Artigo

Horas líquidas X Horas Brutas – Como ter mais produtividade em seus estudos?

Já parou para pensar que, das horas que separa para estudar, não utiliza 100% do tempo com o estudo? E que, mais que horas, é importante considerar a qualidade e a produtividade dos estudos. Isso tem a ver com a relação Horas Líquidas X Horas Brutas. Veja mais a seguir!

O que são Horas Líquidas X Horas Brutas?

Sem mais delongas, hora bruta é o tempo que você passa normalmente, o tempo do relógio. Por exemplo, se você estuda de 8h às 10h, a sua hora bruta é de 2 horas. Contudo, não quer dizer que você tenha um rendimento de 2 horas de estudo, já que você pode, neste meio tempo, ir ao banheiro, fazer uma pausa ou um lanche.

Horas Líquidas X Horas Brutas

Já o conceito de hora líquida é o tempo que você efetivamente estuda, sem contar as pausas. Vamos supor que, no exemplo acima, você tenha feito uma pausa de 15 minutos para beber água, ir ao banheiro, etc. Logo, você estudou 1h45min líquido, e não 2 horas. Este é o tempo real e de qualidade.

Como manter a qualidade entre Horas Líquidas X Horas Brutas?

Determinar um período de estudo é muito importante, mesmo que haja pausas. Logo, tenha definição do tempo em que irá se dedicar ao estudo. A qualidade e o aproveitamento do tempo, ou seja, as horas líquidas, requer mais técnicas. O plano de estudo deve considerar as pausas, mas pode planejar as horas líquidas considerando também os acréscimos de pausas. É uma estratégia válida!

Como montar um plano de estudo eficiente?

É possível montar um plano de estudo eficiente independentemente da metodologia que você escolher e considerando a relação Horas Líquidas X Horas Brutas em sua preparação para o concurso público. Nesta matéria, vimos a técnica pomodoro, uma estratégia dinâmica de gestão do tempo, que permitirá controlar melhor esta relação.

Se o objetivo é estudar com qualidade, certifique-se que tem o tempo suficiente de estudo, todo o material que precisa, um ambiente agradável e sem interrupções e uma organização assertiva dos seus horários. E comprometa-se!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Gostou das dicas sobre Horas Líquidas X Horas Brutas? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mestre, bom dia! Como fica a contagem no estudo por meio aulas em vídeo? Abraço!
    Rafael em 21/09/20 às 08:51
  • Show de bola.... Precisando é só dar um toque. Bons estudos. Abs!
    Thiago Cabral em 17/03/20 às 10:45
  • Valeu Thiago, isso me ajudará é muito. Abraço!
    Jaison Rodrigo da Cruz em 28/11/19 às 18:03