Artigo

Como Controlar e Aperfeiçoar uma Preparação para Concursos

APRESENTAÇÃO

               Coé pessoal!? Tudo tranquilo?!

                Nesse artigo quero compartilhar com vocês uma ferramenta poderosa para CONTROLE de estudos. Não é nada muito complexo, é uma planilha Excel que fui aperfeiçoando para responder algumas perguntas que eu tinha durante a minha preparação.

                Mas antes de mais nada, deixe eu me apresentar, e mostrar o que essa ferramenta me ajudou a alcançar nos últimos meses.

                Meu nome é Pedro Ribeiro, tenho 28 anos e sou Engenheiro Civil formado pela UFPE há uns 4 anos. Atuei na iniciativa privada, entre estágio e trabalho, durante uns 4 anos. Com este tempo acabei percebendo que isso não era realmente o que queria para minha vida. Então me preparei, criei coragem e pedi demissão para estudar para concursos. Após um ano de preparo, fiz a prova para Auditor Fiscal da SEFAZ-BA, e algumas semanas depois recebi a feliz notícia de que estava aprovado dentro das vagas.

                Entretanto, este não foi o primeiro concurso que fiz, o histórico completo é o seguinte:

  • Março/18: Deixei definitivamente a iniciativa privada para começar a estudar para concursos.
  • Maio/18: Iniciei a preparação de fato. Focado no concurso de Perito Engenheiro Civil da Polícia Federal.
  • Julho/18: Fiz prova para Engenheiro Civil da COMPESA (Empresa de Saneamento do Estado). Fiquei em 9º lugar, eram 5 vagas.
  • Setembro/18: Fiz a prova da PF, fiquei em 2º lugar na objetiva, mas fui eliminado na discursiva. Eram 7 vagas.
  • Outubro/18: Iniciei a preparação para Área Fiscal
  • Fevereiro/19: Fiz a prova para Auditor Fiscal da SEFAZ-RS, fiquei próximo a posição 200, bem longe das vagas.
  • Fevereiro/19: Fiz a prova para Auditor Fiscal de Petrolina, fiquei próximo a posição 100, bem longe das vagas.
  • Abril/19: Fiz a prova para Engenheiro Civil da PGE-PE, fiquei em 2º lugar na objetiva, caí para 4º após a discursiva. Eram 2 vagas.
  • Maio/2019: Fiz a prova para Auditor Fiscal, área de Controle, da SEFAZ-BA, fiquei em 3º lugar na prova objetiva, com a discursiva caí para 10º. São 16 vagas.
  • Setembro/19: Fiz a prova para Analista Censitário – Métodos Quantitativos do IBGE. Fiquei em 1º lugar. Era apenas 1 vaga.

                Fiquei bastante satisfeito com praticamente todos esses resultados, eles vieram mais rápido do que eu imaginava, e tenho certeza que a planilha que vou apresentar foi decisiva para que eles acontecessem! Essas informações aí de cima, por exemplo, busquei na planilha.

                Antes de iniciar o estudo, pesquisei bastante sobre como me preparar da melhor forma possível. Existem inúmeros profissionais capacitados para lhe ensinar diferentes metodologias ciclos de estudo e de revisão, quais matérias priorizar, quantas horas estudar, como preparar resumos, se é melhor assistir videoaula ou ler PDF etc. O estratégia mesmo disponibiliza muito material gratuito nesse sentido, também há o programa de Coach para quem quer um acompanhamento mais individualizado.

                Entretanto, não encontrei na época informações e ferramentas satisfatórias que me ajudassem a controlar meu estudo, que me permitissem saber se eu estava cumprindo o que tinha planejado inicialmente e me ajudassem a responder perguntas como:

  • Existem quantas aulas de cada disciplina? Quantas aulas preciso estudar por dia?
  • Vou conseguir acabar o Edital a tempo? Qual minha “velocidade de avanço” no Edital?
  • Quantas aulas já estudei, quantas aulas faltam para cada disciplina?
  • Estou gastando muito tempo para estudar cada aula?
  • Quantas horas estudei de cada disciplina?
  • Quantas questões fiz/acertei de cada disciplina? E por assunto?
  • Como vou organizar pra saber quando fazer as revisões de cada aula?

