Notícia

A Química do cotidiano e os riscos de morte por uso indevido

Olá amigos e amigas do Estrategia.
É com muita tristeza que escrevo esse post de hoje.
Serve para alertar dos riscos que corremos quando não conhecemos as substâncias químicas.
Alguns alunos questionam os motivos de caírem tópicos em concursos que julgam ser desnecessários.
Em concursos para bombeiros muitas vezes o edital cobra o conhecimento de gases tóxicos.
Este post servirá, em parte, para responder a estes questionamentos.
Vamos aos fatos.
Existem produtos químicos que usamos em nossas casas que, dependendo de como forem usados, podem ser fatais ou altamente nocivos.
Os limpadores do tipo AJAX, Fúria, etc possuem amoníaco em sua composição. E esta substância é altamente volátil (formam muitos vapores). E, para piorar, é muito tóxica ao ser inalada.
Muitas pessoas ao lavarem os banheiros das casas, por exemplo, fecham as portas destes e usam o produto. Isto ajuda a concentrar os gases produzidos e trazem maior dano ao indivíduo.
Outras pessoas usam os alvejantes, tais como hipoclorito de sódio (a famosa QBoa). Mal sabem dos riscos.
Minha empregada me relatou que outra oportunidade ela misturou hipoclorito com ajax e outros produtos, pensando em otimizar o poder de limpeza. QUe sentiu um cheiro forte e que ficou com dificuldade em respirar. Sentiu forte mal estar.
Digo isso porque ontem, em Campinas, faleceu um ex-aluno meu a quem dei aulas por quatro anos. Morreu por intoxicação devido a uma mistura de produtos de tratamento de piscinas. Ele era triatleta e treinava em uma academia de natação. Estava treinando e o tratador da piscina misturou produtos que geraram gás cloro.
Nove pessoas que ainda nadavam foram afetadas. Três em estado gravíssimo. E ele veio a óbito.
Este gás (Cl2) ao reagir com a água (do sistema respiratório, por exemplo) produz HCl, que é extremamente corrosivo. Imagina isso ocorrendo nos alvéolos pulmonares.
O HCl é usado para limpar peças metálicas antes da soldagem. Ele corrói metais. Imagina o tecido pulmonar sob sua ação.
Samuel estava noivo de uma amiga de minha família. Ela convive conosco há mais de 15 anos. Muito a lamentar pela imprudência dos fatos.
Samuel parte muito jovem. 38 anos. Deixa amigos, familiares, noiva, um vazio enorme e muitas saudades.

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2018/12/01/aluno-de-academia-de-campinas-vitima-de-intoxicacao-por-cloro-morre-no-hc-da-unicamp.ghtml

Grande abraço a todos.
Vivam suas vidas intensamente.
Não sabemos o que nos espreita a cada minuto de nossas vidas.

Prof. Wagner Bertolini
Perito Criminal
Professor Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Realmente muito triste; A unica coisa boa no velório, dentre as condições de se utilizar a palavra "boa", foi rever ex-alunos depois de muitos anos distante deles. Foi emocionante. Fiquei feliz em ser reconhecido e tão bem recebido pelos meus alunos de 15 ou mais anos atrás. Agora mães, pais de família, profissionais etc. Conversei com vários deles e recordamos os momentos que tivemos na convivência com o Samuel.
    Wagner Luiz Heleno Marcus Bertolini em 03/12/18 às 13:53
  • Viu o perigo de desconhecer esta possibilidade? Pode ser que você tenha se safado de algo muito pior Agora, em frente e consciente Abraço Prof Wagner Bertolini
    Wagner Luiz Heleno Marcus Bertolini em 03/12/18 às 13:49
  • Exatamente isso Igor. Poucos dão a devida atenção a esta maravilhosa disciplina. Conhecimento para a vida Grande abraço Wagner
    Wagner Luiz Heleno Marcus Bertolini em 03/12/18 às 13:48
  • É uma pena que essa tragédia tenha ocorrido. Mas agora, espero que as pessoas parem de dizer que não ligam pra química pois não lhe servirá durante sua vida. O desconhecimento das Reações Químicas causou danos a 9 pessoas que estavam no local e ainda acabou na morte de um rapaz. Sendo umunivesitário de química, eu reaente espero que as pessoas tomem consciencia da importância de estudar e conhecer a química.
    Igor Dessupoio em 02/12/18 às 10:29
  • Fiquei comovida com a história! Que Deus abençoe a família,neste momento.
    Gisele em 01/12/18 às 23:25
  • Nossa! Isso aconteceu comigo há algumas semanas atrás. Misturei água sanitária com um produto caseiro chamado Limpa-Tudo, em segundos eu estava tossindo sem parar, com muita dificuldade em respirar e olhos lacrimejando. Pensei que fosse morrer, pois mesmo após beber água, suco e sair para fora da casa a fim de respirar ar puro, continuei sentindo os sintomas por um longo tempo. Nunca mais faço isso. Artigo bem esclarecedor
    Mariane em 01/12/18 às 09:48