Artigo

A Arte da Aprovação

Como passar em concursos públicos?

Prezados amigos e amigas, é com imensa alegria e satisfação que escrevo meu primeiro artigo para o Estratégia Concursos, um dos mais importantes instrumentos para sua aprovação em concursos públicos.

Atualmente sou Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coach do Estratégia Concursos, além de professor de Direito Previdenciário e Tributário em cursos preparatórios para concursos públicos da área fiscal, administrativa e jurídica.

Minha vida de concurseiro começou há mais de 20 anos. Durante este período, fui aprovado e nomeado nos concursos do Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça/SP, Segundo Tribunal de Alçada Civil/SP, Analista Tributário da Receita Federal e Auditor-Fiscal da Previdência Social. Atualmente, além de trabalhar na fiscalização como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, atuo como instrutor da Escola de Administração Fazendária – ESAF.

Neste artigo trataremos de um dos assuntos mais importantes relacionados a concursos públicos: técnica de estudo e planejamento estratégico na preparação.

Falaremos sobre “A Arte da Aprovação”, parafraseando o tratado militar de Sun Tzu, denominado “A Arte da Guerra”. Abordaremos os aspectos mais relevantes para uma preparação eficaz e eficiente, por meio da exposição de consagrados métodos utilizados pela maioria dos candidatos que obtiveram aprovação entre os primeiros colocados em concursos públicos nos últimos anos.

Saibam que existe um caminho que lhes proporcionará aumento de produtividade, maior absorção do conteúdo estudado, melhorias consideráveis em seu rendimento e que os levará mais rapidamente à aprovação. Então vamos, sem maiores delongas, à pergunta que não quer calar: Que caminho é esse? Qual o segredo para ser aprovado?

Pois bem, meus amigos, vamos lá! Posso lhes assegurar que o sucesso na aprovação em concursos públicos decorre da combinação de dois fatores fundamentais:

  • Fazer a coisa certa e
  • Fazer do jeito certo.

Dito isto, damos margem a novas perguntas: Qual é a coisa certa a ser feita e qual é a forma de fazê-la?

Para iniciarmos nossa preparação precisamos, preliminarmente, ter em mãos o “mapa da mina”, sem o qual dificilmente seremos guiados até o “pote de ouro”. Este “mapa da mina”, ao qual me refiro, é a TÉCNICA DE PREPARAÇÃO, sendo este o maior diferencial entre os candidatos aprovados e os não aprovados em concursos públicos.

Assim sendo, a coisa certa a ser feita é traçarmos um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO que tornará possível cumprirmos as etapas de preparação necessárias à aprovação, conforme serão demonstradas, de forma resumida, à seguir:

  • Captação contextualizada da informação;
  • Aprofundamento do conhecimento;
  • Memorização;
  • Fixação.

Antes de iniciarmos as explicações resumidas sobre cada uma das etapas citadas, vamos, inicialmente, falar sobre uma importante arma que usaremos em nossa batalha e que, se bem utilizada, nos dará a vitória ao final desta guerra. Trata-se da EXPERIÊNCIA. Se somarmos nossas próprias experiências com as experiências alheias, teremos condições de planejar nossa preparação para concurso público de acordo com situações de sucesso e de fracasso vividas e comprovadas por nós e por quem já passou por situações equivalentes. Desta forma, conseguiremos alcançar nossos objetivos no menor tempo possível e de forma comprovadamente mais segura e efetiva, ou seja, conjugando eficiência com eficácia.

Em apertada síntese (desculpem o pleonasmo), segue abaixo as principais etapas de preparação que deverão constar em seu planejamento estratégico:

1ª ETAPA DA PREPARAÇÃO: CAPTAÇÃO CONTEXTUALIZADA DA INFORMAÇÃO

É nesta etapa que o candidato adquire os conhecimentos iniciais necessários acerca do concurso e das matérias cujo estudo se inicia, de forma global e contextualizada, além de analisar o edital de concursos anteriores, definir os materiais que serão utilizados, efetuar seu planejamento estratégico, conhecer a banca examinadora, etc.

2ª ETAPA DA PREPARAÇÃO: APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO

Trata-se de uma etapa imprescindível na preparação do candidato. É nesta etapa que serão aprofundados e consolidados os conhecimentos adquiridos preliminarmente na etapa anterior, em relação a cada matéria cobrada no concurso. Nesta etapa serão realizados os estudos por meio dos materiais em PDF ou livros especializados, que poderão ou não ser complementados por vídeo-aulas, sempre obedecendo ciclos de estudo, marcação do material, leitura da lei seca, etc. Dependendo da disciplina estudada, da metodologia adotada e do perfil cognitivo do candidato, deverão ser desenvolvidas técnicas personalizadas para cada candidato nesta etapa.

