Artigo

Provas adiadas devido ao Covid-19: como manter os estudos

O assunto do momento é o coronavírus e no mundo dos concursos não é diferente. Devido à pandemia que enfrentamos, inúmeros concursos vêm tendo suas provas adiadas. Caso queria conferir se o seu concurso de interesse se encontra na lista desses concursos, acesse o link abaixo:

Adiamentos de provas devido à pandemia de Covid-19

Visto que ainda não temos uma previsão confiável de quando a situação se normalizará, o concurseiro que estava com a prova próxima pode ficar perdido e desmotivado neste cenário. E, para auxiliá-los a encarar essa situação, daremos dicas de como manter seus estudos nesse momento de adiamento de provas.

Avaliando a sua situação

Todavia, antes de continuarmos, precisamos saber qual a nossa situação para depois definirmos a melhor forma de aproveitar esse momento de provas adiadas.

Para isso, dividiremos os concurseiros em dois grupos. No primeiro, temos aqueles iniciantes/intermediários, cuja intenção era ver o máximo possível do edital e usar a prova como um teste: seriam aqueles sem muita pretensão quanto a uma aprovação nessa prova por terem consciência que o tempo até a mesma seria, a princípio, insuficiente.

Já o segundo grupo será formado por aqueles concurseiros mais avançados, que vinham se preparando há um tempo antes do adiamento: são os que viram todo (ou quase todo) o edital e vieram para disputar uma vaga no topo da classificação.

Primeiro caso: concurseiros iniciantes/intermediários

Nessa primeira situação saiba que o fato de ter as provas adiadas pode ser seu grande diferencial. Afinal, essa suspensão, somada ao isolamento social, nos proporciona um valiosíssimo tempo extra. Caso você venha em um ritmo intenso de estudos, tente mantê-lo ou, se sua rotina tiver sido alterada e houver mais tempo disponível, é possível até aumentar tal ritmo.

Adicionalmente, priorize, dentre as disciplinas e tópicos faltantes, aqueles com maior relevância para a sua prova. Para isso, utilize da nossa ferramenta Passo Estratégico, que faz uma análise minuciosa dos tópicos mais cobrados pela sua banca. E é baseado nessa análise que devemos nortear nossos estudos.

Dessa forma, garantimos que mesmo se não conseguirmos finalizar todo o edital, pelo menos as partes mais relevantes sejam estudadas. E, dependendo do percentual do edital que conseguir englobar, é possível chegar na prova com reais chances de aprovação mesmo sem completá-lo. Temos vários depoimentos de alunos que conseguiram a aprovação dessa forma, sem passar por alguns pontos menos relevantes do edital por falta de tempo.

Segundo caso: concurseiros avançados

Porém, se você iniciou seus estudos com a antecedência necessária, a nossa tática muda. Os concurseiros nessa situação são aqueles que já viram todo o edital, ou que deixaram apenas alguns tópicos menos relevantes para trás. Quem se encontra nessa situação, provavelmente estava em um ritmo bastante intenso nas últimas semanas. Tal ritmo, somado à tensão causada pela epidemia, ao isolamento social e às provas adiadas pode gerar altos níveis de estresse, o que pode nos atrapalhar bastante na hora de resolvermos nossa prova.

Portanto, no seu caso, esteja atento a isso e, se necessário, reduza um pouco sua carga de estudos. Pode parecer estranho, mas, supondo que esteja em um nível avançado, tenha visto praticamente todo o edital e domine uma parte considerável dele – especialmente as disciplinas e tópicos mais importante -, o estresse elevado pode te atrapalhar mais do que ter algum tempinho a menos no seu ciclo de estudo.

Além disso, reorganize seu cronograma de modo a voltar naqueles pontos menos importantes que foram preteridos na preparação inicial. Apesar da pequena importância, se estão no edital eles podem ser cobrados e cada dia mais as bancas têm inovado na cobrança. Ademais, nas disciplinas em fase de revisão, foque massivamente na resolução de exercícios, como mostramos a seguir.

A importância da resolução de exercícios

Resolvendo questões no período de provas adiadas
Os benefícios da resolução de questões

Utilize a resolução de exercícios para ir montando seu caderno de erros. Ao anotar quais questões você erra nesse caderno, temos um histórico muito bom das suas dificuldades. Essa informação te mostrará os tópicos sobre os quais você mais erra. Por conseguinte, você pode retomar os estudos de tais tópicos a fim de refinar seu entendimento do mesmo e corrigir as falhas cometidas.

Além disso, quanto mais exercícios você fizer da banca, mais familiarizado com o padrão de cobrança da mesma você estará. E sabemos que conhecer a sua banca é fundamental, pois, a título de exemplo, uma mesma assertiva para determinadas bancas pode ser tida como “certa”, enquanto que para outras a resposta correta seria “errada”.

Podemos acrescentar ainda o fato de que, ao realizar exercícios, a fixação do conteúdo é maior do que quando apenas lemos a teoria. A primeira forma de estudo é mais ativa do que a segunda, favorecendo assim a memorização. Principalmente quando se trata do conteúdo das questões que erramos, pois essas tendem a nos chamar mais atenção.

Provas adiadas: considerações finais

Sabemos que vários outros fatores devem ser encarados pelo concurseiro em um momento como esse. Para quem já vinha dando o seu máximo há algum tempo pode ser um tanto desmotivador encarar esse adiamento.

Porém, devemos ter em mente que esses obstáculos são para todos. Não é apenas você, mas todos os seus concorrentes também estão passando por isso. E a grande maioria deles vai, de fato, sentir o golpe e se deixar desanimar por tudo isso.

Logo, essa é a sua chance de fazer a diferença e se destacar. Pois, por mais que o seu nível nas disciplinas estivesse alto quando essa crise estourou, sempre podemos ir além. Afinal, ninguém dominará completamente um desses editais enormes que têm sido publicados, o que quer dizer que podemos melhorar. Portanto, aproveite esse tempo com sabedoria. Caso esteja com dificuldades de controlar a ansiedade nesse momento ímpar, o vídeo abaixo pode lhe ajudar:

Vencendo a ansiedade em tempos de coronavírus

Concluindo, para aqueles que estavam correndo contra o tempo, temos a oportunidade de ouro para chegarmos em um nível bem competitivo. Para os que já se encontravam nesse nível, tentemos manter nossa paz e tranquilidade, sem deixar o alto nível alcançado cair. Pelo contrário, vamos aumentá-lo ainda mais. Para isso, podemos utilizar exercícios para manter o nível dos tópicos já dominados e fazer um ajuste fino daqueles em que ainda temos alguma dificuldade, voltando nos materiais teóricos, se necessário.

Dessa forma, independentemente de quando as provas adiadas forem retomadas, estaremos prontos para conquistarmos nossa sonhada aprovação.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.