Artigo

Nutrição para concursos públicos

Tudo o que você precisa saber sobre Nutrição para concursos públicos.

Olá, amigos do Estratégia Concursos, tudo bem?

Sou Angela Sezini, professora de Nutrição, estou aqui para conversarmos sobre concursos públicos e apresentar o curso regular específico para Nutricionista do Estratégia Concursos.

Então, se você é Nutricionista e deseja prestar concurso público, mas não tem ideia de como e por onde começar, de como organizar seus estudos, de como ser aprovado este texto é para você! Continue comigo e veja algumas dicas muito interessantes para iniciar a sua preparação.

Como ser aprovado?

O sucesso na aprovação possui uma receita simples: estudar! E, preferencialmente, com antecedência. Basicamente, como veremos a diante os editais cobram os mesmos conteúdos.

Iniciar hoje uma preparação pode produzir excelentes resultados num futuro próximo. Estudar os conteúdos revisá-los, treinar questões sedimenta o conhecimento e deixa o candidato preparado para todas as bancas e editais.

Por onde começar?

Um dos maiores desafios dos candidatos a uma vaga no serviço público, tratando aqui em especial do Nutricionista, é a organização do seu estudo.

A leitura minuciosa do edital, a elaboração do plano de estudos, a seleção/aquisição de cursos/materiais focados no concurso pretendido podem ser o diferencial para garantir a aprovação.

Interessante também é conhecer a banca! Qual o nível de exigência, o formato das questões, os assuntos mais recorrentes etc. Essas informações orientam e aumentam a eficiência no estudo.

O que estudar?

Nesse contexto, após a análise de 25 editais publicados nos anos de 2018 e 2019, preparei um Raio X apresentando os assuntos mais recorrentes de Nutrição para concursos públicos. Observe que não temos uma banca específica.

O objetivo desse Raio X é nos familiarizarmos com este tipo de análise, pois a partir dela podemos perceber quais os assuntos e questões estão mais na “moda” no mundo dos concursos! Confira:

Nutrição para concursos públicos
Gráfico dos temas mais recorrentes em provas

Dentre os conteúdos mais recorrentes temos:

  • Nutrição Básica;
  • Avaliação Nutricional;
  • Nutrição nos Ciclos da Vida;
  • Nutrição Clínica;
  • Saúde Pública e Microbiologia de Alimentos.

E dentro desses conteúdos maiores quais seriam os assuntos mais cobrados? Acompanhe:

Na Nutrição Básica destaco a digestão, absorção, transporte e metabolismo dos macronutrientes; absorção e utilização dos micronutrientes, incluindo a biodisponibilidade dos minerais. Atenção especial as vitaminas A, C e D e aos minerais cálcio e ferro.

O conteúdo de Avaliação Nutricional é muito amplo e permeia por outros conteúdos como, por exemplo, Nutrição nos Ciclos da Vida, Nutrição Clínica, Nutrição e Dietética.

Assim, trata-se de um conteúdo que pode ser cobrado em isolado ou na composição de questões sobre outros assuntos correlatos. Normalmente, os temas recorrentes são o cálculo e interpretação do Índice de Massa Corporal (IMC), aferição e interpretação das dobras cutâneas e a semiologia nutricional (ou exame físico) que busca através da presença de sinais físicos a identificação das carências nutricionais.

Outro conteúdo bastante interessante é o chamado Nutrição nos Ciclos da Vida, que se refere às diferentes formas de abordagem e intervenção nutricional para indivíduos nos diferentes estágios de vida: gestantes, lactantes, recém-nascidos, crianças na primeira e segunda infância, adolescentes, adultos e idosos.

Recorrente em provas temos: gestantes e lactantes (enfoque em ganho de peso e recomendações nutricionais; importância do aleitamento materno, composição do leite materno); criança na primeira infância (enfoque em alimentação complementar); idosos (enfoque em avaliação antropométrica – IMC, problemas neurológicos que resultam em disfagia).

A Nutrição Clínica aborda todos os processos de doenças e as recomendações nutricionais e dietéticas específicas para cada estado patológico.

