neste artigo mostraremos como funciona a nossa Trilha Estratégica e daremos orientações de como ela deve ser seguida. Confira!

Olá, pessoal, tudo bem?

Muitos alunos têm trazido vários questionamentos acerca das Trilhas Estratégicas. Pensando nisso resolvemos fazer esse artigo para esclarecer as dúvidas mais frequentes e demonstrar como essa ferramenta pode ser utilizada. Vamos nessa?

O que é uma Trilha Estratégica?

A Trilha Estratégica é basicamente um guia de estudos focado numa área e/ou concurso específico. Ela é elaborada por nossa equipe de coaches, que segue dando suporte aos alunos ao longo de toda Trilha. Para isso, existe um formulário de dúvidas e um canal no Telegram, onde são passadas diversas orientações.

Essa ferramenta é perfeita para quem não sabe por onde começar nos estudos ou não tem tanta disciplina para seguir estudando sem orientações. Ao seguir uma Trilha Estratégica, o aluno terá como meta cumpri-la, o que apesar de não ser uma imposição, ajuda a direcionar os estudos.

organização trilha estratégica
Como funciona a Trilha Estratégica

Alguns entendem, inclusive, que ela funciona como um “coach coletivo” visto que traz orientações práticas de estudo. No entanto, por contemplar muitos alunos, não é possível fazer um atendimento individualizado. Nesse caso, se o estudante sentir que precisa de um apoio maior e de uma atenção mais individual, é recomendado que contrate um coach de modo a atender melhor suas especificidades.

Como funciona?

A Trilha Estratégica foi pensada para ser executada semanalmente, desse modo, a cada semana é liberado um PDF com a Trilha nova. Esse arquivo trará as orientações e as tarefas que o aluno deverá seguir ao longo de toda a semana.

Ao elaborar a Trilha, o coach procura direcionar os estudos da forma mais didática possível, isto é, selecionando as disciplinas que vão compor o ciclo, a ordem em que as aulas devem ser estudadas, quais exercícios precisam ser feitos e quando é necessário fazer revisões.

Ou seja, a Trilha é mais que uma mera lista de tarefas, é um plano de estudos estruturado que considera variáveis que vão além da simples leitura da matéria. São consideradas, por exemplo, a incidência e a importância de determinados assuntos, e nesses casos o coach orienta quais são os pontos em que o aluno precisa ter mais atenção.

Trilhas Regulares

São aquelas voltadas para os concursos que ainda não possuem edital publicado. Nessa Trilha, as tarefas são um pouco mais “leves” e o coach parte do pressuposto que o aluno está iniciando agora os estudos para concursos.

Trilhas Pós-edital

Nesse caso, o edital já foi publicado e o aluno precisa intensificar um pouco mais os estudos, ou seja, a Trilha será um pouco mais “puxada” e partirá do princípio que o aluno já tem uma base de estudos e já vinha se preparando antes de o edital sair.

Trilhas Sprints

As Trilhas Sprints são uma novidade. Elas são direcionadas para aqueles alunos que desejam alcançar uma melhora no seu rendimento, num espaço de tempo menor que o das Trilhas Regulares. Geralmente são Trilhas com duração de 7 (sete) meses e são divididas em duas modalidades, a saber:

0 a 70%

Pensada para os alunos mais iniciantes, mas que almejam atingir um patamar de acertos na casa dos 70%. Nessa modalidade, o aluno mesmo iniciante será desafiado a cumprir todas as tarefas propostas, seguindo as orientações dos coaches com relação aos métodos de estudos indicados e assim conquistar uma melhora significativa em seu desempenho.

70 a 90%

Voltada para aqueles alunos intermediários ou avançados. Muitas vezes acontece do concursando estagnar num percentual de acertos na casa dos 70-80%, é como se formasse um platô do qual o aluno não conseguisse sair. Para isso, foi desenvolvida a Trilha Sprint 70-90%. É uma modalidade mais “pesada” e as tarefas exigirão um pouco mais do aluno, mas o esforço é recompensado com a melhoria no desempenho.

