Artigo

Concursos PF e PRF: será que uma pós-graduação pode impulsionar a aprovação?

Entenda como você pode pontuar nas provas de títulos e melhorar a sua qualificação para exercer cargos na área policial

O concurso da Polícia Federal está cada vez mais próximo! Recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro confirmou novamente 2000 vagas para o órgão, que serão preenchidas a partir do certame a ser realizado em 2021! Esse será um dos concursos mais aguardados dos últimos anos para a área policial e, assim, um dos mais concorridos também. 

Além da PF, há a expectativa por um edital para a PRF ainda em 2020. São mais de 2 mil vagas confirmadas para esse concurso: trata-se de mais uma oportunidade incrível para os concurseiros que sonham em integrar as forças policiais mais renomadas do nosso país e receber salários com valores superiores a R$ 9 mil. 

A maioria dos candidatos para esses concursos foca apenas em uma preparação para as provas objetivas e para o Teste de Aptidão Física (TAF). No entanto, uma das possibilidades para acelerar a sua aprovação nos concursos da PF e da PRF é investir em um conhecimento qualificado na área policial, como uma pós-graduação.

“Mas uma pós-graduação não me tira do foco dos estudos para os concursos?”: você deve estar se perguntando isso agora! A resposta é: não, se você fizer um curso que seja compatível com as disciplinas cobradas nas provas para a PF e para a PRF. Essa é a possibilidade que eu vou explicar neste artigo, inclusive com um comparativo entre os conteúdos da pós-graduação e os editais da PF e da PRF.

Para a nossa análise, vou utilizar como referência os últimos editais disponíveis para os cargos de Agente na PF e na PRF. 

A concorrência nos concursos da PF e da PRF e as provas de título

Os cargos para Agente nos concursos da PF e da PRF despertam o interesse de milhares de candidatos em todo o país. O sonho de ser policial e de trabalhar com investigações penais, protegendo a nossa sociedade, é uma verdadeira vocação para muitos dos alunos que passam anos estudando para concursos da área. No entanto, a concorrência em provas de alto nível, como as mencionadas nesse artigo, pode ser um dos maiores desafios para quem deseja alcançar esse tão desejado cargo público.

Veja a concorrência dos candidatos/vaga para os cargos de Agente nos últimos concursos da PF e da PRF, ambos realizados em 2018:

Polícia Federal – 514,84 candidatos/vaga

Polícia Rodoviária Federal (Ampla concorrência) – 351,91 candidatos/vaga

Por isso, além de um estudo estratégico de acordo com o seu edital, pode ser interessante obter pontuações nas provas de títulos. No caso da PF, por exemplo, os candidatos com pós-graduação obtiveram 0,5 ponto adicional no certame: pode parecer pouco, no entanto, essa pontuação pode ser decisiva em um desempate entre os milhares de candidatos que disputam as vagas no órgão. Para a PRF, o candidato com pós-graduação obteve 0,8 ponto adicional para a nota obtida no concurso. 

A pós-graduação em Investigação Criminal e Legislação Penal e os concursos para Agente na PF e na PRF

A pós-graduação em Investigação Criminal e Legislação Penal foi desenvolvida especialmente para os profissionais que desejam exercer funções em carreiras policiais, como agentes e escrivães. Por isso, todo o conteúdo apresentado tem como objetivo trazer a teoria e também uma visão mais prática sobre a atuação diária em investigações criminais. 

A base de Legislação Penal no curso é abrangente e completa, para trazer a melhor preparação para que os futuros policiais exerçam as suas profissões com qualidade e com um alto nível de conhecimento técnico. Ademais, o conteúdo do curso é coerente com as disciplinas cobradas no concurso e, assim, pode contribuir para a consolidação dos conteúdos necessários para as provas. 

Vamos ver um exemplo?

O edital da PF para agente inclui a cobrança de disciplinas como Direito Penal, Legislação Especial e Direito Administrativo. Na pós-graduação do Estratégia-Unyleya, esses assuntos são abordados em disciplinas como Direito Penal Constitucional, Legislação Penal Especial e Agentes Públicos

Confira a grade completa de disciplinas da pós-graduação:

  • Ação penal;
  • Agentes públicos;
  • Direito Penal Constitucional;
  • Direitos e Garantias Fundamentais e Direitos Humanos;
  • Inquérito policial;
  • Legislação Penal Especial;
  • Organização dos poderes e Funções essenciais à Justiça;
  • Técnicas de investigação policial. 

Cabe destacar aqui que a pós-graduação não substitui uma preparação específica para os cargos da PF e da PRF, no entanto, pode ser um excelente diferencial para a preparação do aluno como concurseiro e, em seguida, como servidor público. 

O curso de pós-graduação do Estratégia-Unyleya focado na área policial é ministrado por grandes nomes nesse segmento e também no campo jurídico, como Prof. Paulo Bilynskyj e o Prof. Wagner Damazio. As aulas são produzidas em PDF e também em videoaulas, de forma remota, o que permite que você estude com muito mais flexibilidade (e possa conciliar o curso com a sua preparação para os concursos). 

Clique aqui para acessar os cursos de pós-graduação 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.