Notícia

10 questões sobre crase que já caíram em concursos

Domine o uso da crase e evite um dos erros mais comuns nas questões de Português nos concursos públicos

A crase é um dos assuntos da Língua Portuguesa que mais geram dúvidas entre concurseiros. Mesmo candidatos experientes costumam se confundir na hora de identificar quando o uso do acento grave é obrigatório, facultativo ou simplesmente incorreto.

As bancas adoram explorar a crase em diferentes contextos, desde frases simples até construções mais complexas, envolvendo pronomes, locuções e expressões femininas. O segredo está em compreender a lógica por trás da fusão entre a preposição “a” e o artigo ou pronome feminino, e saber aplicá-la corretamente em cada situação.

Neste artigo, reunimos questões de crase que já caíram em concursos anteriores, para que você veja na prática como o conteúdo é cobrado, identifique os casos mais recorrentes e aprimore sua segurança na hora da prova.

Veja também:
+ Questões de Acentuação Gráfica que já caíram em concursos
+ 9 questões de Português que já caíram em concursos
+
Como estudar por meio de questões?

A ideia é que, ao analisar e resolver essas questões, você consiga identificar padrões, aprimorar seu raciocínio e se preparar de forma mais estratégica para os próximos desafios.

Sistema de Questões EC

São mais de 2 milhões de questões cadastradas!

Concurso Câmara de Vinhedo SP

  • Banca: AVANÇASP
  • Ano: 2020
  • Cargo: Serviços Gerais

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O proprietário começa a trabalhar às 08 horas.

II – Estávamos esperando desde às 10 horas.

III – Fomos à São Paulo.

A) Apenas o item I é verdadeiro.

B) Apenas o item II é verdadeiro.

C) Apenas o item III é verdadeiro.

D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

E) Todos os itens são verdadeiros.

Resposta

A) Apenas o item I é verdadeiro.


Concurso TJM SP

  • Banca: Vunesp
  • Ano: 2021
  • Cargo: Técnico de Comunicação e Processamento de Dados Judiciário – Desenvolvedor

Assinale a alternativa redigida segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase.

A) Exposto às pessoas presentes, a proposta do plano de seguridade, que não as favorecem, foi rejeitada.

B) Foi feito, à partir das sugestões dos funcionários, alterações substanciais nos horários de trabalho.

C) Os dados foram devidamente analisados para que, enviado às chefias, não houvesse reparos à fazer.

D) Frente à frente com novas tecnologias, uma pessoa pelo menos ficou meia hesitante em adotá-las.

E) Os envolvidos obedeceram à ordem de dar continuidade apenas ao projeto que não os deixará sujeitos a prejuízo.

Resposta

E) Os envolvidos obedeceram à ordem de dar continuidade apenas ao projeto que não os deixará sujeitos a prejuízo.


Concurso TCE AM

  • Banca: FGV
  • Ano: 2021
  • Cargo: Auditor Técnico de Controle Externo – Auditoria Governamental

A Quadrilha

“A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste. Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências a cultura nordestina, por exemplo, a caracterização do homem do campo, do caipira ou do matuto.

No entanto, a quadrilha é de origem francesa. Dessa forma, a ‘quadrille’ surgiu em Paris, no século XVIII. Ademais, era uma dança de salão composta por quatro casais, no entanto, era uma dança da elite europeia. Antes de chegar à França, a dança pertencia aos ingleses, onde era conhecida como ‘contredanse’, cuja origem vinha dos camponeses no século XIII. Depois, se difundiu por toda Europa.

Em suma, foi trazida ao Brasil, para a cidade do Rio de Janeiro durante o período da Regência, em 1830, logo, se popularizando em todo o país.” (Segredos do Mundo, 01/04/2021. Adaptado)

No primeiro parágrafo do texto 4 há uma série de incorreções gramaticais e textuais. Em cada opção abaixo foi corrigida uma dessas imperfeições; aquela em que foi feita uma correção indevida é:

A) “A quadrilha, também conhecida como quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras” / faltava uma vírgula após “matuta”;

B) “…é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras, que acontecem, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil…” / não deveria haver ponto, mas sim uma vírgula após “brasileiras”;

C) “…é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil…” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;

D)  “…é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontecem, geralmente, nos meses de junho e julho em todas as regiões do Brasil…” / os nomes dos meses são grafados com letra inicial minúscula;

E) “Por isso, as apresentações de quadrilha fazem referências à cultura nordestina…” / faltava o acento grave da crase.

