Artigo

Você sabe fazer redação de qualquer tema? Se o tema fosse: o Palmeiras é o melhor time do Brasil, quais argumentos você utilizaria?

Você sabe fazer redação de qualquer tema?

Prof. Raphael Reis chegando na área para relaxar e descontrair ;) Se o tema da redação fosse “o Palmeiras é o melhor time do Brasil”, quais argumentos você utilizaria?

Como eu digo sempre: se o aluno possui domínio da estrutura dissertativa-argumentativa, bem como possui repertório sociocultural, consegue desenvolver qualquer tema, até os mais malucos!

Vamos tentar um caminho argumentativo para a proposta supracitada.

O futebol é a paixão nacional dos brasileiros: mexe com as emoções e contribui para o lazer das pessoas, como afirmava o escritor Nelson Rodrigues. (Contextualização). Nesse sentido, a equipe do Palmeiras desponta como o melhor time de futebol do país, alegrando milhares de torcedores devido aos seus títulos de expressão nacional e internacional, bem como jogadores de renome que se destacaram na seleção brasileira. (Tese com menção de dois tópicos que serão desenvolvidos nos parágrafos argumentativos).

Primeiramente (conectivo para gerar progressão textual), é importante destacar que o valor histórico de uma equipe de futebol se mede pela conquista de títulos (tópico frasal I). Nessa perspectiva, o Palmeiras foi o primeiro campeão mundial (1951), é o maior campeão brasileiro com 10 títulos e possui 3 Copas do Brasil, fazendo com que os alviverdes fiquem com a primeira colocação do ranking nacional de clubes organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). (Fundamentação a partir da exemplifcação de fatos históricos e menção a uma instituição que regulamenta o futebol).

Em segunda análise (conectivo para gerar progressão textual), cabe ressaltar que o Palmeiras é um dos clubes que mais tiveram jogadores na seleção brasileira, contribuindo para a conquista de copas do mundo. (tópico frasal II). No tetracampeonato (1994) foram convocados Mazinho e Zinho e no Pentacampeonato (2002) o maior goleiro de todos os tempos: São Marcos. Essas participações contribuíram para o bem comum, proporcionando felicidade coletiva a todos os brasileiros. (Fundamentação a partir da exemplificação de fatos históricos).

Portanto (conectivo de conclusão), o Palmeiras reúne todas as qualidades necessárias para ser considerado o melhor time brasileiro: títulos de expressão, contribuiu para conquistas relevantes da seleção brasileira e tem uma torcida apaixonada. (Retomada da tese). Para que o alviverde continue sendo o maior de todos os tempos, a Diretoria do clube deve investir na infraestrutura e na contratação de bons jogadores, por meio de parcerias com empresas que valorizem a história do time, marcado por um passado glorioso. (Fechamento da conclusão com proposta de solução).

Acesse os materiais gratuitos da aula 00 do curso de Ciências Humanas para Redação

YouTube: professor Raphael Reis

Instagram e Telegram: profraphaelreis

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prof. Raphael. Tudo bem? Sou sua aluna do curso de redação para SPPREV. Por favor, preciso de ajuda para meu recurso. Por favor, aguardo contato, pois gostaria de encaminhar minha redação, assim o Sr. poderá analisar se convém ou não o recurso e juntamente com a equipe do estratégia, qual o valor. Desde já, agradeço gentilmente sua atenção e aguardo desesperadamente o atendimento. Att. Larissa Regina Lopes
    Larissa Regina Lopes em 04/02/20 às 16:59
  • rsrs
    Raphael de Oliveira Reis em 01/02/20 às 17:56
  • o argumento é falacioso visto que o mundo inteiro sabe que O PALMEIRAS NÃO TEM MUNDIAL rs
    Krislan em 31/01/20 às 11:41
  • rsrs show!
    Raphael de Oliveira Reis em 30/01/20 às 12:59
  • Avante!
    Raphael de Oliveira Reis em 30/01/20 às 12:59
  • Adorei o texto! Dá-lhe verdão! <3
    Viviane Rodrigues em 30/01/20 às 10:30
  • Kkkkk,adorei, traga mais temas ai pra nós. Ler é sempre bom,agora ler é se divertir enquanto faz a leitura é ainda melhor . Obrigada
    Elaine em 30/01/20 às 09:51
  • Verdão! rsrs
    Raphael de Oliveira Reis em 29/01/20 às 23:37
  • Ei, Danilo! Que bom que você dessa brincadeira - a ideia era descontrair aprendendo. O examinador poderia entender que essa é uma atribuição dada ao goleiro por algum destaca, mas com certeza se for um corretor mais exigente e que fizesse uma breve pesquisa na internet poderia avaliar que dei informação inadequada. Dessa forma, o mais correto era colocar: "um dos melhores goleiros do Brasil". Valeu!
    Raphael de Oliveira Reis em 29/01/20 às 23:37
  • Bem legal a abordagem do tema, pena que TOTALMENTE EMBASADO EM MENTIRAS.... kkkkkkk Apesar da brincadeira (do autor, primeiro mundial?! para né), fiquei com uma duvida... Ao citar que o Marcos seria o melhor goleiro de todos os tempos, inclusive utilizando Sao Marcos, isso não prejudica na correção? por ser uma opiniao do candidato..
    Danilo em 29/01/20 às 15:45
  • Achei o artigo excelente!
    Claudio em 29/01/20 às 15:31