Concursos DF: projetos suspendem validade de certames
CLDF aprova projetos que suspendem prazo de validade de concursos públicos do DF!
Resumo da notícia
- Os concursos DF tiveram projetos aprovados pela CLDF que suspendem o prazo de validade de seleções homologadas.
- A medida beneficia candidatos aprovados ao suspender prazos devido a restrições orçamentárias nos anos de 2025 e 2026.
- Os prazos suspensos voltarão a correr normalmente a partir do primeiro dia útil subsequente a 31 de dezembro de 2026.
Atenção, corujas: a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (10), os primeiros projetos de lei de 2026.
As propostas tratam da suspensão do prazo de validade de concursos públicos no âmbito do Distrito Federal e podem beneficiar candidatos aprovados que aguardam nomeação.
Os textos foram votados em dois turnos e redação final e agora seguem para sanção do governador Ibaneis Rocha.
Concursos DF: entenda sobre os projetos aprovados
O Projeto de Lei nº 2.124/2026 suspende os prazos de validade dos concursos homologados e em vigor na data de publicação dos Decretos nº 47.386/2025 e nº 48.172/2026, editados em razão de restrições orçamentárias e financeiras nos exercícios de 2025 e 2026.
De autoria do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), o texto prevê que os prazos voltarão a correr a partir do primeiro dia útil subsequente a 31 de dezembro de 2026.
A proposta também esclarece que não há impedimento para a nomeação de candidatos durante o período de suspensão.
Já o Projeto de Lei nº 2.139/2026, aprovado na forma de substitutivo, altera a Lei nº 4.949/2012, que estabelece normas gerais para concursos públicos no DF.
De autoria do deputado João Cardoso (Avante), a medida suspende o prazo de validade dos certames homologados antes ou durante os 180 dias que antecedem o fim do mandato do chefe do Poder Executivo distrital, até a posse dos eleitos.
O prazo será retomado, pelo período remanescente, no primeiro dia útil após o término da vedação legal, devendo o órgão responsável publicar ato declaratório no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) informando a suspensão e a retomada.
Durante a sessão, parlamentares elogiaram as propostas, e o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), afirmou que pedirá ao Executivo a sanção o quanto antes, já que alguns concursos vencem ainda neste mês.
Quer saber de todas informações sobre os projetos que suspendem os prazos de validades dos concursos DF? Então, acesse nosso artigo abaixo: