Artigo

SEDEST: confira as normas para o Curso de Formação

Foi publicado o regulamento do Curso de Formação Profissional para os aprovados no concurso público da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDEST).

A etapa será realizada apenas aos classificados do cargo de Técnico em Assistência Social, nas especialidades de Agente Social e Cuidador Social, e de Especialista em Assistência Social, na especialidade Educador Social.

Sob execução do Instituto Brasil de Educação – IBRAE, o Curso de Formação Profissional do concurso SEDEST será de caráter eliminatório e classificatório. A carga horária será de 114 horas/aula, subdivididas em 95 videoaulas, de 50 minutos cada, e em exercícios consistentes na resolução de 200 questões objetivas.

Videoaulas e questões da SEDEST

As videoaulas e as questões serão distribuídas em 11 módulos sobre temas referentes à Assistência Social. No entanto, os enunciados e as respostas das questões não terão, necessariamente, relação com o tema ministrado na respectiva videoaula apresentada antes ou depois da aplicação das questões.

As questões objetivas que deverão ser resolvidas durante as videoaulas não valerão nota nem pontuação, entretanto, 12 delas constarão na Prova de Verificação de Aprendizagem. Embora relacionadas a temas voltados para a Assistência Social, as questões não terão, necessariamente, relação com o tema da respectiva videoaula apresentada.

Acesso à plataforma de ensino

O acesso à Plataforma de Ensino do Instituto Brasil de Educação (IBRAE) será feito conforme abaixo:

  1. em primeiro lugar, o candidato deverá clicar na opção “Acessar portal do candidato” existente na página eletrônica do IBRAE;
  2. inserir seu e-mail e senha;
  3. em terceiro lugar, marcar a opção “Meus concursos escolhidos”;
  4. logo após, marcar a opção Curso de Formação Profissional;
  5. por fim, seguir as orientações para acesso ao ambiente de aprendizagem disponível na página.

Caso o candidato não realize a matrícula no CFP ou peça o seu desligamento após iniciar o Curso referido, será convocado o próximo candidato da lista de classificação por meio de Comunicado divulgado na página eletrônica do IBRAE.

Prova de verificação de aprendizagem

Após a conclusão das aulas do Curso de Formação Profissional, os candidatos serão submetidos à Prova de Verificação de Aprendizagem.

As questões da PVA poderão avaliar habilidades relacionadas à aplicação do conhecimento, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando o raciocínio e envolvendo situações relacionadas às atribuições do cargo e ao conteúdo programático.

A data definitiva da prova será confirmada até cinco dias antes da aplicação, de acordo com comunicado no site do IBRAE. A partir do ingresso no local da aplicação, o candidato deverá usar máscara de proteção do nariz e da boca, e higienizar as mãos com álcool gel antisséptico.

Critérios de avaliação do Curso de Formação SEDEST

A Prova será objetiva e terá pontuação máxima equivalente a 100 pontos, sendo constituída de 40 questões. Por isso, cada questão valerá 2,5 pontos. Destas, 12 serão selecionadas das 200 questões objetivas aplicadas durante as videoaulas.

Além disso, as questões objetivas serão de múltipla escolha, contendo 5 alternativas de respostas (A, B, C, D ou E), das quais somente uma resposta será correta. A nota na prova corresponderá ao número de pontos obtidos pelo candidato.

Sendo assim, será reprovado na Prova de Verificação de Aprendizagem e eliminado do concurso público o candidato que obtiver pontuação inferior a 60,00 pontos.

Critérios de empate

Toda via, em caso de empate, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  • a) for mais idoso, considerando o dia de nascimento;
  • b) obtiver a maior nota na prova discursiva;
  • c) obtiver a maior nota na prova objetiva;
  • e) obtiver menos falta no Curso de Formação Profissional.

Regulamento Curso de Formação – SEDEST DF

Saiba mais: Concurso SEDEST


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Então, assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Então, confira e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Fique por dentro dos concursos em aberto

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.