Artigo

DISCURSIVAS DE ADMINISTRAÇÃO: resposta da Questão 2

QUESTÃO 2

Analista – TRT8 – Ano: 2016 – Banca: CESPE – Disciplina: Administração Geral – Assunto: Planejamento estratégico

Um tribunal regional eleitoral elaborou o seu plano estratégico junto à cúpula de juízes. Do ponto de vista administrativo, o plano foi bem elaborado, no entanto a estratégia não está sendo alcançada. A maioria dos servidores não tem conhecimento da missão, da visão de futuro, dos valores, nem sabe associar ao plano estratégico as atividades que executa no dia a dia do órgão. O mapa estratégico passou a ser um mero cartaz sem significado nas paredes do tribunal.

Considerando que o princípio constitucional da eficiência vem ganhando cada vez mais destaque nos processos de gestão judiciária e administrativa das cortes judiciais brasileiras; e considerando ainda que, para o alcance da eficiência, é necessário que os órgãos do Poder Judiciário revisem suas estruturas, sua forma de funcionamento e, sobretudo, disponham de um plano bem estruturado para executar adequadamente a estratégia e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, redija um texto dissertativo a respeito do plano estratégico do tribunal do caso hipotético descrito. Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

1 – Discorra sobre planejamento estratégico e sua finalidade. [valor: 10,00 pontos]
2 – Defina missão, visão e valores organizacionais. [valor: 10,00 pontos]
3 – Explique o que são objetivos estratégicos. [valor: 8,00 pontos]
4 – Aponte as possíveis falhas na execução da estratégia e as possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada. [valor: 10,00 pontos]

RESPOSTA ESPERADA:

O planejamento estratégico, metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, tem como principal finalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. Esse tipo de planejamento compreende o processo de formulação de estratégias a serem utilizadas para se direcionar e se fortalecer o desempenho da organização. Nesse processo, define-se ou revisa-se a missão da organização, sua visão de futuro, seus valores e seus objetivos estratégicos, ou seja, formula-se a estratégia. O planejamento estratégico contribui para garantir maior eficiência e efetividade nas ações da organização.

A missão é uma declaração dos compromissos da organização. Na missão, define-se o negócio da instituição e indicam-se, de forma clara e sucinta, os objetivos da instituição. A missão de uma organização, privada ou pública, deve expressar com clareza a razão da existência dessa instituição.

Na visão, definem-se os objetivos da organização a longo prazo e propicia-se a criação de um clima de envolvimento e comprometimento dos colaboradores com o futuro da organização.

Os valores dizem respeito às virtudes desejáveis ou características básicas positivas que os responsáveis pela instituição querem preservar, adquirir ou incentivar e constituem fonte de inspiração no ambiente de trabalho. Valores são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização e que devem ser internalizados e incorporados por toda a equipe.

Os objetivos estratégicos devem expressar o resultado que se pretende alcançar, o que é essencial para o cumprimento da missão e o alcance da visão; são alvos prioritários e convergentes para a organização e encontram-se atrelados às questões estratégicas e à visão de futuro organizacional.

Apesar da grande importância do envolvimento da alta cúpula do órgão em todas as fases do planejamento, é de suma importância que haja o compartilhamento e o envolvimento de todos os servidores no plano estratégico. As falhas estão centralizadas, essencialmente, na falta de disseminação do plano e do envolvimento coletivo. As equipes de trabalho precisam estar cientes do significado de todos os elementos que compõem o plano bem como da forma como as atividades e os processos contribuem para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

As possíveis ações a serem adotadas para que a estratégia seja alcançada incluem a disseminação e o envolvimento de toda a equipe na execução do plano em questão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Brilhantes ideias e utilizando os conceitos puros de Planejamento Estratégico. Atendeu a tudo que o Cespe pediu. Muito importante para o nosso aprendizado!
    Fernanda Gonçalves Duval em 24/02/17 às 20:38
  • Excelente!!!
    Graziella em 24/02/17 às 14:01
  • Já copiei no meu resumo de planejamento estratégico, vou juntar com o que já tenho, porque o dia D tá chegando, rs! Obrigada, professor
    Lígia em 24/02/17 às 11:23
  • Boa proposta de discursiva para teste.
    Italo Oliveira Peixoto em 24/02/17 às 10:53