Artigo

Projeto da Guarda Civil Distrital do DF será enviado ao legislativo; previsão de 2 mil vagas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que o projeto de criação da Guarda Civil Distrital do DF deve ser enviado ainda esta semana à Câmara Legislativa, com previsão de até 2 mil vagas.

O projeto de criação da Guarda Civil Distrital, que foi discutido com as polícia Civil e Miliar, começou a ser pensado ainda em 2019. Em entrevista concedida na época, o governador do Distrito Federal relatou que o projeto já estava em andamento e que a corporação seria responsável por vigiar os monumentos, museus e outros locais, que atualmente são de responsabilidade da polícia.

A ideia por trás da atuação da Guarda é liberar as polícias para atendimento de outras demandas cotidianas.

Como é o concurso para Guarda Civil?

O concurso público para o cargo de Guarda Municipal exige que o candidato tenha nível médio completo e carteira de habilitação na categoria “B”. O certame geralmente é composto de 4 etapas:

Prova- teórica objetiva (caráter classificatório e eliminatório)
Exame de Aptidão Física (caráter eliminatório)
Avaliação Psicológica (caráter eliminatório)
Curso de Formação (caráter eliminatório)

Para ser empossado no cargo público, o candidato aprovado no Concurso também deve obter aprovação no Curso de Formação. O curso segue a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

A realização do conteúdo se dará a critério da Administração Municipal, de forma presencial, podendo conter módulos do sistema EAD da SENASP.

Progressão na carreira

A progressão de carreira dos guardas distritais está dividida em quatro classes, cada uma possui cinco níveis. Para ascender na carreira, os servidores terão que cumprir requisitos de formação e ter, no mínimo, 12 meses entre um nível e outro, não podendo estar no período probatório.

Cursos para concursos

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.