Artigo

1 ano de estudos: duas aprovações (ATRFB e ICMS-SP)!!!

Olá, concurseiros!

Meu nome é Rafaela Silva Larcher, tenho 30 anos, sou mineira de Juiz de Fora e formada em Fisioterapia pela UFJF. Atualmente exerço o cargo de Auditora Fiscal da Receita Estadual de São Paulo (ICMS-SP) e sou coach do Estratégia Concursos.

Por meio deste meu primeiro artigo, conto um pouco da minha preparação junto com minhas angústias, medos e superações para alcançar o êxito em dois concursos públicos difíceis em apenas um 1 ano de estudo.

O início de tudo:

Como disse anteriormente, sou formada em Fisioterapia e durante o curso já pensava em não seguir a carreira, porque não me identificava com a profissão e por, infelizmente, ser mal remunerada. Quando acabei a faculdade ainda trabalhei por +- 2 meses e foi nesse tempo que tive a certeza de que não era aquilo que queria para a minha vida.

Por ser formada em uma área em que as oportunidades de concurso público não são tão atraentes, decidi me dedicar pra área fiscal, na qual não era necessário ter diploma em nenhum curso superior específico (regra geral). Mantive o foco desde o início em uma só área, o que fez com que eu não desperdiçasse tempo e energia em “vão”.

Antes mesmo de fazer algum cursinho, comprei uns livros de Direito Administrativo e Constitucional, e um de Português. Estudei estas três matérias sozinha em casa durante um mês, pois estava esperando o próximo módulo de um cursinho presencial iniciar. Foi complicado começar a entender a linguagem jurídica sem nenhuma ajuda, mas foi muito produtivo no sentido de já ir me familiarizando com as matérias.

Aulas no cursinho presencial e preparação pro ATRFB-RFB:

Quando comecei o cursinho (Abril/ 2012) já tinha pesquisado muito sobre o mundo dos concursos então não me desesperei quando os veteranos contavam suas histórias e os professores passavam aulas e mais aulas….rsrs
Minha rotina durante esse período foi assistir aulas durante a manhã no cursinho e no período da tarde/noite estudar em casa a matéria que havia assistido aula no cursinho e mais outras duas diferentes. Conseguia fazer 8hr líquidas/dia, em média.

Mas, nesse tempo, logo tive uma surpresa: saiu o edital da Receita Federal!!!! E outra surpresa maior ainda: as provas de auditor e analista seriam no mesmo dia!!! Passei quase uma semana sem conseguir me concentrar direito pensando qual seria minha estratégia, pois ao mesmo tempo em que sabia que minhas chances de passar para AFRFB eram quase nulas, também não era meu sonho ser ATRFB, mesmo sabendo também que não seria nada fácil. Bem…depois de analisar bastante resolvi prestar a prova para analista. Apertei os estudos e com isso tinha dia que fazia 11hr líquidas de estudo (a média ficou em torno de 10hr/dia).

Junto com as aulas no cursinho estudei por alguns livros e, também, pelas apostilas do Estratégia para as outras matérias. Não pegava vários materiais da mesma disciplina, pois achava que isso ia me confundir, e como o tempo, também, era curto devia aproveitá-lo da maneira mais eficiente possível.

Durante a minha preparação pra RFB tive outra surpresa: saiu a autorização pro ICMS-SP!!! Não podia perder essa oportunidade, pois haveria muitas vagas, teria a chance de me tornar fiscal e a remuneração era uma das melhores dos Fiscos do Brasil. Assim, fiquei dias na dúvida se começava já minha preparação pro ICMS ou se continuava focada somente no ATRFB. Optei pela segunda opção.


O dia das provas e resultado de ATRFB:

As provas de ATRFB aconteceram em setembro/2012 e semanas antes já havia conseguido cumprir 95% do edital, então quando fui fazer as provas tinha certeza que tinha dado meu máximo durante esses quase 6 meses de preparação e que se aprovação não viesse nesse momento, a culpa seria do tempo.

Dias depois da realização das provas, conferi o gabarito e vi que tinha acertado quase 80% das questões. Logo fui procurar posts no Fórum Concurseiros pra ver como os outros tinham ido. Postei minha nota no ranking e percebi que estava com GRANDES chances de me classificar pra prova discursiva. Assim, não perdi tempo e comecei a estudar para essa fase. Participei de um grupo de troca de redações que me ajudaram muito, tanto na técnica como no conteúdo. Comprei, também, alguns materiais no Estratégia focados especificamente nessa etapa.

A prova discursiva foi um pouco diferente do que imaginava, pois gerou muitas dúvidas sobre o conteúdo da resposta que a ESAF (banca organizadora) queria. Mas, graças a Deus, obtive êxito nessa fase e consegui 94 pontos de 100 (perdi pontos somente na parte da gramática).

Estava confiante para o resultado e quando saiu, minha expectativa se confirmou: APROVADA entre os 30 primeiros!!!!! Minha ficha demorou a cair, pois eu mesma não acreditava tanto assim no meu potencial…rsrsr. Era formada em uma área totalmente diferente das matérias cobradas no concurso e tinha passado no meu PRIMEIRO concurso!!! Era um SONHO…

Preparação pro ICMS-SP:

Após a aprovação pro ATRFB “me dei” duas semanas de férias e logo depois iniciei com força total minha preparação pro ICMS-SP. Agora mais confiante do que nunca, porém sabia que seria uma batalha difícil, pois, afinal, era um concurso pra auditor fiscal em que o nível dos candidatos era altíssimo. Pra minha sorte, e de muitos outros concurseiros, o edital demorou a sair, então ainda dispunha de um tempo razoável para me preparar melhor.