                Ter todas essas e muitas outras informações em tempo real nos permite ajustar o rumo do nosso estudo, para que tenhamos condições de priorizar aquilo que tem maior possibilidade de nos trazer mais pontos no dia da prova.

                Como gosto de mexer no Excel, criei e fui aperfeiçoando ao longo da minha preparação uma planilha que me permitisse responder todas essas perguntas.

                Caso queira me conhecer um pouco mais, sugiro que leia a entrevista que dei ao Estratégia logo depois de ser aprovado, você pode acessá-la clicando aqui. Também gravamos um vídeo sobre minha trajetória:

A PLANILHA

                Abaixo vou mostrar as partes principais da planilha, e explicar em linhas gerais como utilizá-la, vou usar como exemplo a planilha que criei para o concurso da SEFAZ-DF:

  • Cadastramos as disciplinas que haverá no concurso, com as informações de quantas questões/pontos na prova cada uma vale, e quantas aulas há de cada.

                As colunas verdes mostram o % de avanço e a coluna amarela mostra o Benefício/Custo (Pontos/Aula) em cada disciplina. Na coluna “R” indicamos quantas aulas foram “realizadas”, a coluna “T” conta quantas aulas há no total, e na coluna “D” informamos quantas das aulas das disciplinas devem ser “descontadas”, por não serem aulas de teoria propriamente ditas (aulas de exercícios, provas comentadas, etc)

                Conforme vamos estudando as aulas, vamos “pintando” esses quadradinhos e anotando quantas aulas já estudamos. Assim temos uma visão geral de como está nosso avanço.

  • De posse dessa informação, podemos fazer uma estimativa de quantas aulas precisamos estudar por dia/semana, para finalizar o edital no prazo:

                Esta parte da planilha nos dá uma previsão de quando finalizaríamos o edital. Precisamos apenas informar a data de início dos estudos, a data da prova e quantas aulas planejamos estudar por semana. Neste caso, o planejamento é estudar 15 aulas por semana, assim a previsão inicial do término do edital será aproximadamente 4 dias antes da prova. Conforme o tempo passa, automaticamente a previsão se ajusta para considerar o que de fato já estudamos.

  • Também acrescentei um quadro que informa qual nossa média de estudo semanal e, se mantivermos o ritmo, quantas horas teremos estudado durante este ciclo de preparação:

                Neste caso, por exemplo a previsão é de 750 horas de estudo no total.

  • Com essa informação, distribuímos nossas horas de estudo por cada disciplina, inicialmente de acordo com seu respectivo peso na nota final:

                As duas primeiras colunas nos mostram quantas horas estão previstas para cada disciplina e quantas horas já realizamos.

                Ao longo do estudo, conforme sentimos necessidade, vamos fazendo ajustes à coluna de previsão, mas é importante entender que para cada hora que estudamos a mais de uma disciplina, estamos estudando uma hora a menos de outra.

  • Há também outro quadro que nos diz como está a “velocidade de avanço” no edital.

                Nesta situação, por exemplo, já estudamos 104 aulas em 244 horas, entretanto, de acordo com o número de aulas e a quantidade de horas que prevemos estudar, “deveríamos” ter estudado apenas 88 aulas, ou seja, estamos avançando no edital numa velocidade superior a necessária.

                Somente essa informação não diz se estamos diante de uma situação favorável ou desfavorável, mas pode nos ajudar a tomar algumas decisões.

  • Na segunda aba precisamos cadastrar, de cada matéria, quais os assuntos de cada aula:

                Aqui temos informações importantíssimas para nosso preparo. Automaticamente, a planilha verifica quantas questões fizemos e acertamos de cada assunto, de cada matéria. Observando este exemplo, fica claro que se quisermos melhorar em Direito Constitucional, vale mais a pena nos dedicar mais a estudar as aulas 0 e 5. do que as aulas 1, 2, 3 e 4.

                Como sabemos, existem partes da disciplina que caem na prova com maior frequência – O Passo Estratégico e os Mapas da Lei nos mostram exatamente isso. Nesses assuntos precisamos ter um percentual alto de acertos!

