Artigo

Conciliando trabalho e estudo, aprovado no ICMS/SP

Conciliando trabalho e estudo, aprovado no ICMS/SP

Olá pessoal!

 

É um prazer enorme está aqui com vocês para contar um pouco da minha trajetória para a aprovação no ICMS/SP, mais precisamente para o cargo de Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que ocorreu em 2013.

Em primeiro lugar queria agradecer à minha amada esposa (grifo dela…e meu também, claro! :-) ), pois sem o apoio dela, não teria conseguido. Agradeço também a meus pais, minha sogra, a todos que acreditaram e aos que não acreditaram também. Esses últimos me davam combustível para eu provar que era capaz. ;-)

 

Como tudo começou

 

Eu nunca pensei em estudar para concurso público, afinal, tinha um bom emprego e minha carreira profissional estava progredindo. Trabalhava há mais de 13 anos em uma empresa da área de comunicações, meu segundo emprego. Comecei como estagiário e fui galgando promoções de cargo ao longo do tempo, até que um dia elas começaram a diminuir…com isso, veio a desmotivação, a falta do brilho nos olhos.

Na ocasião tinha dois caminhos a seguir, buscar novamente a motivação através da criação de novas competências, por meio de cursos, a empresa em questão proporcionava isso, ou então seguir novos desafios, novos horizontes…

Durante esse tempo de trabalho na empresa, vi alguns colegas saindo por terem sido aprovados em concursos públicos, para bons cargos, com estabilidade e ótimos salários. Conversei com alguns deles e fiquei convencido que a segunda opção seria o caminho certo a escolher.

Comecei a pesquisar sobre cargos, salários, o trabalho desempenhado, concursos e decidi estudar para a Área Fiscal. Carreira de Estado, boa remuneração e que podia proporcionar a mim e minha família uma boa qualidade de vida.

Isso aconteceu no final de 2008, já era casado e tinha dois filhos, Beatriz (8 anos) e João Pedro (1 ano). Trabalhava no Rio de Janeiro e morava em Itaipuaçu, que fica a cerca de 40km do Rio, do outro lado da Baía de Guanabara (ou da “poça”, como alguns preferem chamar). Ou seja, “pegava” a bendita ponte Rio-Niterói todos os dias…que trânsito!

Fiz a matrícula no curso presencial “Básico Fiscal” em um cursinho preparatório no centro do Rio. Na grade aquelas matérias tradicionais, que caem em qualquer concurso da Área Fiscal: Português, Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Estatística Descritiva, Direito Tributário, Direito Constitucional e Direito Administrativo.

Começava então minha caminhada para o meu sonho, mal sabia eu que essa jornada seria árdua…muito árdua.

 

Como era minha rotina e as primeiras derrotas

 

Saía do trabalho no final do dia e corria para o cursinho, onde ficava até 22hs. Depois pegava estrada de volta para casa…muito cansativo. Do meio para o final do curso, tive aula com um professor de contabilidade que tinha bons livros, mas não me adaptei ao seu estilo de aula. Resumo, já não frequentava o curso com o mesmo afinco do início e passei a me dedicar mais aos livros e ao estudo em casa.

O primeiro concurso que eu fiz foi o da Receita Federal, em 2009. Eu tinha certeza que iria passar, claro, quase um ano estudando. Seria mole! Tolinho…

Tem uma máxima que diz que a ESAF não deixa ninguém triste antes do gabarito, qualquer caminho que você siga para resolver as questões da prova tem uma opção lá, esperando por você. Não preciso nem falar qual foi o resultado nesse concurso, né?! Decepção total…ali caiu a ficha. Do jeito que estava estudando não chegaria a lugar algum!

Comecei a pesquisar o que estava fazendo de errado e vi que não estava utilizando nenhuma técnica de estudos. Não tinha horário certo, o ambiente de estudos era inadequado, não fazia as revisões de forma correta, enfim…total desorganização! Perdi um tempo precioso que poderia ter encurtado a aprovação.

 

A volta por cima

 

Feitos os ajustes necessários, estudando agora de forma correta, comecei a ver meu rendimento aumentar nos concursos que fazia. Sem desviar dos estudos focado na minha área, sempre fazia os concursos que apareciam cujo edital era próximo ao da Área Fiscal. O número de acertos estava aumentando, ainda estava longe da trave, mas já dava para sentir o progresso.

Nesse meio tempo já havia mudado para o Rio de Janeiro, então sobrava mais tempo para estudar.

Deixava as crianças na escola e voltava para casa para estudar, antes de sair para o trabalho. No final do dia, antes de voltar para casa, estudava mais um pouco esperando o trânsito aliviar. Depois em casa, antes de dormir, mais estudos.  Essa era minha rotina de segunda a sexta. No sábado era estudo o dia inteiro e no domingo estudava somente pela manhã, tirava o resto do dia para descansar e me divertir um pouco com a família.

A mente já estava acostumada com essa rotina. Quando por algum motivo não dava para estudar, eu sentia que estava faltando algo. O corpo ficou condicionando aos horários, então ficou fácil manter a disciplina nos estudos.

No concurso da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, em 2011, fui muito bem na prova, contudo Noel Rosa me tirou da jogada…”rodei” em português e não fui aprovado. Não tem como não se abater…bate aquele sentimento de incapacidade, de frustação, de dúvida se eu era capaz mesmo de passar em um concurso.

Fazendo um “parêntese”, nesse concurso houve fraude nos cartões respostas dos três primeiros candidatos e com isso houve uma briga jurídica para anulação de todo certame…que confusão. Fiquei um tempo sem estudar direito acompanhando isso com a expectativa da possibilidade do concurso ser refeito. No final acabaram eliminando somente os três e o concurso seguiu seu rumo.

