Artigo

Advocacia Pública vs Advocacia Privada: Tire suas Dúvidas!

Atuar na advocacia ou advogar significa representar os interesses de uma parte determinada. Na esfera privada, o advogado é nomeado mandatário (ou procurador) por meio de um instrumento escrito de procuração e um contrato de prestação de serviços assinado com o cliente.

Já na área pública, o procurador irá representar um órgão ou ente da Federação e, para tanto, deverá prestar e ser aprovado em concurso público para que possa exercer sua função.

Exemplos de certames e carreiras para este fim são aqueles para Advogado-Geral da União, Procurador da Fazenda Nacional, Procurador Federal, Procuradores do Banco Central, Procuradores dos Estados, Procuradores do Distrito Federal e Procuradores dos Municípios.

Tais servidores agem sempre como representantes do ente, nunca atuando como parte em uma demanda. Nisso essas carreiras se diferem da Defensoria Pública, por exemplo, que não só atua nos interesses de particulares (muitos em face de órgãos e instituições públicas), como também pode postular como parte em alguns tipos de demandas.

Você sabia disso tudo? Se quiser entender ainda melhor e de maneira aprofundada as diferenças da Advocacia Pública e da Advocacia Privada, não perca o evento que será transmitido nesta terça-feira, 09 de junho, a partir das 19 horas, diretamente do canal do Estratégia Carreira Jurídica no Youtube.

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Quer se preparar para concursos de Advocacia Pública?

CURSO ADVOGADO DA UNIÃO

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

CONCURSOS DE DIREITO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.