Artigo

Apresentação de novo professor de SST

Bom dia caros alunos;

Antes de mais nada, permitam que eu me apresente:

Meu nome é Fernando, sou engenheiro e médico do trabalho. Fui aprovado no concurso de Auditor-Fiscal do Trabalho de 2010, primeiro concurso que tivemos as famosas discursivas da ESAF, e que o bom aluno começou a se diferenciar daquele que simplesmente decorou a maior gama de questões possíveis, pois a partir desse “marco zero” no mundo dos concursos, o aluno realmente deveria entender com certa profundidade as principais matérias do concurso almejado.

Nesse semestre iremos trabalhar o curso de SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO P/ AFT, voltado ao tema específico de saúde ocupacional. As normas regulamentadoras, inclusive a norma do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-7) serão tratadas em outro curso pelo Prof. Mário.

Nas próximas semanas já iniciaremos a gravação das aulas, tentando trazer aos futuros colegas de trabalho o conteúdo mais atualizado possível para este cargo tão relevante e com retorno praticamente imediato ao trabalhador e ao próprio AFT, devida à sua autonomia decisória.

Para tal, já peço aos alunos que comecem lendo o seguinte material:

1) CF/88 – CAPÍTULO II – DOS DIREITOS SOCIAIS (Art. 6 ao Art. 11);
2) CLT – CAPÍTULO V – DA SEG. E DA MEDICINA DO TRABALHO (Art. 154 a  201);
3) Convenção nº 81 da OIT;
4) Convenções nº 139 e 148 da OIT;
5) Convenções nº 155 e 161 da OIT;
6) NR -5 – CIPA;
7) Instrução Normativa INSS nº 98/2003; e
8) Manual “Doenças Relacionadas ao Trabalho”, do Ministério da Saúde.

O material é extenso e apresenta muitos detalhes, principalmente os itens 6, 7 e 8, porém observem que não basta a leitura das aulas e acompanhamento dos vídeos para a aprovação, pois nesse exíguo espaço e tempo não conseguiremos esgotar todo o conteúdo e cobrir toda a possível gama de questões do examinador.

Assim, somente com a leitura da “lei seca”, juntamente com o acompanhamento das aulas, poderemos nos diferenciar e fornecer aos alunos aquilo que há de melhor no atual molde de EAD, que é a interatividade. É aqui que nos diferenciamos dos “chutadores de plantão”, dos “estudantes de última hora”, do puro “download” ou cópia pirata das aulas e dos PDF comprados em sites de leilão, pois até o término do curso todos tem um canal aberto e bidirecional com o professor da matéria. Peço que leiam, tragam questões, tragam dúvidas e saibam que todos têm meu compromisso de retorno até o esgotamento da dúvida.

Um abraço e bons estudos a todos nós;

Fernando Gallego.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.