Artigo

Edital AFA 2020: último dia inscrições do certame com 70 vagas

O período de inscrições do concurso da Academia da Força Aérea (AFA) termina nesta terça-feira, 26 de março, no próprio site da AFA.

No total são 70 vagas, sendo 25 para Aviadores, 15 vagas para Infantaria e 30 vagas para Intendentes, todos com exigência de nível médio. Lembrando que o processo é de âmbito nacional.

Podem participar candidatos de ambos os sexos para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes. Para o Curso de Formação de Oficial de Infantaria, somente candidatos do sexo masculino podem se inscrever.

A Força Aérea Brasileira divulgou três editais para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria do ano de 2020 da Academia da Força Aérea (AFA).

Informações Importantes do Edital AFA 2020

Inscrições: de 6 a 26 de março de 2019
Valor: R$ 70,00
Data da Prova Escrita: 23 de junho de 2019 – Manhã

Para se Inscrever é necessário:

a)ser voluntário;
b) estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nas Instruções Específicas
c) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes: Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF), e matrícula no curso;
d) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI);

As etapas

a) Provas Escritas;
b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);
c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
e) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
f) Validação Documental.

As Provas Escritas

As Provas Escritas serão compostas das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Física;
  • Matemática;
  • Língua Inglesa;
  • 01 Redação

As Provas Escritas de Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa serão compostas de 64 questões, sendo 16 questões objetivas de múltipla escolha, por disciplina, com quatro alternativas em cada questão, das quais somente uma será a correta.

O Teste de Condicionamento Físico

Para Oficial de Infantaria

Para Oficial Aviador e Intendente

Quando aprovado em todas as etapas

Após ser aprovado em todas as etapas, o candidato irá se matricular no Curso de Formação. Para isso, é necessário preencher alguns requisitos, entre eles:

a) ser brasileiro nato
b) ter cumprido no momento da inscrição e continuar a cumprir até a data da matrícula todas as condições previstas neste Exame de Admissão;
c) ser aprovado, sem restrições, em todas as etapas do Exame
d) ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Concentração Final e por ocasião da Validação Documental, o Certificado, Diploma ou declaração de conclusão, acompanhado do Histórico Escolar do referido curso
e) não possuir menos de 17 anos e nem completar 23 anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso (2020)

Demais requisitos podem ser encontrados no edital de cada cargo, ao final da página.

O Curso de Formação

O Curso de Formação de Oficiais de Infantaria, Aviadores ou Intendentes da Aeronáutica, é ministrado pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP e terá duração de 04 anos em regime de internato.

Tem título de um curso de nível superior, da fase de Formação do Ensino Aeronáutico, onde será conferida a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, o Cadete é nomeado Aspirante a Oficial da FAB

Para Oficial de Infantaria

Confere ao concluinte, ainda, a graduação de bacharel em ciências militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica, pois é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o cadete de infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas unidades de Infantaria da Aeronáutica, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das organizações da força aérea e de defesa antiaérea.

Para Oficial Intendente

Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica, pois é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea.

Para Oficial Aviador

Confere ao concluinte, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar, pois é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador.

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada Concurso BRB
Ficha técnica concurso sefaz df

♦Informações do AFA 2020
►Data: 
►Vagas: 70
►Requisito: Nível Médio

Natália Scarano
Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Informações sobre o curso. Por favor avisar.
    Marcos em 27/03/19 às 15:37
  • professor, quando sai o curso pra afa?
    Samuel Ferreira em 01/03/19 às 06:52