Artigo

MPU: 265 mil inscritos. E os 365, como estão?

Olá, concurseiro, após um tempo sem aparecer por aqui, estamos de volta. Ontem foi divulgado pela banca organizadora do concurso do MPU (CEBRASPE/CESPE) o quantitativo de inscritos no certame, gerando, como de costume, uma comoção muito grande.

Esse tipo de notícia eu nem costumo procurar, pois meus alunos trazem para mim, geralmente um tanto desesperados. No entanto, essa insegurança, até certo ponto compreensível, não pode abalar o bom candidato. Aqui não me refiro ao aventureiro ou àquele que está iniciando agora os estudos. Eu falo do concurseiro profissional, batalhador do dia a dia.

Depois de tantos anos acompanhando concursos e candidatos, estou cada vez mais convicto de que pouco importa quantas inscrições foram realizadas, até porque a parcela que concorre de verdade é ínfima. O que realmente importa mesmo é se você está vencendo, 365 dias ao ano, o seu maior concorrente. E sabe quem é ele? Sim, VOCÊ MESMO!

A única pessoa capaz de te colocar ou não na lista de aprovados é VOCÊ MESMO! O único concorrente que realmente importa é VOCÊ MESMO, nobre candidato. São quase 265 mil inscritos, é verdade. Mas durante os 365 dias do ano você está realmente engajado no projeto de ser melhor todos os dias? Você está de fato comprometido com o sucesso deste projeto? Luta contra a preguiça, a procrastinação? É diligente para não perder tempo demais em redes sociais e afins? Estes são os verdadeiros concorrentes! Se você não puder vencê-los, não poderá vencer nenhum outro. Se você busca melhor um pouquinho a cada dia, certamente está no caminho certo. Caso contrário, você não logrará êxito nem mesmo num hipotético concurso de uma vaga e dois candidatos.

Portanto, por mais clichê e batido que esse conselho seja, não vejo outra saída rumo à aprovação que não seja por meio de muito comprometimento, dedicação e desejo de ser melhor a cada dia, 365 dias ao ano. Ah, e nos anos bissextos, 366! Rs

Boa prova a todos no domingo!

Alberto Kovarik
Instagram: @profalbertokovarik (me segue lá!)
Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado, Guilherme!
    Alberto Kovarik em 27/10/18 às 10:45
  • Disse TUDO!
    guilherme em 19/10/18 às 12:11
  • Por isso que amo esse Estratégia!! Precisava ouvir isso... a mais de um ano me preparando p esse certame: Obgda Prof
    Juliana Pacheco em 19/10/18 às 08:05
  • Assim como no texto, o prof. Alberto Kovarik, enfatiza todos os dias a importância da autorresponsabilidade.... Sair da zona de conforto é difícil mas sei que é para o meu melhor, viu? (Alberto é o meu COACH fera e muito paciente) Obrigada por todo o aprendizado, Alberto. Vc é 1000! [Propaganda gratuita sim porque ele é o MELHOR] E vamos em frente... ! Veronica Oliveira
    Verônica Oliveira em 18/10/18 às 22:36