Artigo

Redação pronta sobre Feminicídio: concursos carreiras policiais/banca Cespe

Estrategianos, tudo em paz?

Prof. Rapha chegando na área trazendo uma redação pronta sobre Feminicídio – tema potencial para concursos de carreiras policiais.

Redação Banca Cespe:

Para fazer uma boa redação para a banca Cespe, o candidato precisa ter consciência que 95% da pontuação está diretamente relacionado ao conteúdo. Ou seja, é preciso caprichar no desenvolvimento de seus argumentos.

Como eu faço parágrafos argumentativos consistentes e bem fundamentados?

A estrutura ideal de um parágrafo argumentativo consiste em: Conectivo, tópico frasal (o Cespe já oferece praticamente essa parte por meio dos tópicos exigidos). Fundamentação (utilizar pelo menos um recurso argumentativo). Conclusão do parágrafo.

Para fazer uma boa fundamentação é obrigatório o uso de pelo menos um recurso argumentativo em cada parágrafo de desenvolvimento: argumento de autoridade, exemplificação, dados estatísticos, comparação de realidades sociais, alusões históricas, literárias e cinematográficas, etc.

Dica de ouro para fazer um excelente parágrafo argumentativo para a banca Cespe:

A banca Cespe valoriza muito o recurso argumentativo denominado “exemplificação”, isto é, citar e desenvolver pelo menos dois exemplos concretos da realidade social para defender o seu argumento. Outro recurso argumentativo que causa grande impacto nas bancas é o uso contextualizado de conceitos/reflexões de pensadores renomados (argumento de autoridade)

Então, vamos à análise de nossa redação!

  1. O Feminicídio como sintoma de uma sociedade autoritária
  2. A importância da polícia para coibir as violências contra as mulheres
  3. Ações que o Estado deve adotar para garantir tratamento humano às mulheres vítimas de violência

Em primeira análise, é importante ressaltar que o feminicídio é resultado de uma sociedade que foi construída em relações autoritárias e na figura do homem como centro social (sociedade patriarcal). Nessa perspectiva, os dados da pesquisa “Atlas da Violência” apontam que há uma média de treze assassinatos de mulheres por dia, e a pesquisa “Mapa da Violência” conclui que a maioria desses crimes acontecem por motivos passionais, ou seja, são ex-companheiros que não aceitam o fim de um relacionamento e acreditam que a mulher é objeto de posse. Assim, essa sociedade patriarcal, que foi característica marcante do Brasil Colônia, insiste em persistir na sociedade atual.

Além disso, os órgãos de segurança pública são importantes para coibir ações violentas contra as mulheres e responsabilizar os criminosos. Nesse sentido, uma das funções essenciais dos policiais é garantir, também, que os direitos fundamentais das mulheres sejam assegurados, fortalecendo o Estado Democrático de Direito e exercendo a função de assistência ao cidadão, conforme reforça o escritor Ricardo Balestreri.

Mediante o exposto, em casos de violências já consumadas, é importante que o Estado crie delegacias especializadas para que haja atendimento humano e multidisciplinar às vítimas de agressão. Ademais, as instituições policiais devem oferecer curso de formação aos policiais, para que esses saibam agir sem preconceitos com as vítimas, evitando, assim, violência institucional, baseada na culpabilização da vítima.

Obs.: Grato ao Profº. Carlos Roberto, coordenador de Discursivas, pelas correções e ajustes.

Gostou deste artigo? Deixe comentários e compartilhe com os amigos ;)

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), Recursos, História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profraphael

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite! Suas dicas são ótimas!???????? Estou estudando para TJ RJ, se poder dar mais dicar sobre como desenvolver uma ótima discursiva para banca Cespe, agradeço.
    Maria de Fátima em 30/08/20 às 19:34
  • Olá! Sobre o reconhecimento o reconhecimento facial, abordei na redação sobre a digitalização (o link está no artigo). Sobre a crise carcerária eu posso fazer um modelo. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 02/03/20 às 15:45
  • E possível um texto pronto(Crise prional ou uso de reconhecimento facial)?provas polícia Civil.
    Valdicei Arruda em 02/03/20 às 15:29
  • Sim prof, estou estudando e vou fazer provas área policial , se possivel mais dicas e redações voltado para essa área ( Cespe) redações prontas muito me ajudará exemplificando, abraço .
    Valdicei Arruda em 02/03/20 às 13:45
  • Bom dia. Gostaria sim de informações pois estou fazendo meu TCC sobre esse tema . Se possível me enviar por email alguns casos agradeço. Meu email [email protected]. Dez de já Meu muito obrigado.
    Alexandra Aparecida Gonçalves em 01/03/20 às 10:47