Pesquisei sobre algumas bibliografias das matérias principais (Legislação e Contabilidade) e, assim, comecei meus estudos. Em algumas matérias revisava o que já tinha estudado pra analista, em outras comecei do zero e, em outras nem “peguei” (Direito Civil, Penal e Comercial), porque sabia que não ia ter tempo pra estudar todas, então tinha que me concentrar nas que tinham maior peso. Além disso, não era exigido mínimo por matéria nesta prova.
Consegui manter meu ritmo de 10hr líquidas/dia, mas com muita mais dificuldade do que na época do concurso de ATRBF, pois já estava bastante cansada.


Os dias das provas e resultado ICMS-SP:

Durante o fim de semana das provas fiquei bastante tranquila, devido ao fato de já ter passado em um concurso e de ter a certeza que tinha feito minha parte durante a preparação. Sabia que as provas seriam muito cansativas, então nos dias que as antecederam meu ritmo de estudo foi bem devagar (nunca gostei de estudar em véspera).

Quando fui conferir os gabaritos das provas quase levei um susto com a P1, pois meu desempenho em português não tinha sido dos melhores. Porém, após conferir a P2 e P3 minhas esperanças voltaram, tinha ido bem. Consegui aproximadamente 75% de acerto nas três provas, nem acreditava, pois nem eu mesma colocava tanta fé assim em mim…rsrsr
Foi mais de um mês angustiante para a divulgação do resultado, mas no final PASSEI entre os primeiros 110 aprovados!!!

Foi uma sensação indescritível, pois tinha apostado tudo nessa vida de concurseira e com apenas 1 ano de estudos intensos havia atingido meu objetivo final: AUDITORA FISCAL!!!

Técnica de estudo:

Não tinha uma técnica muito bem formada, acho que fiz um mix de tudo que já tinha lido dos outros concurseiros.

Fiz muito pouco resumo, pois achava que ia me ocupar um tempo muito grande, e este estava bastante curto. O que mais fiz foi estudar grifando as partes mais importantes dos textos, ai quando ia revisar lia principalmente essas partes grifadas. Além de ter feito muuuuitos exercícios (perdi até a conta de quantos foram…rsrs).

Acho que o que me ajudou muito, também, foi o rodízio de matérias (ciclos de estudo). Estudava em média umas cinco por dia, no máximo duas horas cada. Isso fez com que minha concentração ficasse constante durante todo o dia de estudo. Também não seguia uma ordem muito rígida das matérias, sempre tentava mesclar uma de exatas com uma de direito, por exemplo, costumava estudar o que estava afim no momento, porém sempre prestando atenção pra ver se não estava estudando muito uma e pouco outra.

E acho que uns dos meus aliados mais importante nessa preparação foi o cronômetro! Acredito ser muito importante você poder conferir o seu real tempo de estudo e assim se planejar e controlar melhor.




Mensagem final:

Não foi fácil, mas que vale muito a pena, isso vale!!!!!

O mais importante nessa jornada é você conciliar bons materiais com uma técnica de estudo eficiente, um bom planejamento e ter muito FOCO.

Muitas renúncias aconteceram nesse período, porém tenho certeza que faria novamente tudo do mesmo jeito! Muitos acreditaram que eu não conseguiria tão rápido, mas isso foi um incentivo pra mim, me dando mais forças ainda para lutar!!!
Não desistam do seu SONHO jamais, só vence quem acredita nele e corre atrás!!!!

Vencer os outros
não chega a ser
uma grande vitória.

Vitorioso
aquele que consegue
vencer a si mesmo
combatendo seus vícios
e controlando suas paixões.

A vitória sobre nós mesmos
é muito mais difícil.
Ela requer mais coragem
mais disciplina e mais decisão.

Se você
não conseguir na primeira vez
tente de novo.
O simples fato de tentar de novo
já será sua primeira vitória.

Espero que a minha história possa servir de inspiração para muitos de vocês! Se você se identificou com ela e quiser saber um pouco mais, deixe aqui seu comentário ou me mande um email.

Estamos JUNTOS nessa!! ;)

Abraços.

Rafaela Larcher

Coach do Estratégia Concursos

Email: [email protected]            

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • SEN-SA-CI-O-NAL. Vim em busca de inspiração para seguir adiante na jornada de concurseiro, quando me deparo com essa história inspiradora. Parabéns Rafaela! Sou escrevente do TJ SP e, como a minha esposa é servidora do Estado também, meu foco é unicamente ICMS SP. Estou iniciando os estudos agora.
    Henrique Martes em 18/09/19 às 13:11
  • Grande admiração por essa jornada e êxito. Arrebentou! Sua determinação, foco e consistência é um exemplo a ser seguido! Obrigado por compartilhar
    Bruno em 24/04/19 às 15:21
  • Parabéns Rafa! As suas palavras realmente já estão fazendo efeito , é sempre muito bom receber um ótimo estímulo! Eu tenho certeza que irei conseguir! Também serei Auditora Fiscal como você!! É só uma questão de tempo!!! obrigada!
    Lucilady em 23/04/19 às 21:46
  • Parabéns pelo sucesso!
    Marcos AL em 23/03/19 às 09:32
  • Parabéns pois nao ter sido fácil!!!
    Erico em 22/03/19 às 19:08
  • Rafaela, parabéns pelas suas conquistas e obrigado por compartilhar conosco. Realmente é muito motivador para quem busca alcançar a sonhada aprovação!!
    Gustavo Freitas em 22/03/19 às 17:48