Artigo

RECURSOS Prova Auditoria TCE-PR

Olá, pessoal,

 

Como já havíamos comentado a prova de Auditoria TCE-PR antes mesmo da divulgação do gabarito preliminar do CESPE, fica fácil embasar dois possíveis recursos com os comentários que apresentei para as questões.

 

Abraços e bons recursos.

 

Claudenir

 

 

33 (CESPE/TCE-PR-Engenharia Civil/2016) Assinale a opção correta, a respeito e governança no setor público.

  1. B) As instâncias externas de governança responsáveis pelo exercício de fiscalização e controle são autônomas, mas podem depender de outras organizações.

Comentários:

Em relação à governança no setor público, o Tribunal de Contas da União – TCU – editou um referencial básico a ser seguido pelas administração.

De acordo com esse referencial, “as instâncias externas de governança são responsáveis pela fiscalização, pelo controle e pela regulação, desempenhando importante papel para promoção da governança das organizações públicas. São autônomas e independentes, não estando vinculadas apenas a uma organização. Exemplos típicos dessas estruturas são o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União”. (grifei)

Assim, fica claro que a assertiva B está correta, motivo pelo qual pede-se verificar a possibilidade de alteração no gabarito de E para B.

 

47 (CESPE/TCE-PR-Engenharia Civil/2016) Nas empresas de auditoria, o monitoramento destina-se a garantir que o controle de qualidade seja efetivo. Para concretizar esse objetivo, o(s) responsável(is) pela execução do monitoramento deve(m)

  1. E) identificar e avaliar circunstâncias e relações que criem ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas.

Comentários:

Em relação ao monitoramento e à independência, de acordo com a NBC TA 220 (controle de qualidade”:

“11. O sócio encarregado do trabalho deve concluir sobre o cumprimento dos requisitos de independência aplicáveis ao trabalho de auditoria e, com isso, deve:

(a) obter informações relevantes da firma e, quando aplicável, das firmas da rede, para identificar e avaliar circunstâncias e relacionamentos que criam ameaças à independência;

(b) avaliar as informações sobre violações identificadas de políticas e procedimentos de independência da firma para determinar se elas criam ameaça à independência para o trabalho de auditoria; e

(c) tomar as medidas apropriadas para eliminar essas ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável mediante a aplicação de salvaguardas, ou, se considerado apropriado, retirar-se do trabalho, quando a retirada é possível de acordo com lei ou regulamento aplicável. O sócio encarregado do trabalho deve comunicar prontamente à firma, para tomar as medidas apropriadas, sobre qualquer impossibilidade de resolver o assunto (ver itens A5 a A7).”

Assim, podemos observar que a alternativa E está correta.

Na mesma norma, tem-se que a alternativa C não poderia estar correta, visto que “Revisor de controle de qualidade do trabalho é um sócio ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho, com experiência e autoridade suficientes e apropriadas para avaliar objetivamente os julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e as conclusões alcançadas na elaboração do relatório de auditoria”. (grifei)

Assim, pede-se verificar a possibilidade de alteração no gabarito de C para E.

 

 

 

Receba dicas de estudo e conteúdo gratuito de Auditoria em seu email, cadastrando-se na nossa lista exclusiva, no link a seguir

 

http://eepurl.com/caW9Pj

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, na sua apostila fala que: "Cabe ao supervisor orientar e revisar tecnicamente a auditoria." "A supervisão dos trabalhos deve procurar assegurar que: a) os objetivos da auditoria sejam alcançados;" Então por que está errada a seguinte alternativa: "Questão 48: Constitui atribuição do responsável pela supervisão do trabalho de auditoria: A - certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas." Desde já agradeço a atenção.
    Antonio Gomes em 15/09/16 às 13:25
  • Desculpe minha incapacidade cognitiva, professor, mas não entendi qual o problema da assertiva dada como correta na questão 47, que é a seguinte: "requerer que as pessoas que executarão a revisão do controle de qualidade de determinados trabalhos não sejam envolvidas na inspeção desses mesmos trabalhos." Ela me parece totalmente coerente com o trecho citado da NBC TA 220. Poderia, por favor, esclarecer um pouco mais o ponto a ser atacado? Obrigado!
    Fernando em 15/09/16 às 09:56