Artigo

Concursos na área química: Quais as vagas abertas e previstas?

concursos na área de química
Profissional da Química em Laboratório

É Técnico em Química, Químico ou Engenheiro Químico e deseja passar em concursos na área de química… Então, talvez você tenha alguma das seguintes dúvidas:

Quais concursos estão com inscrições abertas ou previstos?

Profissional de nível superior pode assumir cargo de nível técnico?

Quais os principais cargos públicos na área de química?

Dá para se preparar simultaneamente para mais de um concurso na área de química?

Antes de mais nada, gostaria de dizer que não é hora de desanimar. Quem persistir nos estudos agora terá grande vantagem nos inúmeros concursos que acontecerão ainda em 2023 e os novos em 2024.

Voltando ao tema do artigo: sempre que quiser saber das últimas novidades sobre concursos na área de química, passe por aqui! Esse artigo será atualizado semanalmente ou sempre que houver boas novas. Sem mais demora, vamos ao tópico mais importante.

Concursos na área de química com inscrições abertas ou previstos

No mapa dos concursos na área de química abaixo, com detalhamento das oportunidades na Tabela seguinte, estão apresentados os concursos públicos abertos ou em andamento.

Na tabela abaixo, você encontra informações mais detalhadas sobre cada um desses concursos.

Uma dificuldade nossa é mapear os concursos previstos para os profissionais da Química, pois as oportunidades estão espalhadas em milhares de municípios, estados e também órgãos federais. Para 2023 são esperados vários concursos, pois foram represados em razão da pandemia. Dentre os previstos, destaco os seguintes:

  • Perito Criminal dos seguintes estados: TO, PA, PE, PI e PR;
  • Professor de Química para as Secretarias dos seguintes estados: DF; AM; RR; e SC.
  • Papiloscopista de vários estados;
  • Auditor do MAPA; Analista Ambiental do IBAMA; e outro cargos do seguintes órgãos: ANA, ANVISA, INMETRO, INCRA e MMA.
  • Companhias de Saneamento municipais e estaduais.

Sabe de mais alguma oportunidade interessante na área de química, prevista ou aberta? Avise-nos e vamos incluir no mapa.

Ah! Se você está especialmente interessado nos concursos de Perito Criminal, deixo o link abaixo do artigo em que apresento as principais oportunidades previstas para esse cargo.

Próximos concursos para Perito Criminal Oficial Vamos agora a mais uma dúvida do início do nosso artigo.

Profissional de nível superior pode assumir cargo de nível técnico em química? Se sim, vale a pena?

Quase sempre, sim! Quando não der, é possível reverter. Explico melhor nesta seção. Mas antes, expresso minha opinião aos profissionais de nível superior de que vale a pena prestar concursos de nível técnico sim. Isso porque muitos concursos de nível técnico pagam salários superiores a alguns concursos de nível superior, a exemplo das Agências Reguladoras que pagam salário que ultrapassam os 7 mil reais para técnico. Além disso, os cargos de técnico nas Universidades e Institutos Federais contam com adicional de título que aumentam consideravelmente a remuneração dos candidatos mais graduados.

Voltemos ao cerne da questão. Em 2018, a Defensoria Pública da União (DPU) conseguiu uma sentença judicial permitindo a candidatos graduados tomar posse em cargos de nível médio técnico. Deixo o link abaixo para uma matéria completa explicando o caso, da qual transcrevo um trecho como segue:

De acordo com a sentença, graduados em Contabilidade, por exemplo, poderão concorrer a cargos de nível técnico em Contabilidade, mesmo que não tenham realizado o curso técnico na área.

O mesmo se estende a concursos na área de química.

Notícia:

Candidatos graduados poderão tomar posse em cargos de nível técnico

E por que eu mencionei “quase sempre” e não “sempre”? Porque essa decisão se aplica aos concursos federais. Portanto quem for graduado na área de Química e prestar concursos na área de química para técnico poderá enfrentar dificuldades na hora da posse em concursos estaduais, municipais e de empresas públicas.

E nesses casos, o que fazer?

O candidato terá duas opções:

  • Recorrer a via judicial já que a jurisprudência é favorável a sua posse (alerto que isso pode ser muito moroso e oneroso, mesmo via liminar!); ou
  • Completar os créditos do curso técnico, em um curso presencial ou EAD, antes da data da posse.

Em suma, via de regra, graduados podem assumir cargos de nível técnico… Vamos, então, a mais uma pergunta.

Quais os principais cargos públicos na área de química?

Prof. Diego Souza faz uma apanhado geral sobre os principais concursos na área de QUÍMICA

Aqui, acho providencial uma rápida apresentação. Àqueles que ainda não me conhecem, sou o Diego Souza (Instagram: Prof.DiegoSouza), professor de Química para concursos aqui no Estratégia.