Como seguir uma Trilha Estratégica?

Após identificar em qual perfil o aluno se encaixa, bem como escolher a área e/ou concurso para o qual se dedicar, é hora de seguir a Trilha Estratégica.

Conforme dito anteriormente, o estudo será feito por meio de ciclos e cada Trilha é pensada para ser cumprida, em média, com 25 horas de estudo semanais. Contudo, sabemos que nem todos dispõem dessa carga horária e, por outro lado, outros alunos conseguem estudar até mais que isso. Considerando as dúvidas e os casos mais frequentes que temos recebido, separamos algumas orientações para quem deseja seguir as Trilhas Estratégicas.

Confira abaixo as dúvidas e situações mais frequentes:

“Estou começando agora e não consigo estudar 25h/semanais”

Sabemos que nem todos conseguem inicialmente estabelecer uma rotina de estudos com essa carga horária, quer pela falta de costume, quer pela falta de tempo. Se você se enquadra na primeira situação, saiba que para manter uma rotina de estudos é preciso dedicação e disciplina. Estabeleça pequenas metas de tempo de estudo e vá aumentando gradualmente. Com o tempo verá que as dores na coluna e as distrações tendem a diminuir, e o hábito de estudo vai sendo consolidado.

Para quem se enquadra na segunda opção, falta de tempo, faça um quadro horário com toda a sua rotina, detalhando todas as horas do seu dia do despertar até a hora de dormir. Certamente encontrará pequenos espaços ao longo do dia que podem ser preenchidos pelo estudo, principalmente aos finais de semana.

Lembre-se de que nessa jornada de estudos é preciso abdicar de certas coisas para conquistar o seu objetivo e todo esse esforço será recompensado.

“Não consigo cumprir a Trilha toda em uma semana”

Inicialmente será mais difícil cumprir a Trilha toda em uma semana, mas não desanime e nem tente correr fazendo as tarefas de qualquer jeito. No início é assim mesmo, aos poucos, irá ganhando mais agilidade nos estudos e será capaz de cumprir toda a Trilha dentro do prazo e, o principal, com qualidade de estudo.

“Já estudei algumas matérias e estou mudando de área e/ou concurso. O que devo fazer?”

Muitos alunos já estão em um nível intermediário ou avançado de estudos, nesse caso ao seguir uma Trilha, principalmente se for uma Trilha Regular, ele pode adaptar as tarefas naquelas matérias em que possui uma boa base.

Por exemplo, João é excelente em Português, mas tem dificuldades em alguns tópicos do Direito Constitucional.

Nesse exemplo, João pode pular as tarefas de Português que exigem a leitura da teoria e partir para as questões e revisões, de maneira que mantenha o bom rendimento na disciplina. Dessa forma, sobrará um pouco mais de tempo para ser usado no estudo dos pontos de Direito Constitucional em que ele possui mais dificuldade.

Cabe destacar que as Trilhas são sugestões de estudo e por esse motivo, podem e devem ser adaptadas à realidade de cada aluno.

“Tenho mais de 25h/semanais disponíveis, o que posso estudar a mais?”

Para quem está nessa situação, sinta-se privilegiado(a) e aproveite o tempo a mais para reforçar aqueles pontos em que possui mais dificuldade, resolver questões e revisar os assuntos que já foram vistos. Fazendo isso, o seu conhecimento será cada vez mais solidificado. E quando chegar mais perto da prova não estará tão sobrecarregado(a), visto que já revisou bastante e fez inúmeras questões.

Se o seu edital ainda não foi lançado, cumpra as tarefas propostas e faça adicionalmente o que julgar necessário. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e esgotar as energias. Lembre-se de que após o edital o ritmo deve ser outro, portanto cuidado para não queimar a largada.

“Não tem Trilha específica para o meu cargo, apenas para outro cargo do meu concurso. O que posso fazer?”

