Artigo

Recursos TCE-PR (Administração)

Olá, nobres concursandos!

A partir de hoje estão sendo divulgados os resultados das provas discursivas do concurso do TCE PR, cargos de Analista de Controle.

Para a área de Administração, estaremos oferecendo, aqui no Estratégia, a elaboração de recursos para as 4 questões e também para o “Parecer” dessa prova.

Primeiramente, saibam que atenderemos a todos vocês com o máximo de esforço e carinho, pois entendemos que cada um deposita confiança em nosso site e em nosso trabalho. Assim, reagiremos sempre à altura!

Meu nome é Adriel Sá, professor de Direito Administrativo, Administração Geral e Administração Pública em cursos presenciais e telepresenciais. Sou servidor público federal da área administrativa desde 1999 e, atualmente, atuo no Ministério Público Federal. Sou formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Gestão Pública. Ainda, fui militar das Forças Armadas por 11 anos. Por fim, sou coautor da obra Direito Administrativo Facilitado, lançada pelas editoras Forense (SP) e Método (RJ).

Pessoal, a etapa dos recursos pode alterar a classificação de muitos candidatos e fazer o diferencial na sua classificação. Temos muitos relatos de majoração de notas de candidatos que optaram em nos confiar esse trabalho.

Inicialmente, é importante respondermos à possível indagação: “Professor, quem, de fato, pode recorrer contra a correção da prova discursiva?”.

Tradicionalmente, recorrem candidatos que estão desclassificados ou mal classificados. Nesse caso, só resta ao candidato recorrer. Ou seja, vale tudo!

No entanto, temos visto muita movimentação por parte de candidatos aprovados e mais experientes que, mesmo bem classificados, ingressam com recursos para evitar a perda de posições da classificação em função de possível acolhimento de recursos de terceiros.

Ainda, temos conhecimento de várias pessoas saindo das vagas previstas no edital do concurso porque decidiram não recorrer. Isso porque aqueles que estavam em classificações posteriores recorreram!

Seja qual for a sua situação, é preciso deixar bem claro uma coisa: a elaboração de recursos não é garantia de sucesso, pois a banca pode não acatar a argumentação. Mas você pode ter certeza de que iremos fazer de tudo ao nosso alcance para que você tenha sucesso.

Isso tem uma explicação lógica: nem sempre as bancas aceitam os argumentos de professores e de alunos em recursos, mesmo esses estando “cobertos” de razão. Ou seja, nosso contrato é de meio, focado para a produção de recursos bem elaborados para os alunos, mas não é um contrato de resultado, com objetivo obrigatório de elevação de notas.

Mas Professor, a banca pode diminuir minha nota após a impetração de recurso?

Isso é algo extremamente raro, com esse risco beirando à zero. Tal procedimento se inviabiliza pelo fato de a banca, ao reduzir a nota, ter necessidade de dar mais prazo para o candidato se defender contra a decisão da banca. E isso geraria um atraso imenso ao concurso e certamente um prejuízo à banca e ao órgão.

Tenho conhecimento de apenas duas ocorrências registradas nesse sentido até hoje: uma com o Cespe/UnB (Cebraspe) e outra com a FGV. Nesses casos, os examinadores não observaram erros muito graves presentes nas discursivas, restando às bancas fazerem uma justa reavaliação do texto.

Aguardamos vocês e boa sorte!

Faça parte da equipe de aprovados do Estratégia Concursos.

Confira o link da página dos recursos:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/pesquisa/?q=recurso

Forte abraço!

Prof. Adriel Sá

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prezado Professor Adriel Estou interessado em fazer o recurso mas gostaria de conversar com o senhor primeiro, como posso contatá-lo?
    Paulo Pires em 12/10/16 às 10:38
  • No caso da não possibilidade de ingressar com o recurso (após sua análise), o valor do investimento é devolvido?
    Celo Lopes em 11/10/16 às 16:40