Artigo

Prova PMBA Geografia

O resultado dos nossos alunos na prova  de geografia PMBA 2020 foi só sucesso, e para quem acompanhou a revisão de véspera, teve arsenal para gabaritar. Todas as questões foram comentadas ao vivo e extensamente trabalhadas em nosso material escrito. 
A IBFC sempre cobra bastante a geografia física nos seus exames e neste não foi diferente. Todos os aspectos gerais da natureza – clima, relevo e vegetação – foram cobrados, e também o vazamento do navio de petróleo grego, com óleo venezuelano, que atingiu todo o litoral nordestino. Este tema era praticamente certo, e caiu uma questão que pessoalmente achei legal, pois dependia de uma interpretação global do tema, e interpretação de texto, num nível adequado, que permitiu ao candidato atualizado, resolvê-la sem nenhuma dificuldade. Na verdade, esta prova foi fácil, pois através da eliminação de proposições absurdamente erradas, chegávamos tranquilamente na resposta.

27. (IBFC -P – Soldado / 2020)
“Bioma é um conhecido de vida vegetal e animal , Constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria” (IBGE, 2019). No que concerne aos biomas que estão presentes no estado da Bahia, assinale a alternativa correta.
A) Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
B) Amazônia, Caatinga e Pampa.
C) Amazônia, Mata Atlântica e Pampa.
D) Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.
E) Cerrado, Caatinga e Pampa.

          As três principais formações vegetais que encontramos na Bahia são, do litoral para o interior, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Cerrado.

Gabarito: D

28. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
No que se refere aos aspectos físicos do estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O estado possui relevos com altitudes que podem variar de 0 a 630 metros, sendo que as maiores elevações estão localizadas no Recôncavo Baiano. Estão no sudoeste da Chapada Diamantina.
( ) A Serra do Espinhaço, a Serra da Canastra, a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros são exemplos de acidente geográficos localizados no estado. O PN Serra da Canastra é onde está a nascente do Rio São Francisco no sul de Minas Gerais e a Chapada dos Veadeiros está localizada no nordeste de Goiás.
( ) Grande parte do território do estado é banhado por cursos d’água pertencentes a bacia hidrográfica do rio São Francisco.
( ) A capital do estado, Salvador, está localizada na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, e Feira de Santana, na bacia do rio Paraná.

Assinale alternativa que apresenta sequência correta de cima para baixo.
A) F, F, F, V.
B) F, V, V, F.
C) F, F, V, F.
D) V, V, F, F.
E) V, F, F, V.

O relevo baiano possui três compartimentos principais: Planície e tabuleiros litorâneos, Planaltos e serras do Atlântico- cuja formação mais conhecida é a chapada diamantina, e a depressão Inter planáltica do Rio São Francisco. Salvador fica na Baia de todos os Santos, na planície litorânea e o ponto mais alto do estado é a APA (Área de Preservação Ambiental) Serra do Barbado, no sudeste da Chapada Diamantina, com 2.033 metros de altitude. Era mais fácil fazer sabendo o que não era relevo baiano: Serra da Canastra, onde fica a nascente do rio São Francisco em Minas Gerais, e a Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás, que está bem próximo, nos limites estaduais, mas são formações goianas. O Recôncavo baiano está na planície litorânea.
Um dos assuntos mais cobrados, e que pessoalmente considero obrigatório nas provas do estado da Bahia, são questões sobre o Rio São Francisco. Além de ser um dos primeiros caminhos que permitiram a interiorização da colonização através da expansão da pecuária, e importante caminho para os bandeirantes, é o terceiro maior potencial hidrelétrico instalado do país (foi o segundo por muito anos e recentemente superado pela bacia do Tocantins). É o principal polo do agronegócio da fruticultura nacional, maior e principal rio baiano, para onde confluem muitos pequenos afluentes, dos planaltos ocidentais do rebordo do São Francisco. A nascente fica em Minas Gerais na Serra da Canastra e sua foz em delta entre Alagoas e Sergipe.

Gabarito C

29. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
Analise a figura abaixo.

Associe os climas da legenda do mapa com os diferentes tipos de climas da região Nordeste. Analise as afirmativas abaixo e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O clima 1 é o subtropical.
( ) O clima 2 é o tropical.
( ) O clima 3 é o semiárido.
( ) O clima 4 é o equatorial.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V, F, F, F.
B) F, V, F, F.
C) F, F, V, F.
D) V, F, F, V.
E) V, V, V, V.

Há três tipos climáticos na Bahia:
1) O clima quente e úmido sem estação seca (Af);
2) O clima quente e úmido com estação
seca de inverno (Aw);
3) O clima semiárido quente (BSh).

Gabarito: B


30. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
“O homem chega, já Deus faz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar.
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar.
Vai ter barragem do salto do Sobradinho
E o povo vai-se embora com medo de se afogar.
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire Sertão”
Guttemberg Guarabyra

A canção Sobradinho, cantada pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, protesta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, que foi instalada na década de 70 no rio São Francisco, no estado da Bahia. Sobre os impactos negativos causados pela construção de grandes barragens, que afetam a sociedade e o meio ambiente, assinale alternativa incorreta.
A) desapropriação de propriedades particulares e realocação da população ribeirinha.
B) desintegração dos costumes e tradições históricas da população atingida.
C) perda de terras agricultáveis devido à elevação do nível da água do rio.
D) alteração da dinâmica natural do rio e derrubada de florestas.
E) Rebaixamento do lençol freático e poluição radioativa do rio.
O tema energia era também esperado, pois a Bahia possui uma grande disponibilidade energética, como as usinas instaladas no rio São Francisco que atualmente é o terceiro maior potencial hidrelétrico instalado, o segundo potencial eólico instalado no país e também é um grande produtor de petróleo no recôncavo baiano. Era fundamental que o candidato que tivesse ao menos noção de que a bacia do Paraná não drena o estado da Bahia.

