Artigo

Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos

Tudo o que você precisa saber sobre Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Olá, concurseiro e concurseira! Meu nome é Lorena Campos. Sou Professora do curso regular de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Nesse artigo vamos conversar sobre alguns tópicos muito importantes nos concursos públicos na área da Enfermagem.

Antes de mais nada, o curso regular tem como objetivo atender os concurseiros de forma mais profunda e focada. Para isso, houve uma pesquisa sobre as temáticas mais cobradas desde 2017 até o momento.

O que as bancas cobram nas provas de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI?

Esse é um grande questionamento daqueles que estão iniciando os estudos.

Os dados abaixo representam a prevalência dos conteúdos cobrados nas provas. E é fundamental que você observe com cuidado, para montar a sua estratégia de estudos com base no que será apresentado.

Vamos analisar isso com calma?

Primeiro, teremos no quadro abaixo os principais conteúdos, ou seja, aqueles que são cobrados nas provas de concurso público.

Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos

O quadro acima está organizado em aulas. Isso porque já separei os conteúdos que serão abordados no curso de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Contudo, para demonstrar que tais conteúdos são realmente os mais importantes no seu estudo, trouxe um Raio-X dos temas mais abordados.

Vamos ver com calma o gráfico, pois dentro dos resultados tenho uma ressalva.

Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos
Raio-X Estratégico em Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos

Cirurgia Segura é sem dúvida o mais cobrado dentro da temática de Cirúrgica (30%), e por fazer parte de uma proposta da Organização Mundial de Saúde, vai continuar com uma incidência significativa.

Cirurgia limpa e pós cirúrgico também foram cobrados de forma significativa.

Além disso, é importante que você fique de olho nos temas relacionados ao transplante. Apesar de ter sido considerado em uma porcentagem menor do que Cirurgia Segura, por exemplo, a cada ano que passa ganha mais destaque das bancas. Assim, é possível que venha com mais força nos próximos concursos públicos.

Agora analise comigo o segundo gráfico.

Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos
Raio-X Estratégico em Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos

Quanto à Clínica Cirúrgica, os temas não fugiram muito do esperado. Todavia, é perceptível que os assuntos são quase que igualmente cobrados. Portanto, todos são muito importantes no seu processo de estudos de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Por outro lado, o Controle Hemodinâmico e Drenos gerais estão no topo na área de Cirúrgica, seguidos por Infecção de ferida cirúrgica, e também dos tipos de cicatrização.

Infecção, tipos de cicatrização e tipos de curativos englobam outra temática que eu e você sabemos ser um tema em que frequentemente a Enfermagem tem dúvida. Mas não se preocupe!

Lá no nosso curso regular você vai aprender sobre isso, e não apenas tipos de curativos, mas também de coberturas a serem utilizadas (uma coisa puxa a outra, não é mesmo?!).

Destaco também o assunto Diagnósticos de Enfermagem voltados para UTI, cirurgia e emergência, porque tem sido cada vez mais cobrado.

Vamos tratar agora sobre UTI.

De fato, a maioria dos alunos possuem dificuldade nessa temática. Entretanto garanto que você vai aprender muito conosco, de forma simples e categórica.

Então, vamos analisar ao terceiro gráfico.

Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos
Raio-X Estratégico em Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos

Desde já esclareço que foram analisadas mais 500 questões para a preparação do curso regular de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Contudo, para não deixar o artigo grande e cansativo, trouxe a porcentagem (%) de 289 delas.

A Unidade de Terapia Intensiva possui tópicos muito específicos e sem dúvida, isso pode te dar um pouco mais de trabalho. Ainda mais que alguns desses são compartilhados por várias áreas, como cálculo de medicação, por exemplo.

Entretanto, foi encontrada uma particularidade. Ficou evidente um destaque na Lesão por Pressão e aqui temos algumas atualizações para estuda.

Já a Monitorização Hemodinâmica e Distúrbios Hidroeletrolíticos são cobrados quase que por determinação de lei, de tão importantes (rs!). E você pode confirmar isso pelo gráfico.

Apesar de o Balanço hídrico aparecer com uma frequência menor nas provas, não deixa de ser necessário o seu estudo. Logo, também tratei desse assunto no material .

Bom, essa foi apenas uma pequena amostra da base em que construir o curso regular Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos.

Sem dúvida é possível que tenhamos realidades diferentes em determinados editais. Mas estarei sempre observando e analisando o comportamento das bancas, pra atender da melhor forma as suas necessidades.

De modo muito detalhado, já temos uma direção para os nossos estudos do ano 2020, e espero contribuir significativamente para isso.

O curso regular de Enfermagem em UTI, Cirúrgica e Emergência para Concursos Públicos

Conforme explicado anteriormente, o material do curso regular de Enfermagem Cirúrgica, Urgência e Emergência e UTI para Concursos Públicos está completo. E todos os tópicos mais cobrados foram abordados com clareza e didática.

Entretanto, não confunda clareza e didática com superficial. Todos os conteúdos são abordados com a profundidade necessária para a compreensão exigida pelas bancas.

No curso encontrará não apenas videoaulas, como também Livros Eletrônicos (PDFs) com os esquemas que vão te ajudar a fixar o conteúdo estudado.

Além disso, disponibilizamos várias questões comentadas sobre cada temática abordada, para que possa treinar muito para a prova.

O estudo pelo material Livro Eletrônico do Estratégia Concursos é um diferencial. Contudo, as videoaulas também são importantes, já que por meio delas alguns pontos ficam mais claros.

Por fim, os materiais em PDF, as videoaulas e questões comentadas farão total diferença nos seus estudos, mas é preciso também uma boa organização na hora de estudar.

Caso queira ter contato diário com dicas, conteúdos e informações gerais sobre concursos em Enfermagem, pode visitar o meu Instagram, clicando aqui: @ensino.enfermagem

Ah, é possível baixar a Aula 00 do curso gratuitamente. Para isso, basta clicar aqui.

Sucesso em sua caminhada! Estou à sua disposição.

Prof. Lorena Campos.

Curso de Enfermagem em UTI, Cirúrgica e Emergência para Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.