De volta ao batente, o concurso da vez seria o de Analista de Comércio Exterior – ACE do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que ocorreu em 2012. Fiz esse concurso como uma forma de me manter motivado. Avancei para a etapa das provas discursivas, mas, infelizmente, no resultado final não fiquei dentro do número de vagas. Essa era a parte mais difícil, as quedas…e foram muitas. Passar em um bom concurso público tem que ser do tipo Joseph Climber! Perseverar sempre e desistir jamais.

Concurseiro faz concursos! Houve outros concursos até a aprovação no ICMS/SP, falei somente dos que de alguma forma marcaram minha trajetória para a aprovação no Fisco Paulista.

 

O “sprint” final

 

Surgiu o Edital do concurso da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o famoso ICMS/SP. Quando olhei para ele disse a mim mesmo, esse será o MEU concurso!

A primeira coisa que fiz foi remarcar minhas férias para 30 dias antes da prova. Já havia utilizado desse artifício em concursos anteriores e estava dando certo. Ficava os 30 dias que antecediam a prova dentro de uma biblioteca, concentrado, estudando. Ambiente perfeito!

Nesse período, acordava de madrugada para aumentar minha carga de estudos, força máxima. Dessa vez não iria deixar escapar minha aprovação.

Chegou o dia! Estava otimista. Saindo de casa em direção ao aeroporto minha filha me disse: Boa sorte, pai. Você merece passar!

Nossa…como isso mexeu comigo, fiquei emocionado. Não podia decepcioná-la.

No local da prova um “mar” de candidatos, muitos! Eu olhava em volta e repetia o mantra “Uma vaga será minha!”. Saí confiante, feliz e com a certeza de que havia sido o MEU concurso. Fiz questão de conferir o gabarito com minha esposa e filha, tinha ido bem. Agora era só esperar o resultado final. Não lembro quantos dias foram entre o gabarito e o resultado final, mas garanto que para mim foi uma eternidade.

 

A recompensa

 

Muitos F5 nas madrugadas esperando o Diário Oficial ser publicado com o resultado final. Até que um dia o resultado sai e surge meu nome no rol dos APROVADOS e classificado dentro das vagas do concurso. A emoção é indescritível! O grito preso na garganta finalmente pode sair: PASSEI !!!

Nesse momento passa um filme de todas as dificuldades e frustrações que tive que passar para chegar até aqui. Valeu a pena!

Então meu caro concurseiro, não desista dos seus sonhos. Você é capaz!

O caminho para ser aprovado é difícil, mas não impossível. Tudo depende de sua vontade, de sua perseverança e principalmente de sua disciplina.

Assinatura do Termo de posse

Termo de posse ICMS-SP – Ricardo Oliveira

Hoje me sinto realizado por trabalhar no ICMS/SP e por fazer parte também da Equipe de Coaching do Estratégia Concursos. Fico feliz em poder ajudar você a conquistar a tão sonhada aprovação em um concurso público. Estou à sua disposição para orientá-lo nessa caminhada para que você não cometa os mesmos erros.

Agradeço de coração seu tempo gasto lendo esse artigo, fico na torcida pelo seu sucesso.

Antes de voltar para suas metas de estudos, não esqueça de deixar seu comentário e curtir minha página no Facebook.

Muito obrigado e até mais!

 

Ricardo Araujo Oliveira

Agente Fiscal de Rendas – SEFAZ/SP

Coach no Estratégia Concursos.

 

Facebook: https://www.facebook.com/coachricardoaoliveira/

Instagram: https://www.instagram.com/coachricardooliveira/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Poxa amigo somos formados na mesma área! Isso já me traz motivação!
    Tebs em 04/05/18 às 09:10
  • Ricardo, realmente as palavras-chave são: FOCO; DISCIPLINA E PERSEVERANÇA. É muito estimulante uma mensagem dessa quando se está num trabalho tão árido como o de estudar para um concurso do nível do ICMS-SP. Forte abraço!
    Herbert Nicolini em 25/12/16 às 22:58
  • Parabéns! Também estou na luta e vou conseguir!
    Evandro em 19/12/16 às 22:06
  • Olhos lacrimejaram só de ler o incentivo da sua filha... rs Parabéns e obrigada pela força!!!
    Ana Flávia de Almeida Sales em 09/12/16 às 08:18
  • Baita trajetória, Ricardo, parabéns por essa enorme conquista!
    David em 08/12/16 às 19:40
  • Parabéns professor Ricardo! História de vida emocionante que nos faz seguir em frente, independente das dificuldades! Minha hora vai chegar também. Abraços e sucesso!
    Márcio Ribeiro em 08/12/16 às 14:43
  • Parabens Ricardo e grato por compartilhar sua história. Também trabalho e estudo. Ja estudei com minha filha nos braços e ainda continuo fazendo me dividindo entre familia, trabalho e estudos. Muito inspiradora sua história,
    MARCELO em 08/12/16 às 12:30
  • Uau!!! Que ótimo testemunho. Eu trabalho e curso a faculdade (Contábeis). É bem corrido. Meu sonho é ser Auditora ou Fiscal: um dia chego lá ;) Tbm me emocionei com as palavras de sua filha. Deus os abnçoe :)
    Gisele Moura em 08/12/16 às 10:53
  • Obrigado.
    Ricardo Araujo Oliveira em 08/12/16 às 10:48
  • Parabéns Ricardo pela sua história. Realmente é inspiradora. Parabéns.
    Mateus Ribeiro de Souza em 08/12/16 às 10:47