Artigo

“Capciosas de Administração” – Questão comentada 6

Questão 06 (CESPE – Analista do Ministério Público da União/Administrativo/2010)

Julgue o próximo item, a respeito de cultura e de clima organizacionais.

O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização.

Comentário:

O item está ERRADO.

De fato, o clima organizacional possui natureza cognitiva. Depende muito da cognição individual, ou seja, do modo como o indivíduo percebe e interpreta algo.

Já a natureza afetiva está relacionada à satisfação no trabalho. A satisfação é uma resposta de cunho afetivo e possui um caráter avaliativo das condições de trabalho.

Assim, corrigindo o item, temos:

O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização.

GABARITO: ERRADO.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Lígia! Vocé está certíssima! Clima e satisfação estão relacionados. No entanto, o clima organizacional possui natureza cognitiva. Depende muito da cognição individual, ou seja, do modo como o indivíduo percebe e interpreta algo. Já a natureza afetiva está relacionada à satisfação no trabalho. A satisfação é uma resposta de cunho afetivo e possui um caráter avaliativo das condições de trabalho. Att, Prof. Adriel Sá  
    Adriel Sá em 13/04/17 às 10:43
  • Olá, David, tudo bem? De fato, o clima tem sua percepção no indivíduo, mas é a soma dessas percepções que irá sinalizar o clima que prevalece na organização. Quando eu digo ou ouço que determinada organização possui um ambiente agradável de trabalho (seu clima é bom), isso não quer dizer que essa percepção é absoluta! Ou seja, o clima não é absoluto, pelo menos, em dois sentidos: 1º - significa dizer que é quase impossível todos os indivíduos avaliarem o clima da mesma maneira; 2º - significa dizer que o clima hoje pode ser agradável e amanhã desagradável. Logo, se uma organização possui um clima bom, essa análise é compartilhada pela maioria de seus integrantes, ou seja, é uma percepção comum entre eles. Entendido? Grande abraço, Prof. Adriel Sá
    Adriel Sá em 13/04/17 às 10:41
  • Caro Adriel, Primeiro quero agradecer pelas dicas que você tem apresentado. Sem dúvida estão abrindo minha mente para uma melhor percepção do que é de fato pedido pelas bancas. Bem...quanto a questão apresenta, antes de olhar a resposta e seu comentário, considerei errado pela termo "compartilhado" ..."O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização". Na minha opinião, por ser cognitiva, a percepção tem caráter subjetivo e assim, ao invés de "compartilhada", deveria ser "individual"...viajei?!? Bem, o que me interessa é o "x" no lugar certo..o resto discuto depois. Abs.
    david santos em 07/04/17 às 14:32
  • Professor, o senhor acabou de tirar uma "casca de banana" do meu caminho, eu iria marcar como certa se fosse na prova. Agora tenho uma pergunta, em muitos exercícios que fiz aparece o clima relacionado com a satisfação. Como refletindo o grau de satisfação ou influenciando na satisfação. Como nestes em que a FCC cobrou assim e deu como certa: "a literatura enfatiza que o clima organizacional está relacionado diretamente com o grau de SATISFAÇÃO dos membros da organização e influencia a produtividade. (FCC/2016)" "É um indicador do grau de SATISFAÇÃO dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização (FCC/2013)" Então devemos levar para a prova que clima e satisfação estão relacionados, mas o aspecto cognitivo é para o clima e o afetivo é para a satisfação. Estou no caminho certo? Obrigada.
    Lígia em 07/04/17 às 10:53