Artigo

Da preparação à posse. Minha trajetória

Olá, pessoal.

Hoje vou contar como foi a minha trajetória de estudos até alcançar a aprovação no concurso da Procuradoria do Estado do Paraná – PGE/PR.

Comecei a estudar para concurso público no meu terceiro ano de faculdade. Queria diminui o meu tempo de estudos para concurso após a minha formatura, esse era o objetivo. A minha primeira atitude foi me matricular em um cursinho intensivo para começar a preparar o meu material de aprovação (o famoso caderno do concurseiro). Passei um ano acompanhando as aulas do cursinho, anotando os apontamentos dos professores, estudando por livros específicos para concursos (livros esquematizados) e grifando as partes mais importantes e os principais conceitos.

Depois de um ano de estudos e já no último ano de faculdade, decidi me inscrever para fazer provas de concursos. O meu sonho era Advocacia pública. Porém, enquanto o concurso não saía, me inscrevi no concurso da Defensoria Pública do Amazonas. Fui aprovada na primeira fase e iniciei a minha estratégia de estudos para a etapa seguinte.

Ocorre que, nesse meio tempo, o concurso foi anulado por suspeita de fraude. Fiquei bem triste, mas não tinha tempo para lamentações, já que a prova da Procuradoria do Estado do Mato Grosso se aproximava e eu não tinha focado nesse edital por conta dos estudos para a prova subjetiva da DPE/AM.

Resultado: não passei na primeira fase da PGE/MT. A nota de corte da primeira fase foi 73 pontos e eu havia feito 71. Dessa vez eu não fiquei triste, mas sim arrasada com o resultado e com o meu desempenho, afinal, o meu sonho era a carreira da Advocacia Pública. Entre lágrimas e lamentações, cheguei a uma importante conclusão: o edital de um concurso precisa ser analisado e estudado pelo aluno. Não subestime o poder do estudo da legislação específica estadual. O estudo dessas leis não deve ser prioridade, mas também não deve ser deixado de lado. Você pode garantir preciosos pontos para chegar na segunda fase.

Pois bem, três dias após a divulgação do resultado da primeira fase da PGE/MT, foi publicado o edital da PGE/PR. Imprimi o edital, analisei o conteúdo programático e tomei a seguinte decisão: esse vai ser o último concurso que irei fazer! Depois desse comprometimento pessoal, iniciei uma estratégia de estudos de guerrilha, como estudo da lei seca à exaustão, jurisprudência, resolução de questões (INFINITAS) e o estudo dos grifos dos meus livros esquematizados (lembram que estudava grifando os livros no meu primeiro ano de estudos?). Além disso, analisei a vida acadêmica e profissional de todos os membros da banca examinadora – já que a primeira fase do concurso seria no mesmo dia da segunda fase – e estudei os artigos por ele publicados, os livros e as causas em que eles estavam atuando na Procuradoria (notem que, realmente, a estratégia de estudos foi de guerrilha rsrs).

Resultado: fui aprovada na PGE/PR aos 22 anos, ou seja, no meu último ano de faculdade, mas ainda não havia formado. Para conseguir tomar posse no cargo, solicitei o adiantamento da colação de grau, o que foi deferido pela Coordenação do Curso de Direito. Viva. Estava feliz da vida. Realizei o meu sonho.

Essa foi a minha trajetória de estudos para concurso, pessoal. As principais lições que aprendi nesse caminho – e que quero passar para vocês como forma de incentivo – são:

1- O sucesso não é sobre ter sorte, mas sim sobre seguir um bom plano.

2- A estratégia de estudos é o que diferencia os sortudos daqueles comprometidos, focados.

3- Decida qual o concurso você quer passar e elabore uma estratégia de estudos, um plano de ação, desenvolva técnicas de produtividade e eliminação das intercorrências. A melhor maneira de se manter motivado e focado durante a preparação é ter uma razão forte suficiente, por isso a importância da decisão e do comprometimento com a pessoa mas importante da sua vida: VOCÊ.

4- A excelência é alcançada com prática.

5- A prioridade é manter as prioridades em primeiro lugar.

6- Existem fatores que fazem a diferença para ter sucesso a longo prazo.

Espero que essas lições possam ajudá-los a alcançar mais rápido o SONHO da aprovação.

Desejo-lhes um estudo de alta performance e uma vida extraordinária, tanto no percurso, quanto após a aprovação.

Contem comigo para o que precisarem!

Abraços.

 

Juliana Lira

Coach do Estratégia

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.