Gabarito: E

31. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)

(Fonte: Humor Político)
A charge acima é uma crítica ao vazamento de óleo que ocorreu no litoral nordestino e atingiu praias do estado da Bahia, no segundo semestre de 2019. Em relação as possíveis consequências deste vazamento para o meio ambiente, analise as afirmativas abaixo.
I. O óleo pode causar a morte de animais marinhos, como tartarugas e peixes.
II. Óleo pode alterar a qualidade da água, deixando a inclusive imprópria para banho.
III. O olho pode ocasionar a formação de processos erosivos em áreas de mangue, como ravinas e voçorocas.
IV. Óleo pode reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo assim com o aquecimento global.

Assinale alternativa correta.
A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
E) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A questão sobre o óleo no nordeste foi bem tranquila quanto as informações de atualidades, e exigiu conhecimentos bem básicos, como o fato do petróleo ser um combustível fóssil que agrava o aquecimento global devido às emissões de gás carbônico, bem como identificar que não tem como uma mancha de óleo na praia, que causa contaminação, diminuir os efeitos do aquecimento global, tampouco provocar erosão, que é o desgaste resultante da ação o intemperismo químico provocado pela água, que provoca desgaste. Ravinas e Voçorocas são áreas profundamente erodidas pela ação da água, em locais de constante enxurrada.
Gabarito: A


32. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
“São três vozes de uma gente
Que assim solta a garganta
Quando triste ou se contente
Bate o seu tambor e canta.
Olodum, te amo! Ilê, te amo!
O seu som e a sua cor
Didá, te amo! Neguinho, te amo!
Amor, amor.”
Daniela Mercury/Marcelo Quintana

A canção acima homenageia entidades carnavalescas que são patrimônio da cultura baiana. Assinado alternativa correta que indica, respectivamente, um termo que é utilizado para nomear essas entidades e qual sua representatividade.
A) Bloco Afro, símbolo da resistência e da valorização negra.
B) Trio Elétrico, palco móvel utilizado pelos artistas.
C) Escola de Samba, agremiação popular voltada ao samba.
D) Samba de Roda, propagador da cultura do Recôncavo da Bahia.
E) Filhos de Gandhy, que difundiu o frevo na Bahia.

A cultura popular foi também abordada na prova, que destacou o Olodum como manifestação cultural de resistência e de valorização da cultura negra. Essa foi especialmente fácil para o baiano, pois as alternativas estavam fáceis de serem excluídas.
Gabarito: A

33. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
“Entre 2012 e 2018, a Bahia foi único estado em que população se declarava preta cresceu (+35,5% fecha parêntese ao mesmo tempo em que os números de pardos (-3,9% fecha parênteses e brancos diminuíram (-6,9% fecha parêntese. No país como um todo e na maior parte dos estados, as pessoas que se declarava pretas e as perdas cresceram numericamente, enquanto total desse declaravam brancas diminuiu” (G1, 2019).
Assinale alternativa correta que apresenta a cor ou raça predominantemente alto declarada pela população do estado da Bahia, de acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A) Amarela
B) Parda
C) Preta
D) Branca
E) Indígena

A questão sobre a autodeclaração da cor da população no Censo de 2010 acho que pode ter surpreendido muita gente. Sabemos que a população Baiana em torno de 70% se declara preta ou parda, e que Salvador é de maioria negra, mas no conjunto da população de todo o estado, a maioria se declarou de cor parda. Tinha as duas alternativas, e muitos candidatos foram logo a alternativa que sugeria maioria autodeclarada preta.

Vale a pena consultar o site do IBGE.
Pnad contínua: população autodeclarada parda e preta na Bahia.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/pesquisa/10070/64506

Gabarito: B

34. (IBFC – PM-BA – Soldado / 2020)
Em relação aos aspectos econômicos e sociais do estado da Bahia, assinale alternativa correta.
A) O Produto Interno Bruto (PIB per capita da Bahia está entre os três maiores do Brasil.
B) O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da Bahia é o menor entre os estados do Brasil.
C) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia está entre os três maiores do Brasil.
D) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia é o menor entre os estados do Brasil.
E) A expectativa de vida do baiano está crescendo, porém ainda está abaixo da média do brasileiro.
A população baiana também foi explorada através de uma questão que trabalhamos extensamente nas aulas, que é sobre o perfil da população e suas transformações ao longo do tempo, como a queda na natalidade, o aumento na expectativa de vida e o progressivo envelhecimento. O gráfico abaixo, que trabalhamos no material e na revisão de véspera permite claramente observar que apesar do aumento da expectativa de vida progressiva no estado, ainda é menor que o aumento em nível nacional. Podemos observar com clareza no gráfico abaixo em que o gráfico baiano é o colorido e está sobreposto ao brasileiro, que a população baiana é mais jovem que a média nacional e tem menor expectativa de vida.

Gabarito: E

É isso aí pessoal, qualquer dúvida é só me consultar no fórum de dúvidas, ou pelo   

 @professorsergiohenrique

bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.