Artigo

5 novas ferramentas para você estudar para concursos públicos

Há uma infinidade de novas ferramentas para o concurseiro estudar mais e melhor e deixar a concorrência a ver navios. Todos os meses, novos métodos são adaptados à realidade do concurseiro e novos recursos tecnológicos surgem e deixam a rotina do estudante mais otimizada. Selecionei 5 novas ferramentas que vão potencializar os seus resultados. Confira!

1) Método S3QR

Este não é um método de estudo e leitura muito novo, mas caiu no gosto dos concurseiros brasileiros. E não é por acaso! Trata-se de uma metodologia considerada pelos especialistas da neurociência cognitiva como o mais eficiente para aprender. O SQ3R foi apresentado por Francis Pleasant Robinson, na obra Estudo Eficaz (publicado em 1946). Trata-se de uma sequência que organizará os seus estudos. É um método ideal para iniciantes que ainda não sabem como organizar os seus estudos.

ferramentas

A sigla SQ3R é o acrônimo para:

  • Survey (Examinar/Pesquisa) – Você faz uma pesquisa prévia sobre o assunto e uma mais aprofundada.
  • Question (Perguntas) – Estabeleça perguntas orientadoras sobre o assunto e tente respondê-las.
  • Read (Leitura) – Leia o conteúdo sobre o assunto, buscado as suas referências prévias e perguntas/respostas feitas anteriormente.
  • Recite (Recitar) – Recite em voz alta o que compreendeu, explicando para si mesmo.
  • Review (Revisar) – Revise todo o conteúdo com seu método preferido. Revise também o conteúdo que você mesmo preparou (como resumos e exercícios).

2) Quadro Kanban para Concursos Públicos

Kanban significa em japonês “cartão”. É na verdade uma ferramenta de gestão com foco na agilidade, produtividade, qualidade e lucratividade. No meio administrativo e funcional, é um método muito conhecido. Mas os concurseiros adaptaram o método para organizar os estudos e ter os melhores resultados.

Os cartões são identificados por categorias, com cores diferentes. Cada cartão é uma tarefa ou ações que você deve desenvolver. O quadro é dividido entre:

  • Tarefas a fazer
  • Tarefas sendo feitas
  • Tarefas realizadas

Você deve distribuir as tarefas nestes status. O quadro deve ser visual, de forma que consiga ter o controle do processo de estudo.

3) Aplicativos e plataformas on-line

Há uma infinidade de aplicativos e plataforma úteis para a gestão do seu processo de estudo. Gestão do tempo, gestão de tarefas, recursos para a criação de mapas mentais e flashcards, plataforma de simulados, aplicativos que estimulam a automotivação, etc. Muitas plataformas de gestão de projetos, como o Meister Task, por exemplo, ajudam a organizar toda a sua rotina e ainda possui plano gratuito.

Pesquise aqueles que podem ajudar nas tarefas e no método de estudo que escolheu. Uma dica é começar pelo Aplicativo Estratégia Concursos – acesse este link. Há uma infinidade de recursos, como banco de questões, criação de simulados, acesso a materiais exclusivos da plataforma e muito mais.

4) Criador de Mapas Mentais on-line

Outra ferramenta muito útil é as plataformas e aplicativos que ajudam a criar mapas mentais. Este método é perfeito para memorizar o conteúdo, revisá-lo ao longo do processo de estudo, desenvolver a criatividade e muito mais.

5) Podcasts e gravações de voz

Que tal gravar o seu próprio podcast? Com o celular, você pode gravar-se explicando o conteúdo, dividindo-o por sessões. Há estudos que comprovam que o estudante que ouve a si mesmo na hora de explicar tem mais condições de memorizar. Você pode criar diferentes podcasts e organizá-los em plataformas como o Soundcloud. Para gravar, utilize o seu celular.

Veja também: Resumo passo a passo – Crie resumos eficientes em 10 minutos

Gostou das dicas sobre as novas ferramentas para você estudar para concursos públicos? Deixe um comentário e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Bacana as dicas!
    Kecia Mayanne em 04/11/19 às 15:41
  • Dae Alfredo....blz? Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 27/06/19 às 09:58
  • Cara Eliane, agradeço pelas palavras. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
    Thiago Cabral em 27/06/19 às 09:57
  • Cara Deise, agradeço pelas palavras. Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público: https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw Bons estudos!!
    Thiago Cabral em 27/06/19 às 09:57
  • Gostei muito! parabéns! Obrigado!
    Deise em 05/06/18 às 11:33
  • Obg =)
    Alfredo Neto em 03/05/18 às 18:06
  • Que maravilhosas dicas! Certamente transformadoras!
    Eliane Santos em 03/05/18 às 11:27