3ª ETAPA DA PREPARAÇÃO: MEMORIZAÇÃO

É aqui que começaremos a transferir, de forma mais efetiva, as informações guardadas na memória de curto prazo para a memória de médio prazo, por meio de revisões cíclicas das marcações (de acordo com a Curva de Ebbinghaus ou curva do esquecimento), bem como deverão ser realizadas as revisões dos resumos, mapas mentais, esquemas, diagramas, palavras-chave, dentre outras técnicas, sempre trabalhando de acordo com as peculiaridades de cada matéria estudada e do perfil cognitivo do candidato.

4ª ETAPA DA PREPARAÇÃO: FIXAÇÃO

Esta é, certamente, uma das etapas mais importantes de todo processo de preparação. Trata-se da etapa em que são realizadas as resoluções de exercícios, provas anteriores, simulados, etc

Nesta etapa é necessário que se faça avaliações periódicas de desempenho, com acompanhamento estatístico e gráfico de evolução, bem como retorno a pontos específicos da matéria de acordo com os índices de aproveitamento nos exercícios de casa tópico estudado.

 

TEMPO DA APROVAÇÃO

Uma vez que todas as etapas acima forem seguidas à risca, o candidato estará capacitado para competir em igualdade de condições com os melhores concurseiros do país, além de ter condições de disputar, com chances reais de aprovação, uma das vagas em qualquer concurso público…

O caminho não será fácil… Para muitos, pode até parecer insano… Mas insanidade mesmo, meus amigos, é não fazer o que precisa ser feito para ter qualidade de vida e ser feliz!

Como já dizia Aristóteles: “aquilo que temos o poder de fazer, temos também o poder de não fazer”. Use o seu poder de fazer para buscar seus sonhos e objetivos… Faça o que deve ser feito. Dê uma basta à procrastinação de uma vez por todas!

Mas não devemos esquecer a última e mais importante lição de hoje: A aprovação não virá no nosso tempo… Não virá no tempo de nossa vontade… A aprovação virá apenas no tempo de nossa preparação, de nosso merecimento e no tempo da vontade perfeita de Deus, pois, apenas Ele, sabe exatamente qual é o momento mais oportuno e perfeito para nossas conquistas, e nos guiará em direção ao caminho que seja realmente o melhor para nossas vidas, mesmo que não entendamos hoje… Mas, certamente, entenderemos um dia.

Se você ficou interessado em conhecer mais a fundo e aplicar corretamente essas técnicas de estudo, aumentar sua produtividade e absorção do conteúdo estudado, melhorar seu rendimento nos exercícios, ter seus ciclos de estudo planejados de acordo com sua rotina e concursos de interesse, bem como trabalhar com planilhas de revisões sistemáticas e avaliações de desempenho, pode contar comigo e com toda a equipe de coaching do Estratégia Concursos,  onde você irá receber um acompanhamento pessoal e personalizado em sua preparação.

 

Para mais informações a respeito do programa de Coaching do Estratégia Concursos, clique aqui.

 

Um grande abraço e que Deus nos abençoe!

Prof. Rubens Maurício Corrêa

Coach do Estratégia Concursos

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Sábias palavras, Gabriel. Abraços, Rubens Maurício.
    Rubens Mauricio Corrêa em 28/12/16 às 17:59
  • Obrigado Thyago! Espero ter ajudado. Abração, Rubens Maurício
    Rubens Mauricio Corrêa em 28/12/16 às 17:58
  • Obrigado por suas palavras. Espero que o artigo possa ser útil aos seus estudos. Abraços, Rubens Maurício
    Rubens Mauricio Corrêa em 28/12/16 às 17:53
  • Tempo + Preparação + Vontade de Deus, a tríade perfeita. Parabéns pela ousadia em um mundo que idolatra o ateísmo - controverso, não ? Ótimo texto, me faz lembrar o maior concurseiro da Bíblia: Daniel. Com uma preparação de três anos, recebeu de Deus uma sabedoria, tornou-se 10x mais sábio que todos seus concorrentes. Um homem importante para a bíblia e um governante que impactou a formação do Estado da mesopotâmia (hoje, iraque), junto com Nabudonossor. Abraços
    Gabriel em 28/12/16 às 11:11
  • Excelente artigo professor, e perfeito comentário final onde o senhor diz que: Esperemos na vontade do SENHOR. Obrigada.
    Diuly Ferreira em 28/12/16 às 09:49
  • Muito show!!
    Thyago em 28/12/16 às 03:01