As doenças mais recorrentes são: hipertensão arterial, dislipidemias, obesidade, doenças inflamatórias intestinais, câncer, diabetes e doenças hepáticas (enfoque em recomendações nutricionais).

Em adição, a Terapia Nutricional Enteral e Parenteral também é objeto recorrente de cobrança nas provas.

A Nutrição em Saúde Pública é certamente um dos temas mais exigidos dos candidatos que buscam, por exemplo, a aprovação em uma Prefeitura. Aqui os assuntos mais evidentes são:

  • Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN);
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN);
  • Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN);
  • Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); e o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Os índices antropométricos e a avaliação do consumo alimentar – conteúdo da Avaliação Nutricional – também podem ser incluídos aqui. Importantíssimo: o novo Guia Alimentar para a População Brasileira publicado em 2014 é cobrado praticamente em todas as provas!

E, por fim, Microbiologia dos Alimentos. Tem sempre uma ou mais de uma bactéria nas provas! A contaminação de alimentos, as doenças transmitidas por alimentos, a higiene de alimentos, entre outros, são assuntos habituais em todas as provas.

Um item interessante refere-se ao famoso binômio tempo-temperatura relacionado à conservação dos alimentos tanto in natura como industrializados.

E o curso extensivo de Nutrição para Concursos públicos? Como funciona?

O Raio X estratégico nos possibilitou elaborar um curso preparatório completo contemplando os principais assuntos cobrados por diferentes bancas.  

O material é composto por livros digitais em pdf que trazem a fundamentação teórica, além de uma série de questões comentadas aplicadas em concursos recentes.

Para tornar o processo de preparação ainda mais completo teremos as videoaulas cujo objetivo é destacar os pontos mais relevantes e promover a compreensão dos assuntos mais complexos.

Assim, as nossas aulas foram didaticamente organizadas em 13 PDFs cujos temas são descritos a seguir:

AULAS TÓPICOS ABORDADOS
Aula 00 Nutrição Básica
Aula 01 Nutrição e Dietética
Aula 02 Avaliação Nutricional
Aula 03 Nutrição e Alimentação nos Diferentes Ciclos da Vida
Aula 04 Nutrição Clínica
Aula 05 Nutrição em Saúde Pública
Aula 06 Educação Alimentar e Nutricional
Aula 07 Técnica Dietética
Aula 08 Administração em Serviços de Alimentação e Lactários
Aula 09 Microbiologia e Higiene de Alimentos
Aula 10 Bromatologia e Tecnologia de Alimentos
Aula 11 Vegetarianismo. Suplementação Nutricional. Fitoterapia. Noções de Farmacologia
Aula 12 Código de Ética do Nutricionista/ Legislação Profissional

Iniciaremos com temas básicos e caminharemos ampliando conteúdos e conhecimentos que serão muito importantes para a realização de provas para qualquer concurso desejado: prefeituras, conselho, residências, hospitais universitários, tribunais etc.

Nossa proposta é bastante abrangente, mas ao mesmo tempo focada!

Percebemos, ao longo dessa exposição, que a preparação mais adequada e eficiente é aquela realizada com antecedência, o que nos permite o gerenciamento adequado do tempo, a leitura detalhada do material, as revisões periódicas e o treinamento de muitas questões. “Ingredientes” estes que compõem uma “receita nutritiva” para a aprovação!

Um forte abraço e bons estudos!

Abs,

Prof. Angela Sezini

Instagram: @profangelasezini

*PS: Convido a todos para conhecerem o curso regular de Nutrição para concursos públicos. A aula demonstrativa é gratuita. Basta clicar no link abaixo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Para o ano que vem 2021 terá outra programação??
    Andressa em 07/12/20 às 16:30
  • gostaria de adquir o cuso gostei do planejamento da angela como proceder
    alciane seixas em 22/09/20 às 20:18
  • Gostaria de saber se todas as aulas já estao disponíveis.
    Janayna em 06/06/20 às 00:27
  • Olá Batista, sou de MG e as aulas online são apenas pelo Estratégia Concursos.
    Angela Sezini em 16/04/20 às 11:04
  • Você é de qual estado e se da aula on-line
    Batista em 03/04/20 às 17:22