  • Agora vou apresentar o “coração” da planilha. Esta parte funciona como um diário. Nela, a cada sessão de estudos anotamos o que fizemos. Com todo esse histórico é que a planilha calcula todas demais as informações.

                Neste exemplo, podemos verificar que, no dia 2-Nov, um sábado, realizaram-se 11 sessões de estudo, que contemplaram 9 disciplinas diferentes. Finalizaram-se 2 “aulas novas” (Constitucional e Português) e iniciou-se o estudo de uma outra (NOVOP – Tributário). Também foram realizadas 3 revisões de 24h, 3 de 7 dias, e 2 de 28 dias. Também anota-se que horas começou, terminou e se houve algum intervalo em cada sessão.

                Anota-se qual aula foi estudada. Se assistimos videoaula, qual intervalo de páginas do pdf lemos ou quantas questões fizemos e acertamos de cada assunto. É importante que a coluna “assunto” esteja exatamente com o mesmo nome cadastrado naquela tabela que mostrei anteriormente.

                Esse cadastro deve ser feito todos os dias. Depois que se pega o jeito, você não vai perder mais do que 10 minutos do seu dia fazendo isso. Garanto que vale a pena!

  • Agora vou apresentar o local onde tiramos muitas das informações necessárias para ajustar o nosso estudo. Todas essas informações são geradas automaticamente, baseados no que cadastramos no nosso “diário”.

                Aqui podemos ver o quantas questões fizemos e acertamos em cada disciplina. Fica simples ver onde precisamos melhorar, e onde estamos bem.

                Na coluna seguinte “P.A.” é mostrada a previsão de quantos acertos teremos na prova por cada disciplina, baseado no nosso aproveitamento no estudo. Na prova que fiz para SEFAZ-BA, previ um aproveitamento de 85% e no dia da prova obtive 89%. Considero uma boa estimativa.

                Na última parte da tabela, mostra-se quantas HBC (Hora-Bunda-Cadeira) que temos para cada disciplina, bem como quantas horas realizamos para cada ponto disputado, aí podemos perceber que talvez estejamos exagerando a mão em Direito Constitucional.

RECOMENDAÇÃO

                Sei que isso tudo pode parecer meio complicado, mas garanto que rapidamente você pega o jeito de usar a planilha. Como prometido, nos vídeos abaixo explicarei como funciona e como se utiliza a planilha, vocês vão perceber que a planilha já não é mesma. Os vídeos foram feitos em cima da planilha que preparei para o cargo de Agente da Polícia Federal do DF, concurso que promete ser uma oportunidade excelente.

Explicando a Planilha
Operando a Planilha

                Tenho certeza que criar e utilizar essa planilha otimizou muito meu estudo. Desde que comecei a estudar até a aprovação na prova da SEFAZ-BA, foram 1888 horas e 5 minutos de estudos, tudo devidamente cadastrado. Dessas horas imagino que umas 1200 estejam relacionadas às disciplinas do concurso que obtive êxito. Caso eu não realizasse este controle tão rigoroso, sei que precisaria de mais horas estudando.

                Nós concurseiros gastamos milhares de horas nos dedicando aos estudos, insisto para que gastemos algumas poucas para aprender a controlar e de fato controlar nossa caminhada. De todas as horas dedicadas a minha preparação, sem dúvidas as que foram mais proveitosas foram as poucas que gastei planejando, controlando e otimizando meu estudo.

                A batalha é longa, mas precisamos enfrentá-la com estratégia, andando para frente, sempre chegaremos ao nosso destino.

COACHING

                Também sei que existem pessoas que conseguem e/ou preferem caminhar sozinhas, confesso até que este foi o meu caso. Mas também existem aquelas para qual um acompanhamento personalizado pode ser completamente transformador.

                Durante meu preparo e principalmente após minha aprovação, venho conversando com alguns amigos que também estudam para concurso e percebo que o que tenho a ensinar pode ajudar muito, mesmo pessoas que já estão há algum tempo estudando para concursos.

