Artigo

Possível recurso AGEPEN -GO Realidades históricas e geográficas de Goiás

 

Na prova aplicada em 24/11/19 há um possível recurso AGEPEN-GO

Olá pessoal a prova aplicada pelo IADES neste domingo na disciplina Realidades de Goiás tem um possível recurso. Lembrando que é possível, e não é certo, pois dependemos muito da avaliação da banca, que eventualmente não assume a dubiedade das questões.

 De modo geral o IADES produz avaliações exigentes e cada vez mais contextualizadas, e evolui a cada exame aplicado, no entanto aqui requeremos que a banca leve em consideração a dubiedade de interpretações. Se tivessem fornecido um gráfico na questão, isso direcionaria de forma objetiva a resposta, mas na ausência de tal, temos duas interpretações possíveis e em cada uma delas a alternativa correta seria uma. Ao final estão disponíveis os links dos sites oficiais, para que possam analisar as questões com mais cuidado.

Vamos direto ao ponto: possível recurso AGEPEN-GO

A questão abordou as variações do PIB do estado de Goiás e para uma interpretação objetiva, é necessário esteja indicado no comando da questão “fatores responsáveis pelo crescimento econômico”, se a referência usada para a interpretação for a variação percentual, a resposta é setor agropecuário, se considerarmos o total em valores da moeda corrente na participação do PIB a resposta é o setor de serviços.

1. Comentários gerais à questão:

(IADES – AGEPEN-GO – Agente de Segurança Prisional /2019)
Mais um indicador econômico comprova que a economia goiana tem crescido mais que a média brasileira. Informe técnico elaborado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), mostra que o produto interno bruto (PIB) de Goiás cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2018, diante de 1,2% no Brasil.
Disponível em: Acesso em: 20 set. 2019, com adaptações.

No que se refere ao tema do texto, em relação os fatores responsáveis pelo crescimento econômico de Goiás em 2018, assinale alternativa correta.
A) O setor de serviços foi o maior responsável pelo desenvolvimento econômico de Goiás no ano de 2018. Em valores totais foi o maior responsável, mas não cresceu mais percentualmente. Correta? Sim se considerarmos a variação percentual da tabela, mas é o setor que menos contribui para a composição do PIB, de acordo com a tabela composição do PIB pois são commodities, produtos de baixo valor agregado.
B) O setor industrial sofreu uma enorme retração no primeiro trimestre de 2018, indicando taxas negativas de crescimento econômico. Errado, pois as variações foram positivas no primeiro trimestre de acordo com a tabela “PIB trimestral 2018”.
C) O setor agropecuário foi a grande responsável pelo bom desempenho econômico do estado Goiano em 2018. Se considerarmos percentualmente sim, mas com total em moeda corrente não, pois sua participação na composição total do PIB é a menor dos três setores.
D) A indústria goiana foi o único setor de atividades econômicas que apresentou índices positivos no ano de.  Errado de acordo com a tabela “PIB trimestral 2018”, pois a indústria e serviços apresentaram índices positivos no primeiro trimestre.
E) acompanhando o ritmo nacional, a agropecuária goiana sofreu, em 2018, uma retração de aproximadamente 2,6%, a mesma média do Brasil. Proposição evidentemente errada de acordo com os dados disponíveis pelo IMB.

2. Análise dos dados e observações metodológicas

Tabela 1: Composição do PIB goiano:

Tabela 2: PIB trimestral-primeiro trimestre de 2018.

http://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/informes-tecnicos/2018/09-pib-goias-1o-trimestre-de-2018-201806.pdf

Pessoal, acho que é fundamental entrarem com este recurso, pois se trata de um deslize simples de quem formulou de esclarecer com exatidão qual é o critério adotado, se valores percentuais ou em valores em moeda corrente, e aí está o problema, pois em cada caso a resposta é uma.

2.1 Fiz um pequeno arredondamento nas porcentagens, por efeito de cálculo, mas que não interfere na interpretação (vale a pena repassar os cálculos):

2.2 Não encontrei no Instituto Mauro Borges a composição do PIB no primeiro trimestre de 2018, mas o formulador da banca é ciente, que sempre é o setor terciário que colabora com mais valores na composição do PIB em todos os países desenvolvidos ou emergentes, que possuem população predominantemente urbana. O gráfico usado é oficial, do ano de 2016, e as variações não interferem, devido a grande diferença entre os valores.

2.3 De acordo com a FIEG, o PIB goiano em valores correntes em:

– 2017 havia sido de R$ 190,002 bilhões:

https://www.sistemafieg.org.br/repositoriosites/repositorio/portalfieg/download/Pesquisas/PIB_Gioas__2018.pdf

2.3.1 Agropecuária

– 12% do PIB 2017 (Valor aproximado do PIB agropecuário) = 22.800.000.000 (vinte e dois bilhões e oitocentos milhões).

– Crescimento de 4,3%= 980.400.000 (novecentos e oitenta milhões e quatrocentos mil reais)

2.3.2 Serviços

– 64% do PIB 2017 (valor aproximado do PIB do setor terciário) = 121.600.000.000 (cento e vinte e um bilhões e seiscentos milhões)

– Crescimento de 1,6% = 1.945.600.000 (Um bilhão, novecentos e quarenta e cinco milhões e seiscentos mil reais)

3.A partir do exposto é procedente  que seja anulada a questão, por duplicidade de respostas.

 

Referências

http://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/informes-tecnicos/2018/09-pib-goias-1o-trimestre-de-2018-201806.pdf

 

https://www.sistemafieg.org.br/repositoriosites/repositorio/portalfieg/download/Pesquisas/PIB_Gioas__2018.pdf

 

http://www.imb.go.gov.br/files/docs/publicacoes/pib-goias/pibgo2016.pdf

Gabarito Oficial: C

Gabarito preliminar: A ou C

 

É isso aí pessoal, estou a disposição para eventuais dúvidas e podem entrar em contato pelo Instagram. Grande abraço e foco no sucesso !!!!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor obrigada pelas colocações. Mais uma dúvida, o senhor consegui acessar a material através do link disponibilizado na prova, esse também poderia ser mais um motivo para entrar com o recurso?
    Marta em 28/11/19 às 09:41
  • Bom dia, Professor Sergio! Parabéns pelos fundamentos do recurso. Vale ressaltar que o enunciado da questão se refere ao ano de 2018 como um todo e NÃO somente ao 1º TRIMESTRE, veja: (...) em relação os fatores responsáveis pelo crescimento econômico de Goiás em 2018, assinale alternativa correta.
    PEDRO em 28/11/19 às 08:52