Artigo

Minha jornada de concurseiro até o 1º lugar

Olá, guerreiros e guerreiras!

Meu nome é Marcel Santos, recém-aprovado em 1º lugar para o cargo de Analista da área Administrativa do IPHAN, e a partir de hoje tenho a honra de integrar o time de Coaches do maior preparatório para concursos do país.  Minha missão é ajudar você, concurseiro (a), que passa por momentos de tanta ansiedade nessa fase a ter seu nome estampado no Diário Oficial. Sei exatamente como é isso e será um prazer enorme poder compartilhar minha experiência para que você também alcance seu propósito.

Bem, comecei minha trajetória em novembro de 2016, após muitos anos de experiência profissional na iniciativa privada como engenheiro, profissão da qual me orgulho muito. Porém, senti na pele os efeitos da crise político-econômica do país, ficando desempregado por duas oportunidades. Mas, como há males que vêm para o bem, tive a “vantagem” de ter o tempo inteiro disponível só para estudar, uma vez que ser aprovado em um concurso passou a ser o meu objetivo de vida a partir de então.  

Pesquisei sobre tudo a respeito: comprei um curso do Estratégia, segui as dicas dos mais renomados professores, checava as mais confiáveis fontes de notícias, utilizei as mais eficazes técnicas de concentração e memorização, criei um perfil no Instagram para trocar informações com outros estudantes, me espelhei em grandes exemplos de persistência e superação e iniciei a jornada. Foram várias provas em diversos estados do país e, consequentemente, muitas reprovações e frustrações. Eram sempre milhares e milhares de pessoas buscando o mesmo objetivo: uma tentação para desistir.

Entretanto, a evolução era nítida e as minhas notas finais começaram a tangenciar as notas de corte. Assim, após uma aprovação em um concurso temporário (IBGE), dois “quases” bem doloridos (TRF-2 e TRT-2) e uma intensa preparação de milhares de horas líquidas com dezenas de matérias estudadas (a maioria iniciada do zero), finalmente via meu nome publicado por extenso no Diário Oficial da União. Um disputado e suado 1º lugar, em um concurso federal organizado nada mais nada menos que pela temida banca Cespe/UnB. Foi uma sensação absurda, uma felicidade imensurável, porque, por mais que você tenha a percepção de progresso, são inevitáveis os momentos de insegurança e falta de perspectiva.

Então, meus amigos, contem comigo para que também consigam alcançar o tão sonhado cargo público e suas inúmeras vantagens: ótimos salários, estabilidade, progressão na carreira, aposentadoria diferenciada, visibilidade e boas possibilidades de parcerias. O caminho é difícil, mas com o acompanhamento adequado de um profissional da área, ele tende a ser encurtado. E nessa semana, com a maravilhosa notícia da sanção da LOA 2019 pelo governo com a previsão de quase 50 mil vagas apenas na esfera federal, nada melhor do que tomar a decisão de conquistar uma delas, não é mesmo?

VAMOS JUNTOS!!!

 Sigam o meu perfil no Instagram: @engenheiro_concurseiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde, Marcel. Identifiquei-me imediatamente com teu relato, pois também sou formada em engenharia, trabalhei em regime offshore e hoje dedico meu tempo aos estudos para concurso na cidade de Petrópolis. Tenho sentido a dor do "quase", mas não desisto, pois o dia da posse vai chegar. Deus está no controle. Parabéns pela conquista!
    Amanda em 18/01/19 às 14:07
  • A persistência é uma grande qualidade, mas tente revisar sua forma de estudar para que sua aprovação seja mais célere. Um abraço e boa preparação!
    Marcel Santos em 18/01/19 às 09:27
  • Olá, Cleber! Durante meus estudos sempre me inspirei em histórias de superação, e hoje, ser uma delas, é uma satisfação enorme. Um forte abraço e obrigado!
    Marcel Santos em 18/01/19 às 09:25
  • Obrigado, Vitor!
    Marcel Santos em 18/01/19 às 09:22
  • Obrigado, João. Manter a motivação é um pré-requisito para a aprovação. Sua vez chegará, acredite! Um abraço!
    Marcel Santos em 18/01/19 às 09:21
  • Parabéns, Marcel! Seu desempenho me ajuda a manter a motivação. Em breve será a minha vez, se Deus quiser.
    João Paulo Gomes de Souza em 18/01/19 às 06:54
  • Começamos juntos essa empreitada, desde começo sabia que seu sucesso era questão de tempo, Parabéns irmão!
    Éverton Pereira em 17/01/19 às 19:06
  • Parabéns!
    Vitor Victal em 17/01/19 às 17:35
  • Meus parabéns, Marcel! Histórias de pessoas que persistiram em um momento da carreira e com dedicação conseguiram vencer os desafios, servem de inspiração. Obrigado.
    CLEBER COSTA em 17/01/19 às 17:19
  • Boa tarde, Marcel! Qual a téc de memorização q vc usou? Parabéns pela conquista. Um abraço!
    Chirlene em 17/01/19 às 14:04
  • Marcelo parabéns pela aprovação eu estou desempregado agora já fiz 17 concursos com 16 reprovações espero alcançar minha aprovação e nomeação em 2019 estudo há 6 anos e 9 meses
    ALEXANDRE PINHEIRO DE SOUZA em 17/01/19 às 12:29