Sabemos que inúmeros são os certames e os cargos existentes em todo o país, por isso, é bastante complicado criar uma Trilha para cada cargo e inevitavelmente, alguns cargos muito específicos, geralmente com poucas vagas, não serão objetos de uma Trilha Estratégica.

Entretanto, o candidato pode seguir a Trilha do seu concurso parcialmente. Isto é, pode pegar a Trilha de outro cargo que seja do mesmo nível de escolaridade e que cobre na parte básica as mesmas disciplinas. Com isso, ele precisará apenas se preocupar com a parte específica.

Cabe destacar também que, na Área do Aluno, existe um Menu chamado “Trilhas Estratégicas”. Nesse espaço o aluno pode encontrar alguma Trilha de outro concurso com especialidade do cargo pretendido, ou com disciplinas em comum. Sendo assim, pode aproveitar algumas orientações e/ou tarefas e incorporar ao seu estudo.

“O que encontro na Trilha Estratégica?”

Ao abrir o arquivo de uma Trilha Estratégica o aluno irá encontrar:

  • Indicação de estudo por Ciclos de Estudo
  • Sugestão das disciplinas a serem estudadas em cada ciclo e momento da preparação
  • Apontamento da sequência de estudo em cada disciplina por meio das tarefas
  • Foco no custo x benefício considerando o conteúdo e o tempo de preparação
  • Apontamento de estudo de teoria, exercícios, revisão, legislação e simulados

O que são as tarefas?

As tarefas são as atividades recomendadas em cada Trilha e são divididas por disciplinas. Tomemos como exemplo a Trilha Estratégica Regular para Auditor da Receita Federal do Brasil. Observe a tarefa proposta para a disciplina de Raciocínio Lógico:

tarefa trilha estratégica
Exemplo de tarefa de uma Trilha Estratégica.

Perceba que a atividade a ser executada é minuciosamente detalhada e ainda contempla várias dicas. Encontramos também, em muitas dessas tarefas um pequeno resumo dos pontos importantes a serem vistos na aula. Portanto, fica em destaque para o aluno o que merece mais atenção durante o estudo.

Ademais, veja que as questões são selecionadas, isso porque os nossos PDFs trazem um número muito grande de exercícios. Em algumas disciplinas, podemos facilmente encontrar 200 questões comentadas, mas não é proveitoso que o aluno responda todas de uma vez. Logo, os coaches selecionam aquelas mais relevantes e que permitam fixar bem o assunto. Posteriormente, em outras tarefas, é sugerido que o estudante volte à aula e faça as demais questões.

Temos também um vídeo explicativo em nosso canal do Youtube!

Ao optar pelo uso da Trilha o aluno terá um direcionamento bem detalhado para os seus estudos. Será preciso apenas seguir as tarefas recomendadas e fazer as adaptações necessárias conforme já mencionamos.

A linguagem trazida pela Trilha é bem próxima do aluno, é como se o coach estivesse conversando com ele(a) e passando as orientações. Por essas e outras características, fica claro o quanto essa ferramenta pode facilitar a vida do concurseiro.

Portanto, se já é nosso(a) aluno(a) não deixe de utilizar as Trilhas Estratégicas. Elas são elaboradas com muito cuidado e carinho pensando em como podemos facilitar a sua jornada rumo à aprovação.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o uso das Trilhas Estratégicas, ou alguma sugestão, envie para gente.

Siga firme e ótimos estudos!

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Comprei o pacote completo pra Agente da PF e nem sabia que vinha com a trilha sprint, mas ainda bem que veio. Sou iniciante no mundo de concursos e não saberia estudar corretamente sozinho, tô seguindo a trilha (além de fazer muitas questões por fora) e tá sendo bem tranquilo e proveitoso. Só uma dúvida, quando eu terminar a trilha sprint (0% a 70%) eu posso começar imediatamente a de 70% a 90%? Pergunto isso pq vendo as primeiras semanas da trilha 70 a 90% as tarefas eram bem parecidas (revisões das tarefas da primeira trilha)..
    Igor Sérgio em 21/04/20 às 21:27