Artigo

Gabarito MPCE Analista – Ética

Fala pessoal! Aqui é o Prof. Paulo Guimarães, e vamos agora corrigir as questões de Ética que foram aplicadas no concurso do MPCE para o cargo de Analista. Se tiver dúvidas você pode entrar em contanto comigo pelo instagram, ou deixe sua dúvida aqui nos comentários e eu vou responder.

Vamos à nossa correção!

Os juízos de valor vão além da perspectiva da legalidade, exigindo que as pessoas tomem decisões em termos de certo e errado, justo e injusto, etc. Não se trata apenas do que é legal ou ilegal.

GABARITO: ERRADO

É completamente equivocado dizer que o senso moral é universal, justamente porque a moral, por excelência, varia no tempo e no espaço. O que é moralmente aceitável aqui no Brasil em 2020 pode ser completamente inaceitável em outro lugar e em outra época.

GABARITO: ERRADO

Valores positivos e negativos, em termos de Ética, devem ser encarados como as noções de certo e errado. Dizer que esses valores podem ser dissociados do senso moral é falacioso, pois o ser humano é racional e complexo, e considera determinada conduta conveniente ou não de acordo com o seu senso de justiça, que nada mais é do que o senso moral.

GABARITO: ERRADO

O agir ético está relacionado à moralidade da Administração Pública, que, sob o prisma da Ética Profissional, será atingida por meio do equilíbrio entre legalidade e finalidade. Para buscar a finalidade o servidor deve ter em mente noções como justiça e bem comum, e por isso podemos dizer que o agir ético depende da liberdade de consciência. Sem uma consciência livre o indivíduo não pode tomar decisões racionais e, portanto, não pode agir de maneira ética.

GABARITO: CERTO

E mais uma vez Aristóteles surgiu para assombrar os concurseiros de bom coração! Uma das ideias mais interessantes da Ética aristotélica é a de que as manifestações da virtude estão ligadas ao agir, e não apenas ao pensar. Para dizermos que alguém é virtuoso, devemos nos pautar nas ações dessa pessoa, e não simplesmente nos seus pensamentos. Sob esse ponto de vista podemos dizer que questão está correta, pois os hábitos e costumes são justamente as ações dos seres morais, que definem o valor da sua conduta.

GABARITO: CERTO

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.