CNU 2025: autorizada a Força Nacional em vários estados
Até o momento, a Força Nacional atuará em 4 estados para reforçar a segurança durante a prova discursiva do CNU 2025
O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar a segurança durante os eventos do CNU 2025.
A atuação ocorrerá nos estados do Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará e Tocantins, considerados estratégicos para garantir a tranquilidade do público participante.
- Período de atuação: 3 a 15 de dezembro de 2025;
- Coordenação: Polícia Federal;
- Apoio logístico: Ministério da Gestão e da Inovação.
A operação será conduzida de forma planejada, com equipes especializadas atuando na preservação da ordem pública, proteção das pessoas e segurança do patrimônio.
A presença da Força Nacional busca evitar incidentes e assegurar que todas as atividades relacionadas ao certame ocorram com organização e normalidade.
Segundo o Ministério, a medida foi adotada para garantir um ambiente seguro aos candidatos e servidores envolvidos no concurso, especialmente diante do grande fluxo de pessoas esperado na aplicação da prova discursiva, no dia 07 de dezembro, o próximo domingo.
LEIA TAMBÉM:
>>> Como consultar o meu local de prova?
>>> Confira as principais informações sobre a prova discursiva
Com isso, o CNU 2025 segue avançando com protocolos reforçados, visando oferecer aos participantes mais tranquilidade e confiança durante todo o processo.
CNU 2025: provas discursivas NESTE DOMINGO (07)
Importante lembrar que apenas os cerca de 42.499 aprovados na prova objetiva participarão da etapa discursiva do Concurso Unificado.
Para os cargos de nível superior do Concurso Nacional Unificado, a prova discursiva será realizada das 13h às 16h. Já os cargos de nível intermediário farão as provas das 13h às 15h.
Ainda, é importante frisar que os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início. A divulgação da nota preliminar será no dia 23 de janeiro de 2026.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o CNU 2025, além da Força Nacional, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Saiba mais: CNU