Artigo

Bancas também erram!

Bancas também erram! Mas às vezes algumas erram com força!

Venho aqui comentar uma questão que demonstra que muitas vezes as bancas vacilam.

O problema não é um erro na questão, pois a banca, ao perceber o problema, anula-a e isso não prejudica os candidatos.

O problema é a permanência no erro…

Vamos a uma questão do Instituto AOCP, que exemplifica isso:

(INSTITUTO AOCP / PC-ES Auxiliar Perícia Médico-Legal 2019)

Fragmento do texto: Essa nova forma de “fazer a segurança pública” é também resultado do processo de democratização das polícias. Em sociedades democráticas, as polícias desempenham várias outras funções além de lidar com o crime. Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também pró-ativa (prevenção).

Em “Exige-se que […]”, é correto afirmar que o “se” é

A) partícula apassivadora.

B) índice de indeterminação do sujeito.

C) partícula expletiva.

D) indicador de sujeito acusativo.

E) partícula reflexiva.

Comentário: O verbo “Exige” é transitivo direto, o pronome “se” pode ser apassivador e a oração “que ela esteja constantemente atenta aos problemas” é o sujeito paciente: oração subordinada substantiva subjetiva. Note que podemos trocar a oração substantiva por “isso”: Exige-se isso.

Para termos certeza de que há pronome apassivador, devemos trocar a voz passiva sintética “Exige-se isso” pela passiva analítica “Isso é exigido”.

Assim, a alternativa (A) deveria ser a correta, porém a banca deu o gabarito como a alternativa (B), de uma forma altamente parcial e sem um respaldo gramatical.

Se você está surpreso com a não anulação da questão, veja a justificativa da banca para a manutenção da alternativa (B) como a correta:

JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que, para funcionar como indeterminante de sujeito, a partícula ‘se’ deve vir acompanhada um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo, um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado, sendo este último a ocorrência em questão. A transmutação de tipo de construção passiva não é, por si só, critério de apassivação, assim como a natureza dessas ocorrências não são específicas de determinados tipos verbais (apenas transitivos, por exemplo).” (grifos meus)

https://s3.amazonaws.com/arquivos-geral/institutoaocp/parecer-recursos-pces/Pareceres+dos+recursos+-+AUXILIAR+PER%E2%95%93CIA+M%C3%89DICO-LEGAL.pdf

            Caríssimos alunos, onde está a preposição para se considerar que há objeto direto preposicionado? A banca confundiu a palavra “que” como supostamente uma preposição. Um erro gritante desse é lamentável para a importância que uma banca tem no concurso, na vida das pessoas que se dedicam ao estudo.

            Bom, como sempre falamos, banca é constituída de gente, gente que também tem seus defeitos, erros…

Gabarito: B

Deixei esta questão aqui comentada para que se evite que um aluno estude julgando pelo gabarito que há neste caso índice de indeterminação do sujeito.

Comente aqui embaixo o que achou deste artigo e não deixe de ler os anteriores.

Grande abraço, meus amigos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nossa!! Que vergonha de erro tão grosseiro!! Estamos estudando e merecemos respeito das bancas! Lamentável
    gabriella em 28/08/19 às 10:33
  • Professor, a Banca AOCP infelizmente tem isto. Quando eles elaboraram a Prova de Agente de Inspeção do MAPA em 2007, uma das alternativas fala sobre controle de temperatura - monitorização, a banca colocou " monetarização" e ficou como verdadeira e assim ficou.
    Nascimento em 16/08/19 às 09:12
  • Achei ótimo o artigo! Obrigado pelo conhecimento transmitido.
    Tiago em 15/08/19 às 22:31
  • Absurdo! Infelizmente esses erros crassos têm acontecido com muita frequência, principalmente em bancas menores. A nós, aspirantes, cabe continuar estudando enquanto enxugamos as lágrimas.
    Zambê de Parnapuam em 15/08/19 às 21:07
  • Infelizmente eu pedi ajuda ao estratégia e a um monte de professores por uma questão da IADES 2018 SES DF. VACINE-SE CONTRA A GRIPE, eles disseram que nesse caso o SE era indice de indeterminação do sujeito. Ninguém me respondeu, nem mesmo a BANCA respondeu meus recursos, 2 meses depois o concurso já tinha sido homologado. Triste.
    LEONARDO em 15/08/19 às 17:57
  • Puts, vergonha alheia agora da banca... triste, lamentável.
    Ruth em 15/08/19 às 16:49
  • Isso é caso de acionar o judiciário !
    Celso em 15/08/19 às 16:13
  • Erro grotesco! Apesar não ter sido considerado, pelo menos havia respaldo gramatical para contestar a questão. Piores são os itens de interpretação da FGV pois, para acertá-los, o candidato deve alinhar o seu mapa astral com o do elaborador e, infelizmente, é difícil argumentar em desfavor dos gabaritos posteriormente. Parece, professor, que, em alguns momentos, a banca tenta institucionalizar a sorte como critério de desempate entre os candidatos.
    Will em 15/08/19 às 15:49