Artigo

Concurso Diplomata: aprovado regulamento para o Curso de Formação

Provas escritas do certame acontecem dia 12 de outubro

Foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 9 de outubro, o regulamento aprovado para o Curso de Formação do concurso Diplomata.

O Curso de Formação de Diplomatas terá por finalidades a capacitação profissional e a avaliação das aptidões e competências dos servidores nomeados para o cargo inicial da carreira de diplomata do Serviço Exterior Brasileiro.

O Curso de Formação de Diplomatas será dividido em dois ciclos e terá a seguinte organização:

O primeiro ciclo será dividido em dois semestres letivos, nos quais serão ministradas disciplinas conceituais e profissionalizantes. Já o segundo ciclo terá um ou dois semestres letivos, no qual serão ministradas disciplinas de caráter profissionalizante, e realizadas atividades como viagens de estudos, programas desenvolvidos em cooperação com outras instituições e estágios profissionalizantes na Secretaria de Estado das Relações Exteriores ou em postos no exterior.

Confira no link abaixo o regulamento:

Regulamento do curso de formação

Vale lembrar aos concurseiros que o certame encontra-se na segunda fase de provas. Sendo assim, os candidatos irão realizar a prova escrita.

A prova escrita de Língua Portuguesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 12 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

O exame de Língua Inglesa será aplicada nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, na data provável de 13 de outubro de 2019, e terá duração de 5 horas, com início às 14 horas.

As provas escritas de história do Brasil, de política internacional, de geografia, de economia, de direito e direito internacional público e de língua espanhola e língua francesa, terão duração de 4 horas cada e serão aplicadas nas capitais onde houver candidatos aprovados na Primeira Fase, nas datas prováveis de:

18 de outubro de 2019: Prova de história do Brasil, iniciando-se às 9 horas;

18 de outubro de 2019: Prova de geografia, iniciando-se às 15 horas;

19 de outubro de 2019: Prova de política internacional, iniciando-se às 9 horas;

19 de outubro de 2019: Prova de economia, iniciando-se às 15 horas;

20 de outubro de 2019: Prova de direito e direito internacional público, iniciando-se às 9 horas;

20 de outubro de 2019: Prova de língua espanhola e língua francesa, iniciando-se às 15 horas.

O Concurso Diplomata oferta aos candidatos 20 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário, que exige nível superior com formação em qualquer área. Vale lembrar que para o cargo de Diplomata, a remuneração inicial é de R$ 19 mil.

Mais informações: concurso Diplomata

Quer estudar para Concurso Diplomata?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Diplomata:

CURSO DIPLOMATA

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.