Sobre alguns cargos consigo falar com mais propriedade por ter atuado. Durante minha jornada de concurseiro, já encerrada, fui aprovado e atuei no cargo de Técnico de Laboratório/Química na UEG (Universidade Estadual de Goiás) e na EMBRAPA; de Analista Químico também na EMBRAPA; como Especialista em Recursos Minerais/Química do DNPM, órgão recém transformado em ANM (Agência Nacional de Mineração); e atualmente exerço o cargo de Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Tenho também diversos amigos que atuam em outros cargos na área de química, sobre os quais também vamos apresentar aqui os requisitos e respectivas faixas salariais. Então, sem mais demora, vamos à lista dos principais cargos, remunerações e instituições (órgãos, agências reguladoras, empresas públicas, etc) que os profissionais da Química podem atuar, Tabela abaixo.

tabela de cargos e empregos publicos para profissionais da área de química
Principais cargos e empregos públicos para profissionais da área de química

Ainda nesse sentido, deixo no vídeo abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar na escolha dos cargos públicos que mais se encaixam com seu perfil.

Concursos na área de Química – Como escolher o cargo ideal

É possível se preparar para mais de um concurso na área de química? (inclusive com provas agendadas para o mesmo mês)

Dúvida: é possível se preparar para mais de um concurso?

Sim! Com certeza! Para responder de forma mais ilustrativa à pergunta, vou usar um exemplo pessoal. Final de 2009, quando atuava como Técnico em Química na EMBRAPA, deparei-me com um dilema, foram publicados, na mesma época, dois editais para Químico (nível superior) que me interessavam: Analista Químico da EMBRAPA; Especialista em Recursos Minerais/Química do DNPM, órgão recém transformado em ANM (Agência Nacional de Mineração).

Resumo do conteúdo programático dos dois editais:

  • EMBRAPA: Português; Raciocínio Lógico; Plano Diretor da EMBRAPA (bem rápido de estudar); Conteúdo específico (somente as principais químicas);
  • ANM: Português; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Leis relacionadas à mineração; Conteúdo específico (principais químicas; química ambiental; estatística aplicada à química, legislação ambiental; toxicologia ambiental e humana; ecologia).

Como se vê, o edital da ANM (na época DNPM) era muito mais extenso. Naquela época, contando com apenas 21 anos de idade e com uma larga inexperiência, resolvi focar prioritariamente no edital da ANM pelo simples fato de o salário ser maior. A prova da EMBRAPA aconteceu duas semanas após a prova da ANM, usei somente esse tempo para analisar o edital da EMBRAPA e complementar os estudos na medida do possível.

Resultado: felizmente logrei aprovação em 1º lugar nos dois cargos. Vale lembrar que no mesmo dia do concurso da EMBRAPA, fiz a 1ª fase do concurso para Professor de Química do Instituto Federal de Brasília (IFB), na qual alcancei a 5ª posição, sem ter dado nenhuma atenção para seu edital, visto que esse concurso não era minha prioridade, deixando de estudar, por exemplo, legislação aplicada a educação e tópicos relacionados ao ensino de química.

Alguém pode pensar: Ah! Então ele está falando que passou em 1º lugar para Químico da EMBRAPA praticamente sem estudar. Não! Longe disso! Estudei muito para a ANM, foi uma época de muita abdicação. Esse edital era tão extenso que quase todo edital da EMBRAPA estava contido no da ANM. E foi por isso que deu certo na EMBRAPA também. Então, isso responde à pergunta deste tópico. Podemos nos preparar para mais de um concurso, desde que ambos sejam na mesma área (nesse caso: química).

Se você está estudando para um concurso na área de química que exige muitas disciplinas, a exemplo dos concursos para perito criminal, então considere fazer outros bons concursos na área de química que cobram menos conteúdo. Terá grandes chances nestes enquanto o edital do concurso tão esperado não for publicado.

Vou ficando por aqui, deixe abaixo o seu comentário ou suas dúvidas sobre concursos na área de química. Podemos respondê-las na forma de comentário ou até mesmo incluí-la na discussão do artigo.

Lembro que semanalmente ou sempre que for houver novidades, vamos atualizar esse artigo e a relação de concursos abertos e previstos na área de química.

.