Resposta

C) “…é um estilo de dança folclórica coletiva típica das festas juninas brasileiras. Que acontece, geralmente, nos meses de Junho e Julho em todas as regiões do Brasil…” / a forma verbal “acontecem” deveria estar no singular, concordando com “dança folclórica”;


Concurso PC SP

  • Banca: Vunesp
  • Ano: 2023
  • Cargo: Escrivão de Polícia

Ouvi agora dizer, os gatos do bairro, cansados da perseguição _______________ saldada em desaparecimentos constantes, querem preparar uma manifestação de protesto, reivindicando direito __________ vida. Será no largo em frente da nossa casa, acabado de inaugurar? Se a manifestação gatil for com a habitual gritaria ________________ numa chatice, pensei eu. Basta um casal nos seus jogos de amor para não nos deixar dormir, que seria de um _______________ de vinte ou trinta gatos adultos cheios de adrenalina? Trocamos impressões em casa sobre a posição a tomar, no caso de haver mesmo manifestação. Soltamos os cachorros domésticos? Chamamos a Brigada Canina, composta por elementos mais aptos __________ contornar situações semelhantes? Metemos rolhas nos ouvidos e deixamos andar? Liberais, optamos pela última posição.

(Pepetela. Crónicas Maldispostas, 2015. Adaptado)

Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

A) contumaz … a … redundará … conserto … à

B) contumas … a … redundara … concerto … em

C) contumás … à … redundara … conserto … de

D) contumas … à … redundará … conserto … de

E) contumaz … à … redundará … concerto … a

Resposta

E) contumaz … à … redundará … concerto … a


Concurso Banco da Amazônia – BASA

  • Banca: Cesgranrio
  • Ano: 2021
  • Cargo: Técnico Científico – Tecnologia da Informação

Uma cena

10 Questões sobre Crase que já caíram em concursos
10 Questões sobre Crase que já caíram em concursos
Questões de Crase em concursos

SEIXAS, Heloisa. Contos mínimos. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Para atender aos padrões de escrita formal do português, observando-se a norma-padrão, o acento grave indicativo da crase deve ser empregado em:

A) A paisagem qual descrevi me deslumbra até hoje.

B) Não havia ninguém na rua quando a manhã se descortinou.

C) Meu irmão demonstrava surpresa sempre que via as grades.

D) A velha senhora tem o olhar atento as belas paisagens da cidade.

E) Minha percepção sobre o Rio mudou a partir da visão daquela senhora.

Resposta

D) A velha senhora tem o olhar atento as belas paisagens da cidade.


Concurso Petrobras

  • Banca: Cebraspe
  • Ano: 2021
  • Cargo: Administração

As tecnologias de contar e escrever histórias não seguiram um caminho linear. A própria escrita foi inventada pelo menos duas vezes, primeiro na Mesopotâmia e depois nas Américas. Os sacerdotes indianos se recusavam a escrever as histórias sagradas por medo de perder o controle sobre elas. Professores carismáticos (como Sócrates) se recusaram a escrever. Algumas invenções posteriores foram adotadas somente de forma seletiva, como quando os eruditos árabes usaram o papel chinês, mas não demonstraram nenhum interesse por outra invenção chinesa, a impressão. As invenções relacionadas à escrita tinham muitas vezes efeitos colaterais inesperados. Preservar textos antigos significava manter vivas artificialmente as línguas. Desde então, passou-se a estudar línguas mortas e alguns textos acabaram sendo declarados sagrados.

Martin Puchner. O mundo da escrita: como a literatura transformou a civilização. Pedro Maia Soares (Trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 18 (com adaptações).

No trecho “As invenções relacionadas à escrita tinham muitas vezes efeitos colaterais inesperados”, o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se pela fusão de preposição e artigo feminino em uma locução adverbial de modo.

C) Certo.

E) Errado.

Resposta

E) Errado.


Concurso Prefeitura de Araricá RS

  • Banca: Fundatec
  • Ano: 2024
  • Cargo: Professor de Português

Sobre o uso da crase, analise as assertivas abaixo, com base na obra de Cegalla:

I. Na frase “Quando escrevemos, referimo-nos à tarefa de colocar por escrito as nossas ideias”, assinala-se a crase com o acento grave. A contração à, que representa a fusão da preposição a com o artigo a, não é tônica, mas pode ser proferida mais fortemente que o a átono.

