Artigo

SEFAZ-DF: estratégia para a prova!

Olá! Tudo bem?

Meu nome é Emival Ribeiro e sou Auditor de Contas Públicas do TCE-PB.

Falta só uma semana para a prova da SEFAZ DF. Aproveitando nossa experiência de muitas provas e a de vários aprovados, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas sobre como conduzir esta reta final de estudos.

Olha só, antes de tudo, eu sempre sugiro aos alunos que diminuam o ritmo durante as últimas semanas. Não é raro errarmos questões fáceis no dia da prova simplesmente porque estamos cansados mentalmente.

A prova do próximo domingo é um tanto quanto atípica considerando os últimos concursos da área fiscal: primeiro porquê a banca CESPE, por si só, é sui generis. Depois porque estamos acostumados com FCC e FGV e provas de múltipla escolha na área fiscal.

Nesta primeira etapa, que é a prova objetiva, precisamos ser estratégicos e jogar na segurança. É necessário pelo menos sobreviver para continuar lutando na discursiva, que acontecerá em abril! Levando em consideração as características dos concursos e da banca, faço as seguintes considerações:

  • Leitura muito atenta de cada assertiva CESPE. Não raramente, esta banca acaba por confundir os alunos pela gramática da alternativa. Então tenha muita atenção na leitura para não “engolir” nenhuma preposição, adjetivo ou qualquer expressão que altere o gabarito.
  • Tendo em vista que temos 160 questões em 5 horas, sugiro que faça a prova em 4 horas e meia, reservando os 30 minutos finais para preenchimento do cartão resposta. Isso vai nos dar um pouco mais de 1 minuto e meio por questão, o que eu considero suficiente se tivermos uma boa estratégia de prova.
  • Eu sempre optei por começar pela prova de português! É normal que as horas anteriores à abertura dos portões e até a distribuição dos cadernos de prova estejamos com a adrenalina lá em cima. Isso prejudica na concentração inicial. Fazer a prova de português primeiro, com tempo de sobra para ler os textos e resolver todas as questões, acaba nos devolvendo a concentração necessária. É que somos obrigados a nos concentrar para entender e interpretar os textos e é assim que eu costumava “entrar no clima da prova”.
  • Depois da prova de português, eu sempre escolhia duas disciplinas que tinha mais facilidade. Escolhia, por exemplo, Direito Administrativo, Constitucional ou Tributário. Fazer questões de disciplinas que temos facilidade, acaba por nos encher de confiança para resolver aquelas disciplinas mais cascudas, como, por exemplo, Contabilidade Geral.
  • Quais deixar em branco? Eu não gostava de deixar nenhuma! Entretanto, se tem alguma questão que você não tem nem ideia do que se trata ou nunca estudou aquele assunto, minha recomendação é para que deixe em branco. Se você não souber nada daquele assunto, sua chance de acertar a questão é de 50%. Se souber alguma coisa do que está sendo cobrado na questão, sua chance sobe e aí o acerto passa a ser mais provável do que o erro. Não deixe em branco! De toda forma, se optar por deixar questões em branco, não faça isso com mais do que 5% da prova.
  • Se perceber que alguma questão vai te demandar muito tempo de resolução, deixe-a para o final!
  • Não deixe as disciplinas específicas para o final (Tributário, Legislação, Contabilidade, Auditoria e Direito Financeiro). A pontuação destas matérias é substancialmente maior do que as disciplinas de conhecimentos gerais. Então não corra o risco de faltar tempo para resolve-las. Se isso, eventualmente, vier a acontecer, que seja com as disciplinas que valem menos.
  • Legislação Tributária: minha aposta é que teremos uma prova mais literal. Então, durante esta última semana, a sugestão é para que leia muito da lei seca! Saiba diferenciar o que é isenção do que é não incidência e imunidade! Normalmente isso é cobrado. Base de Cálculo, Alíquotas e Fato Gerador têm que estar na ponta da língua.
  • Há várias estratégias vencedoras que podemos utilizar na última semana: pode criar cadernos de questões de todo o conteúdo programático e resolver umas 100 questões por disciplina. Pode, ainda, separar os tópicos mais importantes para revisar. Há alguns alunos que optam por ler aqueles assuntos que ainda não tiveram tempo de estudar. Eu faria da seguinte forma: para as disciplinas gerais, de peso 1, criaria cadernos de questões englobando todo o conteúdo cobrado, por matéria, e faria entre 100 e 150 questões de Certo/Errado de cada uma. Em relação às disciplinas específicas, de maior peso, separaria os assuntos mais importantes, revisaria e faria as questões relacionadas a esses assuntos. Se, e somente se, sobrasse um tempinho, eu buscaria ler sobre assuntos que não deu tempo de estudar durante o período pós-edital.
  • Há quem pare de estudar na sexta feira e há quem estude até o último minuto! Minha sugestão é para que não estude no sábado! Isso mesmo. Procure fazer alguma atividade física e se divertir com algo que gosta. Ansiedade sempre vai existir, mas é preciso saber dominá-la. Você precisa chegar muito descansado e disposto a resolver uma prova que vai te exigir muita concentração e esforço mental.

Desejo a todos uma ótima prova e vamos juntos para a segunda fase!!!

https://www.instagram.com/emival_/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.