Artigo

Mentalidade de aprovação. O que é? Como adquirir?

Saudações, caro leitor (a). Conforme comentei no meu primeiro artigo, hoje quero compartilhar um aspecto muito importante que observei ao longo dos anos que venho trabalhando com preparação para concursos: a mentalidade – ou mindset – de aprovação. Inicialmente, destaco que – por tudo que observei – estar provido desta mentalidade, deste estado de espírito, não é garantia de que será aprovado. Já o contrário é verdade, ou seja, dificilmente alguém consegue atingir o objetivo se não estiver nessa “vibe”.

Inicialmente, vamos compreender o que é mentalidade ou mindset? Em linhas gerais, podemos entendê-la como sendo a maneira como você enxerga as coisas: a dura e extenuante rotina de estudos, a dificuldade com aquela disciplina específica, a falta de tempo, e mais uma série de desafios inerentes à nossa caminhada. Ora, duas pessoas podem entender de maneira totalmente diferente a mesmíssima situação, não é verdade? Vários aspectos influem na maneira como vemos o mundo: nossas opiniões, valores, crenças, etc.

Então o que é, finalmente, a mentalidade de aprovação?  Poderia descrevê-la como o estado de espírito em que todos seus pensamentos, atitudes e esforços estão direcionados ao seu grande objetivo – a aprovação!

Se você já está permeado por esse pensamento, ótimo! Caso contrário, será que é possível trabalhar para adotá-lo para si? Claro que sim! Antes de tudo, você precisa fazer uma reflexão de modo a identificar quais os hábitos, costumes, pessoas (sim, pessoas!) que te puxam para trás. Uma vez apontados esses aspectos limitantes, é necessário estabelecer claramente qual seu objetivo (no nosso caso, mais uma vez, é a sonhada aprovação). Detectadas essas duas coisas (o que te limita e aonde você quer chegar), é preciso fazer ajustes de modo a configurar sua mente. Isso mesmo: configurar sua mente! Afinal, ela pode agir a seu favor ou contra você…simples assim. Em última análise, você deve descobrir as melhores maneiras de fazer essa configuração, esse ajuste. Alguns fatores certamente o ajudarão nessa busca, como por exemplo: procurar orientação de quem já passou pelo mesmo que você e cercar-se de pessoas com objetivos semelhantes.

Em termos mais práticos, concretos, quando adotamos a mentalidade de aprovação, entrarmos quase que em modo automático de estudos em alto rendimento, nosso foco é total no objetivo a ser atingido e, é claro, nos meios que nos farão chegar lá. O contexto que antes te atrapalhava pode continuar o mesmo, porém suas crenças estarão modificadas e agindo a seu favor. A título de exemplo, passamos a: acordar e dormir pensando nos estudos (planejar o dia seguinte antes ou ao se deitar é uma prática comum e desejável); dedicar quase a totalidade do tempo livre para os estudos (respeitando é claro o trabalho, prática de atividades físicas, e outros compromissos) – recordo que eu utilizava até o período de espera em um consultório ou fila qualquer para ler ou relembrar algum assunto; evitar reclamar de problemas (que já são tantos) para focar nas soluções – se eu não consigo me dar bem com determinada matéria eu foco em aumentar a carga horária, trocar a bibliografia, etc.

Enfim, meus amigos, procurem assumir a mentalidade de aprovação e seu sonho ficará mais próximo de ser realizado. O caminho é duro, mas vale a pena!

Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom artigo! Esses detalhes são de suma importância para se manter na caminhada.
    Neilton em 02/02/17 às 13:19
  • Muito bom esse artigo. Motivou-me ainda mais. Valei coach! Abraços...
    Roberto em 11/01/17 às 22:36
  • Esse artigo me motivou!!!! Prático e direto!!! Parabéns!
    Jaqueline em 11/01/17 às 15:41