Artigo

Pense assim ANTES de iniciar o seu dia de estudo…

Para obter sucesso nos estudos, precisamos considerar as peculiaridades dos concursos públicos. O objetivo “ter sucesso (ser aprovado) em prova de concurso público” demanda, automaticamente, uma maneira diferente de preparação, uma prática diária diferente.

Vejamos o caso de um estudante de medicina que quer se tornar cirurgião. O objetivo “ter sucesso em procedimento cirúrgico” demanda métodos de preparação que confiram ao profissional uma margem quase nula de erros, de quase perfeição nas suas práticas. Prática aqui, considerando esse objetivo, é “estudar sobre cirurgia”.

No estudo para concursos, não precisamos ser quase perfeitos na prova para obter a aprovação. Eventualmente, nos concursos mais concorridos com provas fáceis, a nota de corte fica em torno de 85 a 90%.

Considerando o objetivo “ter sucesso (ser aprovado) em prova de concurso público”, a prática “estudar para concursos” vai admitir, para se ter sucesso na conquista do objetivo, uma margem de erro de 10-15% no acerto das questões lá na data da prova.

Dessa forma, o aperfeiçoamento da prática “estudar para concursos” para o objetivo “ter sucesso (ser aprovado) em prova de concurso público” exige uma preparação diferente da prática “estudar sobre cirurgia” para o objetivo “ter sucesso em procedimento cirúrgico”.

No caso do cirurgião, ter sucesso é, na verdade, não cometer erro! Cometeu erro? Ferrou!

Já no caso do concurseiro, se você tiver 10% de erro na prova, você provavelmente vai ser o 1º colocado na maioria dos concursos e ser chamado de “nerd” pelos demais aprovados.

Mas como podemos descobrir então o método mais adequado para a preparação para concursos públicos?

Há vários métodos! Sempre falamos aqui, no Estratégia, que qualquer maneira de estudo pode levá-lo à aprovação. O problema, entretanto, é que cada método de estudo vai demandar um tempo diferente para atingir o seu objetivo.

Dessa forma, quando posto dicas de estudos aqui, na verdade, eu não quero ajudá-lo a ser aprovado. Eu sei que você vai ser aprovado se não desistir.

Eu quero, na verdade, ajudá-lo a ser aprovado em menor tempo.

Espero que o vídeo ajude-o a otimizar os seus estudos!

Sucesso e vamos nos falando!

Luis Eduardo
Instagram
YouTube

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Valeu a dica!!!
    érico em 01/03/19 às 20:15