                Fiquei bastante feliz ao ser convidado a participar da equipe de Coaches do Estratégia Concursos. Quero participar de mais histórias de aprovação!

                Gostaria de explicar, em linhas gerais, as três principais etapas que enxergo num processo de Coaching, se você concorda, ou já pensa de forma semelhante, tenho certeza que formaremos uma boa equipe.

                Primeiro é preciso que o conhecer o aluno, saber o que ele deseja, em qual prazo, sua disponibilidade para estudo, seus pontos fortes e pontos fracos etc. Esse processo é um pouco demorado, mas pode avançar bastante logo no início.

                Depois, em conjunto, traçamos um planejamento viável, adequando o que o aluno deseja e com os recursos que temos disponíveis. Dependendo do aluno, podemos ter planejamentos mais ou menos flexíveis.

                Com o passar do tempo, juntos, analisamos os indicadores da preparação, e fazemos os ajustes necessários para garantir que o aproveitamento do aluno seja o melhor possível.

                Esses foram os passos que segui para conseguir minha aprovação. No meu caso eu terminei atuando como um Coach de mim mesmo, hehe.

                Sinceramente acho que podemos desenvolver um bom trabalho, porque a ferramenta que apresentei acima a vocês nos permite fazer exatamente isso!

                Caso tenham alguma dúvida ou queiram entrar em contato, podem adicionar meu recém criado Instagram @pedrotribeiro.xls ou enviar um e-mail para [email protected] (uma leve homenagem a planilha que tanto me ajudou a conseguir minha aprovação, hehe). Abraço!

Link para download da planilha SEFAZ-DF: clique aqui
Link para download da planilha Agente PCDF: clique aqui

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito Bom! As planilhas me ajudaram muito durante a preparação PCDF. são fáceis de entender e não perdemos a motivação, pois conseguimos visualizar de forma clara o nosso avanço. Pedro, vc poderia fazer planilhas para PF e PRF também, irá nos ajudar muito.
    Amanda em 09/11/20 às 14:34
  • Pedro, bom dia! Você poderia elaborar uma planilha para o ISS ARACAJU . O edital foi lançado na semana passada. Seria muito interessante uma planilha específica para este edital.
    MARCOS ALEXANDRE OLIVEIRA DO NASCIMENTO em 17/08/20 às 11:13
  • Obrigado! Que bom que está ajudando. Estou postando agora uma versão atualizada para o concurso de Escrivão da PCDF.
    Pedro T Ribeiro em 07/12/19 às 11:10
  • Olá... essa planilha ajudou muito a visualizar o meu avanço. Até então, chegava até a ficar desmotivada por achar que não tava saindo do lugar. Agradeço muito e parabéns mesmo pelo trabalho, Pedro. Seria ótimo atualizá-la com as disciplinas pós-edital. ;)
    Sol em 06/12/19 às 11:05
  • Aí você tem 2 opções, ou considera como um bloco único, ou faz uma estimativa de como sera a divisão.
    Pedro T Ribeiro em 12/11/19 às 10:32
  • Obrigado!
    Pedro T Ribeiro em 12/11/19 às 10:31
  • Parabéns pela Planilha, excelente organização! Vou utiliza-la sem dúvidas para minha preparação. Tive dúvidas quanto a coluna B, e dividir a quantidade das matérias quando edital menciona por exemplo 30 questões para conhecimentos específicos, não detalha quantidade para cada matéria! Obrigado.
    Tom em 14/10/19 às 16:12
  • Excelente! Obrigado por compartilhar.
    Elias em 10/10/19 às 11:56
  • Obrigado! Planejamento que deu certo!
    Pedro T Ribeiro em 07/10/19 às 09:33
  • Olá, o link para a planilha está no final do artigo!
    Pedro T Ribeiro em 07/10/19 às 09:33
  • Excelente trabalho de planejamento e estruturação de processo para estudo e aprovação em concurso. Criativo, inteligente e bem elabirado. Parabéns Pedro.
    Diógenes Sá em 02/10/19 às 16:59
  • Você vai disponibilizar a planilha?
    Rosecler em 02/10/19 às 15:41