Artigo

5 métodos de estudo para concursos que você ainda não conhece

Ter métodos de estudo para concursos públicos, adaptáveis e eficientes, é essencial para você aprender mais e melhor, com organização e dinamismo. Há uma grande variedade de métodos de estudo e técnicas que podem otimizar os seus resultados. É possível escolher os recursos que têm mais a ver com a sua forma própria de aprender e com o tipo de concurso público que irá prestar.

Já falamos aqui no blog – e nas redes sociais (veja abaixo) – sobre alguns métodos de estudo, como o Ciclo de Estudos, o Quadro de Horários, entre outros, bem como sobre alguns recursos, como a leitura dinâmica, os mapas mentais, os vídeos do Youtube (veja o endereço do meu canal abaixo) e outras ferramentas que ajudam o concurseiro a ser aprovado. Neste artigo, veremos 5 novos métodos de estudo para concursos ou metodologias não muito populares aqui no Brasil, que podem somar à sua rotina de preparação. Confira!

1) Método Cornell

Não é um método novo – foi desenvolvido pelo professor da Universidade de Cornell na década de 1940. Consiste em dividir as páginas de anotações em três seções. A primeira para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto. A segunda para resumi-las e uma terceira para anotar perguntas.

métodos de estudo

O resultado é um fichamento rico e fácil de usar em suas revisões. A ideia é fazer uma ficha para cada assunto – muitas pessoas preferem encadernar na sequência, mais isso é opcional.

métodos de estudo

2) PDCA entre os métodos de estudo para concurseiros

No mundo da gestão de empresas, o PDCA é uma ferramenta muito frequente. Agora, isso foi adaptado para a rotina do concurseiro. A sigla PDCA refere-se à Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Action (agir, ação). Consiste em um roteiro de estudos muito eficiente.

métodos de estudo

No planejamento, você faz um macro cronograma de tudo o que irá fazer no seu processo de estudo até a prova, com detalhes, como as metodologias a serem utilizadas, os recursos, o tempo necessário, etc. Na execução, você coloca em perspectiva tudo o que planejou e começa a estudar. É uma fase de testes. Na verificação, faz acertos, adapta certas rotinas e otimiza ainda mais a sua preparação para o concurso público. E na ação é o começo de fato dos seus estudos, com as metodologias já testadas e com tudo o que precisa para ter sucesso.

3) Método Kaban para concurseiros

Este é um método japonês muito utilizado em grandes empresas, mas também muito praticado por estudantes estrangeiros. É muito simples e prático. Organize um quadro com três colunas – você pode utilizar um quadro branco, um quadro para post-its ou mesmo uma planilha. É importante quer você tenha a visão total do quadro na sua rotina.

métodos de estudo

As colunas são divididas em “para fazer”, “fazendo” e “feito”. Você aplica para as suas demandas de estudo. Kaban significa “cartão” e na técnica original são colocados os cartões de tarefas nas colunas conforme o andamento de um processo – no seu caso, um processo de estudo.

4) Método Robinson (SQ3R)

Este método de estudo foi criado por Francis Pleasant Robinson e é muito eficiente, seja para estudar ou mesmo aprender coisas importantes – até mesmo para aprender a ler ele é utilizado.

É muito simples e combina vários recursos. SQ3R é um acrônimo composto pelas respectivas palavras: Survey (Examine), Question (Questione), Read (Leia), Recite (Recite) e Review (Revise). Para cada demanda, você pode seguir este roteiro.

5) Análise SWOT para concurseiros

Este é um método de gestão adaptado ao universo dos concursos públicos. É muito útil para avaliar a sua evolução em relação a alguma disciplina ou até mesmo ao concurso como um todo. Indica-se fazê-lo no início dos estudos e periodicamente. O acrônimo indica Força, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em inglês – como na imagem abaixo. As forças e oportunidades que você encontra ou possui devem ser mantidas.

métodos de estudo

Já as fraquezas e ameaças são pontos os quais deve dedicar mais atenção, aprender melhor do que se trata e aprender a superar. Por exemplo, há disciplinas que devem ser prioridade, pois você tem menos conhecimentos e condições neste momento. O mesmo pode servir para habilidades que deve adquirir. E há disciplinas ou habilidades que você já tem, mas que não podem ser negligenciadas – e devem ser utilizadas para superar os desafios e fraquezas.

Alguns destes métodos de estudo e outros recursos já apresentei em detalhes neste artigo. Confira!

Saiba mais!

Espero que temha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Gostou das dicas sobre métodos de estudos inovadores para concursos públicos? Deixe um comentário a seguir e compartilhe esta matéria em suas redes sociais! Siga-me no Instagram e confira outras dicas!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola Dani, td bem? Fico feliz em saber que estou ajudando. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 27/06/19 às 08:47
  • excelentes dicas! aplicando a administracao nos estudos...
    daniela rosa em 26/06/19 às 15:55