Artigo

Concurso do MP-SP: segunda fase (prova discursiva).

Alô, pessoal. Tudo joia?

Meu nome é Marcio Damasceno, sou professor dos cursos de discursivas do Estratégia Concursos. Também sou servidor público federal, e ocupo, atualmente, o cargo de Analista da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, lotado na Procuradoria dessa Autarquia.

O intuito deste artigo é comentar alguns pontos da prova escrita do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Essa prova terá duração de 4h, e será composta por 5 questões dissertativas e 2 redações.

As redações versarão sobre os seguintes temas:

  1. Primeira redação: Direito Penal ou Direito Processual Penal;
  2. Segunda redação: Tutela dos  Interesses  Difusos  e  Coletivos  ou Direito  Processual  Civil.

As questões discursivas versarão sobre as matérias não contempladas nas redações. Logo, poderão tratar sobre: Direito Constitucional e Ministério Público; Direito Administrativo; Direito Civil; Direito da Infância e Juventude; Direito Comercial e Empresarial; Direitos Humanos; Direito Eleitoral.

Um comentário importante: é possível que haja uma questão discursiva sobre matérias mencionadas na redação. O que não pode acontecer é, por exemplo, Direito Penal ser cobrado na redação e também na discursiva. Mas pode acontecer, por exemplo, de Direito Penal ser cobrado na redação e Direito Processual Penal ser cobrado numa das questões dissertativas, ok?

Como o edital não apresentou detalhes de como será cada uma dessas avaliações, tomaremos como base o último concurso para o cargo de Analista de Promotoria – Assistente Jurídico – MPE/SP, organizado pela Vunesp em 2015, cujo edital é muito semelhante ao atual.

Adotando isso como parâmetro, podemos averiguar que a grande diferença entre as redações e as questões dissertativas é a sua extensão. Enquanto as redações deveriam ser respondidas em até 30 linhas, as questões dissertativas deveriam ser respondidas em até de 12 linhas.

Isso reflete, logicamente, no valor de cada uma delas: as redações valerão 25 pontos e as questões discursivas valerão 10 pontos. Você pode perceber que, em ambos os casos, o valor por linha é idêntico (25/30 = 10/12 = 5/6 ponto por linha).

Um importante aspecto a ser observado é o tempo de realização da prova.  Você terá 4 horas para fazer 2 (dois) temas de redação e 5 (cinco) questões discursivas. De acordo com a proporção vista acima, isso dá em média 1 hora para cada redação e 24 minutos para cada questão discursiva. Ademais, deve-se levar em consideração a necessidade de realização de rascunho.

Quero chamar sua atenção para o fato de que será corrido, por isso você precisa treinar, e o treino é a prática da escrita manuscrita. O professor Carlos Roberto tem um texto bastante interessante sobre isso, que pode ser acessado pelo seguinte link: aula 00 – item 7 – A importância da escrita manuscrita.

Ainda sobre treinamento: é essencial que você reproduza, ao máximo possível, as condições de realização da sua prova. Utilize a folha de respostas padrão da banca e use caneta esferográfica de cor preta. Isso também é muito importante. Quanto mais isso for levado a sério, mais natural será a realização da prova, contribuindo para que você esteja mais calmo nesse momento tão importante.

Em relação à estrutura, no que se refere às redações, é imprescindível que seja utilizada a estrutura clássica, a qual prevê a necessidade da existência de parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Já nas questões discursivas, até mesmo pelo curto espaço, poderá ser usada a estrutura moderna, segundo a qual a(s) pergunta(s) pode(m) ser respondida(s) de forma mais direta. Em todos casos, não descuidem dos elementos coesivos que proporcionarão a necessária progressividade textual, ok?

Em relação aos temas, enfim, existe uma infinidade de possibilidades. O edital é “gigante” e pode cair qualquer matéria. Contudo, tratando-se de MP, entendo que alguns temas têm maior probabilidade de serem cobrados. Destaco a colaboração premiada, condução coercitiva, feminicídio, papel do MP na defesa dos cidadãos e na defesa dos direitos humanos dos vulneráveis, atuação extrajudicial do MP, possibilidade de realização de atividades investigatórias, etc.

Os pontos que eu mencionei, tanto em relação à estrutura quanto em relação aos temas, serão trabalhados no nosso curso de discursivas do Estratégia Concursos. Por meio dele, você terá a oportunidade de escolher três temas e enviá-los para a correção. Esse é um aspecto fundamental, pois lhe permitirá conhecer possíveis falhas ainda em tempo de saná-las.

Explicações mais aprofundadas sobre o funcionamento do curso se encontram na aula 00.

Faço aqui o convite para treinarmos juntos e buscarmos uma das vagas desse concurso acirradíssimo que será decidido nos pequenos detalhes.

Segue o link do nosso curso: DISCURSIVAS P/ MP-SP (ANALISTA JURÍDICO) – 3 CORREÇÕES POR ALUNO – PÓS-EDITAL

Bons estudos!

Grande abraço!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.