Prof. Diego Souza (Insta: prof.diegosouza)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • percebi que sao poucos concursos que aceitam tecnologo em processos quimicos industriais,o senhor acha interessante continuar o curso mesmo assim? existem previsao de vagas para concursos para este curso tecnologo?onde por favor professor? obrigado.
    Wagner em 07/12/20 às 11:22
  • Sou formado em quimica. Só no técnico, por favor, posso concorrer em quais vagas ? Desde já, obrigado.
    Abraão em 26/11/20 às 18:20
  • Oi, Marina. Legal! Me fez lembrar de quando estava no ensino médio escolhendo minha profissão. Hoje, depois de 12 anos formado, trabalhando sempre no serviço público e com vários amigos na iniciativa privada, eu posso lhe dizer o seguinte: química não é uma das profissões que mais ganha bem, mas tem a vantagem de ser uma profissão sólida. Isso porque em todas as crises que ocorreram após a faculdade, não vi nenhum amigo perdendo o emprego. Acho que vale a pena sim a profissão e que o mercado é bom porque o químico pode trabalhar em diferentes setores. Já no serviço público, como vc deve ter lido no artigo, também existem boas oportunidades.
    Diego Souza em 19/09/20 às 21:06
  • Oi! Eu ainda nem completei o Ensino médio, mas já penso sobre. O que você aconselharia para quem quer cursar bacharel em Química e prestar concursos públicos? Além disso, o mercado de trabalho, atualmente, é benéfico?
    Marina Oliveira em 18/09/20 às 17:31
  • Boa tarde! Pretendo fazer o bacharelado em química industrial, poderei fazer os concursos que requerem superior em química? Ou eu teria que fazer especificamente bacharelado em química?
    VIKTOR VAZ DE LACERDA em 28/08/20 às 16:14
  • Olá, o engenheiro químico com registro no CRQ pode tomar posse em cargos que exigem a graduação de química? Por exemplo no caso do concurso do MAPA. Há a necessidade de se entrar com pedido judicial? Obrigada!
    Maria Alice em 07/08/20 às 15:02
  • Oi Milena. Em termos de conhecimento não faz muita diferença não, pois, em geral, é cobrado um pouco de cada parte da química. Pode ajudar na prova de títulos e também pode ser requisito em concursos para Professor Universitário.
    Diego Souza em 27/06/20 às 11:39
  • Oi Gustavo. Em geral, pode sim, pois vcs, eng químicos, tem todas as atribuições dos químicos perante o CRQ.
    Diego Souza em 27/06/20 às 11:38
  • Olá Eduardo! Parabéns por sua trajetória e carreira brilhantes! Gostaria de saber se a pós graduação faz muita diferença quando o alvo é passar em um concurso público.
    Milena Santos em 16/06/20 às 15:25
  • Boa Tarde, eu gostaria saber se é possível um Engenheiro Químico exercer um cargo que exige formação em Química? Saudações, Gustavo.
    Gustavo de Carvalho Pinheiro em 15/06/20 às 14:13
  • Olá Eduardo! Apenas concursos federais têm prova nos estados. No caso de concursos estaduais, vc precisa viajar para fazer a prova mesmo.
    Diego Souza em 15/03/20 às 23:00
  • Boa tarde Fiquei com muita vontade de tentar fazer esses concursos, mas a maioria é fora de sao paulo, sera que teria algum concurso que nos prestariamos em sao paulo e assumiriamos em outro estado ou cidade
    Eduardo Santos em 10/03/20 às 13:25
  • Olá, Francisco Licenciados podem concorrer sim ao cargo de Perito. O último estado que resistiu foi SP, mas já há jurisprudência favorável. Confira meus cursos de química para Perito. São completos em teoria e com cerca de 900 questões comentadas. Bons estudos!
    Diego Souza em 26/01/20 às 15:20
  • Prezado Diego, Gostaria de obter informações com vc tendo em vista sua experiência nos concursos públicos para cargos relacionados a química. Minha dúvida é quanto a graduação em licenciatura em química e as possibilidades de concursos. No caso de formado em química licenciatura posso participar nos concursos de perito para Polícia Civil e Federal? Caso negativo o que eu deveria fazer para poder participar? Desde já, agradeço por sua atenção. Francisco
    Francisco Alves em 25/01/20 às 22:26
  • Prezado Diego, Gostaria de obter informações com vc tendo em vista sua experiência nos concursos públicos para cargos relacionados a química. Minha dúvida é quanto a graduação em licenciatura em química e as possibilidades de concursos. No caso de formado em química licenciatura posso participar nos concursos de perito para Polícia Civil e Federal? Caso negativo o que eu deveria fazer para poder participar? Desde já, agradeço por sua atenção. Francisco
    Francisco Alves em 25/01/20 às 22:25
  • Que bom que gostou. Acompanhe novidades por aqui.
    Diego Souza em 13/01/20 às 22:34
  • Olá Kelly Se o edital mencionar apenas química, pode. Se ele mencionar especificamente "bacharel", via de regra não poderia. Bons estudos
    Diego Souza em 13/01/20 às 22:33
  • Obrigada pela matéria, super interessante. Fiquei animada em saber que graduados podem concorrer vagas para técnicos. Sou licenciada em química com anos d experiência em laboratório. Gostaria de saber se um licenciado pode concorrer a vaga de um bacharel.
    Kelly em 12/01/20 às 15:08
  • Muito interessante.
    Jorge em 12/01/20 às 06:40