Artigo

Quando o seu edital demora a sair…

   Olá concurseiros !

   Hoje vou falar de uma situação que é comum e que, certamente, muitos de vocês estão passando nesse momento: "À espera de um edital". Fiz um leve trocadilho com aquele filme em que o Tom Hanks participou…rsrs. Para quem não lembra, segue a foto laugh

 

   

      Ninguém gosta de viver essa ansiedade de aguardar pelo edital. Ainda mais quando sequer há previsão acerca da sua publicação ou quando a expectativa é para daqui a um ano (ou mais). 

   Porém, o mais importante nesse momento, é que o concurseiro não deixe a motivação se esvair. Acreditem, quanto mais tempo demorar para ser publicado o edital, melhor para você que seguir estudando. Em tese, poderíamos pensar que maior será a possibilidade de que o número de concorrentes bem preparados aumente. Só que não (ao menos, não necessariamente)… Quanto maior o tempo para o edital ser publicado (especialmente quando não há nenhuma previsão), maior, também, é a chance de os concorrentes perderem o ânimo. Aí aquele "tô estudando!" que o cara responde quando perguntam sobre a preparação para o concurso se torna um "tô estudando?". 

   Então se você seguir estudando, só estará ganhando, pois acumulará mais conhecimentos e estará mais seguro no dia da sua prova. Enquanto que aquele candidato que der uma desmotivada e resolver trocar suas horas de estudo por horas de noitada, de facebook, de televisão, de futebol, estará ficando para trás. 

   Uma última comparação para você que acha que não precisa se esforçar tanto se o edital está distante… Pense nos Jogos Olímpicos. Quantos atletas, dentre aqueles 11 mil (aproximadamente) que competiram nas duas últimas Olimpíadas conquistaram o ouro olímpico ? Em 2012, foram 296 ouros e em 2016, 307 (isso sem excluir aqueles casos de atletas que conquistaram mais de um ouro, como os mitos Michael Phelps e Usain Bolt, além da jovem ginasta Simone Biles). Esses atletas deram o seu máximo por 4 anos para atingirem seu objetivo. Eles abdicaram de momentos de diversão, de feriados, de aniversários, em prol de um objetivo único e bem definido: serem os melhores naquilo que fazem. O ouro é consequência de um trabalho bem executado. No últimos 2 concursos para AFRFB tivemos, respectivamente, 200 e 278 vagas. Não incluo aqui os excedentes convocados, até porque duvido que alguém estude como louco contando ser chamado como excedente. Ou seja, nesses concursos só tivemos, respectivamente, 200 e 278 medalhas de ouro em jogo. Você acha mesmo que relaxando nos estudos, pelo fato de o concurso só pintar daqui a um ano (ou mais), vai conquistar o seu "ouro" ? Seja o melhor no que você se propõe a fazer. O "ouro" será a consequência do seu esforço. Creia nisso…

   Lembre-se sempre: em se tratando de concursos públicos, você não deve estudar para passar, mas sim, até passar !!!

    Por fim, vou deixar aqui o link (clique aqui) do meu canal no Youtube para que vocês possam me acompanhar. Já publiquei o primeiro vídeo no domingo passado e ainda essa semana estarei gravando para falar sobre técnicas para se fazer um bom resumo (fundamental para auxiliá-los nas revisões).

   Forte abraço e até a próxima !

   https://www.facebook.com/rafaelrochaestrategia/

   https://www.instagram.com/rafaelrochaestrategia/?hl=pt-br

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Excelente artigo, coach... muito criativo! Adorei =)
    Rejane em 12/01/17 às 08:04