Artigo

ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 4/45

Olá a todos!

Hoje, temos o nosso quarto artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.

Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias. 

Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM-2018.

Boa leitura.

Prof. Adinoél Sebastião

@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / [email protected]

PACOTE ENEM-2019


ENEM-2018 – prova amarela – questão 04 – tradução livre

 

Como gerenciar a diversidade linguística na aula?

A aprendizagem de idiomas é uma das demandas

da sociedade na escola: os alunos têm que

finalizar a escolarização com um bom conhecimento,

pelo menos, das três línguas curriculares: catalão,

castelhano (espanhol) e inglês (ou francês, português…).

A metodologia que promove a aprendizagem integrada

de idiomas na escola leva em conta as relações

entre as diferentes línguas: o melhor ensino de uma

língua incide na melhoria de todas as demais. Trata-se

de educar em e para a diversidade linguística e cultural.

Por isso, a V Jornada de Boas Práticas de Gestão

do Multilinguismo, que acontecerá em Barcelona, debaterá

sobre a gestão do multilinguismo na aula. O objetivo

é difundir propostas para a aprendizagem integrada de

idiomas e apresentar experiências práticas de gestão

da diversidade linguística presente nas aulas.


ENEM-2018 – prova amarela – questão 04 – comentários

A questão acima é uma questão de interpretação de texto. Não se cobrou nenhum conteúdo específico de gramática nesta questão.

O enunciado da questão começou informando que na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais (o catalão e o espanhol) e, além dessas, se ensina outras línguas nas escolas. Depois dessa informação inicial, o enunciado continua da seguinte forma: “De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário“.

Pois bem, diante da construção da questão percebemos que devemos completar a segunda parte do enunciado com uma das alternativas apresentadas. Seria mais ou menos uma questão de completar lacuna. Assim:

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário ___________________.

Então, o que devemos fazer é verificar qual alternativa completa o enunciado apresentado para a questão. Vamos testar todas as alternativas.

Alternativa “A”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário ampliar o número de línguas ofertadas para enriquecer o conteúdo.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. Mas não se mencionou a ampliação do número línguas a serem ofertadas.

Alternativa “B”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário divulgar o estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. Porém, não se comentou sobre divulgação do estudo de diferentes idiomas e culturas para atrair os estudantes.

Alternativa “C”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário privilegiar o estudo de línguas maternas para valorizar os aspectos regionais.

A construção acima está errada. O texto menciona no parágrafo primeiro que se estuda três línguas: catalão, castelhano (espanhol), inglês. E, conforme o texto, pode estudar outras línguas: francês, português, outra. No entanto, em nenhum momento o autor falou em privilégio para o estudo de línguas maternas.

Alternativa “D”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário explorar as relações entre as línguas estudadas para promover a diversidade.

A construção acima é a resposta para a questão. O último parágrafo do texto informa que acontecerá em Barcelona a V Jornada de Boas Práticas de Gestão do Multilinguismo. Essa jornada debaterá a gestão do multilinguismo em sala de aula. Informa ainda que o objetivo da jornada é difundir propostas para a aprendizagem integrada de idiomas (explorar as relações entre as línguas estudadas) e apresentar experiências práticas para gestão da diversidade linguística (promover a diversidade).

Alternativa “E”

De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário debater as práticas sobre multilinguismo para formar melhor os professores de línguas.

A construção acima está errada. Em nenhum no texto se discutiu a formação dos professores.

Resposta: “D”.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Meu parabéns
    Samara em 06/04/20 às 13:06