Artigo

Ceará: Governador sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021

O Governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou a Lei Nº17.278, que dispõem sobre o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício de 2021 (LDO CE 2021) no estado.

Já no primeiro capítulo do documento é revelado que a manutenção e o funcionamento dos órgãos e das entidades que integram os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social terão prevalência na alocação dos recursos da Lei Orçamentária de 2021.

No Projeto e na Lei Orçamentária, os recursos destinados aos investimentos deverão, preferencialmente, priorizar as conclusões dos projetos em andamento, a funcionalidade e a efetividade da infraestrutura instalada e, em caso de investimentos voltados a novas unidades, observar vazios assistenciais e o planejamento da oferta regional das ações governamentais.

O Art. 77. diz que: “O Portal da Transparência, como instrumento de divulgação das informações e das movimentações financeiras feitas pelo Estado constantes nesta Lei, atenderá a todos os requisitos da Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, e conterá, além das informações atualmente disponibilizadas, pelo menos”:

VI – apresentação de editais e resultados de concursos públicos
realizados, no Estado do Ceará, no ano corrente.

Foi previsto para as despesas com pessoal entre 2021 a 2023, o valor de R$ 41,5 bilhões observando a previsão de concursos, a possibilidade de reposição salarial, alterações em Planos de Cargos e Carreiras e as despesas previdenciárias que ocorrerão até 2023.

 A proposta divide as prioridades e metas em dez eixos temáticos, confira abaixo:

  • Habitabilidade e Direito à Cidade
  • Segurança Cidadã e do Patrimônio Público
  • Mobilidade e Acessibilidade Urbanas
  • Saúde e Bem-Estar
  • Direitos Humanos e Assistência Social;
  • Educação, Conhecimento e Inovação
  • Urbanismo, Meio Ambiente e Segurança Hídrica
  • Desenvolvimento Econômico; e 
  • Planejamento e Gestão Integrados e Participação e Controle Social.

Vale destacar que foi aprovado o projeto de lei 43/20, que cria a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) na estrutura da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará. Certamente poderá haver concurso público para o órgão nos próximos anos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi criada pela Constituição de 1988 para estabelecer uma relação entre o planejamento de médio prazo, previsto no Plano Plurianual (PPA), e o de curto prazo, definido pela Lei Orçamentária Anual (LOA).

LDO CE 2021

Quer saber mais sobre os concursos Ceará? Clique no link abaixo:

Saiba mais: Concursos CE

Sistema de Questões – Concursos Ceará

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

Concursos Nordeste

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.