Artigo

CPC para Concursos

Olá pessoal, tudo bem com vocês. Eu estou responsável pelo estudo de Direito Processual Civil no Estratégia Concursos. Decidi criar este artigo para sintetizar três materiais gratuitos que desenvolvo para ajudar você a vencer a “processofobia” :) 

Direito Processual Civil não é uma disciplina das mais fáceis, especialmente por que é técnica, pressupõe conhecimento de conceitos próprios. Contudo, com didática adequada, acredito que você conseguirá compreender o assunto e, com o tempo, gabaritar provas de processo civil.

Para isso, temos que desenvolver o estudo em várias etapas.

Primeira coisa que você deve ter em mente: aprenda conceitos. Quando você se deparar com um termo “estranho”, jogue no Google, me pergunte em rede social ou no fórum do curso. 

Segundo, foque em compreender a lógica do processo. Processo é rito, é um instrumento, é um caminho para resolver conflitos. Se você compreender os pilares da matéria (ação, jurisdição e processo) e a estrutura desse rito, meio caminho andado.

Terceiro, precisamos atacar a legislação. É o que mais cai, não tem jeito. Não conseguimos bom desempenho em prova de Processo Civil sem conhecer bem a legislação.

Quarto, aprofundamento! Passado pelas três primeiras etapas, estamos habilitados a aprofundar a matéria. Nesta quarta e última etapa entra o estudo doutrinário aprofundado e jurisprudencial.

Essas seriam as quatro etapas de uma preparação completa em Processo Civil. Tenho duas boas notícias ;)

A quarta etapa somente será necessária para concursos para magistratura, membro de MP, defensorias. Até mesmo para esses concursos, acredito que, com as três primeiras etapas, você consiga acertar a ampla maioria das questões.

A segunda boa notícia é a razão deste artigo: vamos compilar aqui conteúdos gratuitos, voltados para a compreensão da literalidade do CPC. Concentraremos aqui nossos esquemas dos artigos do CPC e, também, os vídeos de comentários aos artigos do CPC. Nossa ideia é analisar os mais de 1000 artigos do CPC, um a um. Vai levar um tempo, mas espero que dê consigamos e, mais do que isso, que você goste.

Eu divulgo esses materiais em primeira mão no meu Instagram e no meu Telegram. De tempos em tempo, passarei aqui para deixar o artigo atualizado. Logo, se você desejar acessar o conteúdo rapidamente, corre aqui:

Instagram: https://www.instagram.com/proftorques/

Telegram: https://t.me/dpcparaconcursos

CPC Esquematizado:

CPC Esquematizado – arts. 1º a 15 – Normas Fundamentais do Processo Civil

CPC Esquematizado – arts. 16 a 20 – Função Jurisdicional

CPC Esquematizado – arts. 21 a 41 – Limites da Jurisdição Nacional e Cooperação Internacional

CPC Esquematizado – arts. 42 a 69 – Competência

CPC Esquematizado – arts. 70 a 76 – Capacidade Processual

CPC Esquematizado – arts. 77 a 81 – Deveres das Partes

ACESSE AQUI

Última atualização 6/3/2021

Qualquer dúvida, você já sabe: estou no Instagram, pelo direct você consegue conversar comigo rapidamente.

Forte abraço,

Excelentes estudos!

Prof. Ricardo Torques

https://www.instagram.com/proftorques/

https://t.me/dpcparaconcursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.