Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 47

Oi, oi, oi! O assunto de hoje já foi tema de redação para a prova de escrivão da PF, logo, precisamos retomar essa temática para o Concurso PCDF Escrivão também!

Proposta de Redação 47

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (14) pelo jornal “Folha de S. Paulo” aponta que 84% das pessoas que responderam à enquete são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a pesquisa, 14% são contrários à alteração da lei, 2% são indiferentes ou não opinaram.

Segundo o jornal, a pesquisa foi feita entre 18 e 19 de dezembro de 2018 e ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A alteração da idade mínima para que uma pessoa possa ser presa por um crime é alvo de projetos em tramitação no Congresso. Atualmente, infratores entre 12 e 18 anos vão para os sistemas de cumprimento de medida socioeducativa, geridos pelos governos estaduais.

Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/14/84-dos-brasileiros-sao-favoraveis-a-reducao-da-maioridade-penal-de-18-para-16-anos-diz-datafolha.ghtml

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

O debate sobre a redução da maioridade penal e o contexto brasileiro

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Discorra sobre a diferença entre maioridade penal e responsabilidade penal [10,00]
  2. Mencione pontos favoráveis e contrários acerca da redução da maioridade penal no Brasil [10,00]
  3. Comente sobre a importância do ECA para crianças e jovens no Brasil [9,00]

Venha conhecer o nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.