Artigo

3 DICAS VALIOSAS SOBRE COMO CONCILIAR ESTUDOS E TRABALHO

Muitos concurseiros têm que conciliar estudo e trabalho e diversas vezes ficam se comparando a quem tem tempo integral dedicado somente aos concursos. Normalmente, acham que nunca irão conseguir passar em uma prova de alto nível, pois imaginam que todos os outros concorrentes dedicam-se somente aos estudos e, em decorrência disso, estarão mais preparados.

Se você pensa dessa forma, coloco abaixo alguns pontos a serem considerados.

Primeiro:

Muitas pessoas são aprovadas em concursos públicos mesmo tendo que trabalhar diariamente. Grande parte dos meus colegas da Secretaria de Fazenda tinha que conciliar estudo e trabalho e conseguiu, assim como os demais, êxito no certame.

Segundo:

Quem somente estuda também passa por algumas aflições. Muitas vezes sente uma pressão maior para passar logo em algum concurso, pois está financeiramente dependente dos familiares. Isso pode gerar ansiedade e prejudicar muito o rendimento.

Terceiro:

Outra situação que ocorre muito é a procrastinação. Quem sabe que terá o dia inteiro livre para os estudos, às vezes, tem a ilusão de que pode começar a estudar em qualquer horário. Quando cai na realidade, o dia já se passou sem que sequer encostasse na caneta.

Como, então, consigo render bem nos estudos, mesmo tendo uma rotina de trabalho?

Seguem abaixo 3 dicas:

Dica 1: Tenha um planejamento de estudos com metas e horários bem definidos. Já saiba, no dia anterior, o quanto e quais matérias terá que estudar no dia seguinte.

Dica 2: Tente aproveitar os horários de almoço e de trânsito para ganhar algumas horas a mais de estudo. Leia algum resumo ou resolva questões. Pode parecer pouco, mas, no fim de um mês, quem consegue acrescentar meia hora de estudo por dia terá estudado 10h a mais (considerando 20 dias úteis).

Dica 3: Estude durante o tempo que você puder. Mesmo que não tenha muitas horas líquidas disponíveis, estude. A constância é um fator fundamental para o sucesso.

Com o exposto acima, espero ter ajudado você nessa árdua jornada até a aprovação.

Um grande abraço a todos e bons estudos.

Hegon Guimarães da Trindade

Instagram: @hegongtcoach

Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá! Fico feliz que tenha gostado. Espero continuar ajudando! Abraço
    Hegon Guimarães da Trindade em 20/08/19 às 08:19
  • Excelente artigo! Claro e objetivo. Parabéns e obrigada pelas dicas.
    Isabela em 19/08/19 às 21:16