II. Os termos diante dos quais ocorre a crase exercem as funções sintáticas de complementos (objeto direto, objeto indireto, complemento nominal) ou de adjuntos adverbiais.

III. É opcional, na linguagem familiar, o uso do artigo diante de nomes próprios personativos. A crase, portanto, dependerá da preferência do escritor. Na língua formal, sobretudo quando se faz referência a mulheres célebres, não se usa artigo e, portanto, não se acentua o a.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

Resposta

E) I, II e III.


Concurso SPTRANS

  • Banca: Vunesp
  • Ano: 2024
  • Cargo: Analista de Comunicação Pleno

Leia o texto para responder à questão.

Aprendemos __________ pensar que, se é natureza, não é cultura – e, inversamente, se é cultura, não pode ser natureza. A força que impele os animais __________ reprodução brota de pulsões naturais, ditas instintivas; já a instituição do matrimônio decorre de construções culturais. A fúria selvagem corresponderia __________ natureza bruta; o diálogo pacífico seria uma conquista da cultura.

(BUCCI, Eugênio. Em: https://www.estadao.com.br/opiniao/eugenio-bucci/ora-a-natureza-humana-esta-na-cultura/ 30.06.2022. Adaptado)

As lacunas devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:

A) a … a … a

B) a … à … à

C) à … a … a

D) à … à … a

E) à … à … à

Resposta

B) a … à … à


Concurso UFG

  • Banca: Instituto Verbena – UFG
  • Ano: 2024
  • Cargo: Técnico Administrativo em Educação – Antropólogo

Há pouco tempo, o trecho Goiânia – Inhumas da GO-070 recebeu novas placas de retorno. Em todas elas, há a indicação da distância. Diferentemente do usual, há nelas os enunciados: “retorno à 70m”; “retorno à 100m”. O uso do acento grave indicativo de crase nessas placas foi usado de forma

A) equivocada, uma vez que não se coloca esse acento antes de numerais, com a exceção de horas.

B) equivocada, uma vez que esse acento deve ser usado apenas para evitar ambiguidades.

C) correta, pois trata-se de uma distância especificada.

D) correta, pois usa-se esse acento diante de qualquer numeral.

Resposta

A) equivocada, uma vez que não se coloca esse acento antes de numerais, com a exceção de horas.


Concurso PC BA

  • Banca: IBFC
  • Ano: 2022
  • Cargo: Escrivão de Polícia

Texto I

Inverno

A família estava reunida em torno do fogo, Fabiano sentado no pilão caído, sinhá Vitória de pernas cruzadas, as coxas servindo de travesseiros aos filhos. A cachorra Baleia, com o traseiro no chão e o resto do corpo levantado, olhava as brasas que se cobriam de cinza.

Estava um frio medonho, as goteiras pingavam lá fora, o vento sacudia os ramos das catingueiras, e o barulho do rio era como um trovão distante.

Fabiano esfregou as mãos satisfeito e empurrou os tições com a ponta da alpercata. As brasas estalaram, a cinza caiu, um círculo de luz espalhou-se em redor da trempe de pedra, clareando vagamente os pés do vaqueiro, os joelhos da mulher e os meninos deitados. De quando em quando estes se mexiam, porque o lume era fraco e apenas aquecia pedaços deles. Outros pedaços esfriavam recebendo o ar que entrava pela rachadura das paredes e pelas gretas da janela. Por isso não podiam dormir. Quando iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham precisão de virar-se, chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais. Não era propriamente conversa: eram frases soltas, espaçadas, com repetições e incongruências. Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo. Na verdade nenhum deles prestava atenção às palavras do outro: iam exibindo as imagens que lhes vinham ao espírito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, se não havia meio de dominá-las. Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto. […]

(RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2009, p. 63-64)

Sabendo-se que “trempe” é um tipo de chapa de ferro colocada em fogão à lenha para sustentar as panelas, na passagem “chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais” (3º§), percebe-se que o acento indicativo de crase justifica-se:

A) por uma escolha estilística em função de seu emprego facultativo.

B) para desfazer a ambiguidade provocada pela ausência de seu emprego.

C) devido à necessidade de concordância com o gênero e o número do verbo.

D) em função da regência do verbo e do gênero do substantivo destacado.

E) por ilustrar um registro informal e regional de uma expressão.

Resposta

D) em função da regência do verbo e do gênero do substantivo destacado.


Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.